15465
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de verbetes de enciclopédia infantil para mini enciclopédia: edição e revisão dos verbetes produzidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre edição e revisão de mini verbetes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco 
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Produção de verbetes de enciclopédia infantil para mini enciclopédia: edição e revisão dos verbetes produzidos.

Finalidade da aula: Revisar e editar os verbetes produzidos, atendendo às normas da estrutura e finalidade do gênero, ortografia e coerência do texto.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Verbete de enciclopédia infantil

Objeto(s) do conhecimento: Revisão de texto / Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão

Prática de linguagem: Produção de escrita

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05, EF15LP06

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet para projeção dos slides, lápis, borracha, cópias do modelo de pauta para edição, revisão, formatação e atividade para produção do verbete. ( clique aqui para acessar).

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Revisar e editar os verbetes produzidos, atendendo às normas da estrutura do gênero, ortografia e coerência do texto.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.  

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.




Código: LPO2_03SQA15

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas