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Plano de aula - Produção de verbetes de enciclopédia infantil para mini enciclopédia: edição e revisão dos verbetes produzidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre edição e revisão de mini verbetes

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet para projeção dos slides, lápis, borracha, cópias do modelo de pauta para edição, revisão, formatação e atividade para produção do verbete. ( clique aqui para acessar).

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Revisar e editar os verbetes produzidos, atendendo às normas da estrutura do gênero, ortografia e coerência do texto.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para turma. Informe que o objetivo dessa aula é realizar os ajustes necessários para a finalização do verbete.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para eles sentarem com as suas duplas e/ou trio, conforme foi organizado anteriormente.
  • Retome o modelo para orientação da escrita dos verbetes, fazendo uma breve leitura das orientações, disponível em materiais complementares.
  • Explique que eles terão que editar e revisar o texto produzido. Diferencie para a turma os termos edição e revisão. Informe que a edição auxilia na escrita de um texto de qualidade e a revisão em um texto sem erros ortográficos. É importante destacar que eles terão, nesse primeiro momento, um olhar para alguns aspectos de revisão do texto, tais como: a linguagem usada, se ela atende ao público infantil; se o verbete está organizado seguindo a sua estrutura composicional, isto é, se o texto está dialogando com a imagem (posicionada ao lado do texto), em parágrafo, com título destacado em negrito; se as informações são descritivas e explicativas e estão coerentes, compreensíveis, ou seja; se as frases estão bem elaboradas, sendo o leitor capaz de entender e assimilar as informações do verbete. Diga que, para isto, eles utilizarão alguns elementos da edição, em forma de marcações.
  • A ideia é ensinar aos alunos os elementos de edição, apresentando um caminho dinâmico de avaliar o texto e reajustá-lo. Explique que utilizar marcações para realizar ajustes são importantes e ajudam bastante, sendo melhor do que reescrever e ajustar ao mesmo tempo. Por isso, é importante explicar o que é cada elemento de edição:
  • Eliminação: o que a dupla pode retirar no texto, por exemplo, uma informação que foi repetida, que não esteja clara e coesa.
  • Acréscimo: cada dupla recebeu um modelo de organização do texto e das informações. Diante disto, é possível que alguma informação não tenha sido colocada.
  • Substituição: no verbete, por exemplo, é possível substituir um termo técnico por uma palavra mais acessível ou substituir uma palavra por outra técnica.
  • Inversão: no texto pode ser possível inverter uma informação, retirando de um parágrafo e colocando em outro, ou seja, reorganizando.
  • Convide as duplas, então, a pensarem sobre a edição do verbete.

Materiais complementares: Modelo de orientação para produção da escrita.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Essa primeira parte deve durar 15 minutos.
  • Explique que eles vão para a etapa de edição do texto, para isto, devem seguir uma pauta com os seguintes indicadores/questionamentos, que serão respondidos com base na análise da produção feita:
  • A linguagem usada atende ao gênero e ao público alvo? Há gírias ou marcas de oralidade?
  • O texto está dialogando com a imagem ?
  • Os textos estão organizados em parágrafos? Os parágrafos estão muito longos ou curtos?
  • Há presença de título? Foi escrito conforme as características do gênero, isto é, destacado em negrito ?
  • As informações foram organizadas seguindo as orientações em relação aos parágrafos ?
  • As frases estão bem elaboradas, sendo o leitor capaz de entender e assimilar as informações do verbete ?
  • Há repetições desnecessárias de palavras ou termos ? Existe informação para ser acrescentada no texto ?
  • Estabeleça um tempo de 15 minutos para a etapa da edição. Durante esse momento, circule entre as duplas, observe se eles estão avançando no processo, garantindo que percebam a importância dessa etapa para que a produção fique interessante para o leitor que vai querer ler os verbetes na mini enciclopédia. Se preciso, faça uma intervenção mais pontual com as duplas que apresentarem muita dificuldade, relendo os indicadores da pauta, indicando os elementos que eles podem usar na edição.
  • Após essa etapa, informe que eles agora vão para o momento da revisão e formatação, analisando questões ortográficas.

Materiais complementares: Pauta para edição da produção

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Essas segunda parte deve durar 18 minutos.
  • A revisão do verbete para o ano proposto, no caso, o 2º ano, deve ter um olhar mais mediador, visto que pode ocorrer da turma ainda ter alunos no processo de aquisição da leitura e da escrita ou estarem recém-alfabetizados, tendo ainda alguns ajustes ortográficos a serem vencidos na perspectiva da alfabetização. Com isso, a revisão deverá ser feita por eles, seguindo às orientações dada pela pauta, entretanto, cabe uma intervenção mais pontual, com duplas que apresentarem mais dificuldades por conta do processo de alfabetização, seguindo também os indicadores da pauta.
  • Peça que eles analisem os seguintes pontos, utilizando as marcações para realizar os ajustes. No slide, colocamos esses pontos em forma de perguntas, que serão respondidas com base na análise da produção feita:
  • A escrita das palavras
  • Acentuação
  • O uso das letras maiúscula e minúscula
  • A imagem utilizada no verbete.
  • A posição da imagem em relação ao texto.
  • Estabeleça um tempo de 18 minutos para que eles realizem os ajustes referentes à revisão e formatação. Entregue um modelo para a reescrita da versão final do verbete. É fundamental acompanhar o processo de revisão e formatação, solicitando que as duplas revejam as pautas e as orientações, permitindo que eles percebam as possibilidades de ajustes. Garanta que todas as duplas realizem esse processo, e se preciso realize intervenções mais direcionadas.

Materiais complementares: Pauta para revisão e formatação da produção / Modelo para produção escrita.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Após o término das revisões, solicite que algumas duplas socializem a versão final, isto é, a realizada depois da edição, revisão e formatação. Faça a mediação das duplas que vão se apresentar, de maneira que seja um verbete que esteja mais completo em relação aos ajustes, para que eles possam perceber a progressão da escrita. Informe a possibilidade deles cobrirem a versão final do verbete com caneta preta, permitindo um destaque na letra, deixando o verbete mais esteticamente bonito e próximo de um texto digitado.
  • Informe que, após a escrita dos verbetes, eles serão organizados juntamente com os outros para a montagem da mini enciclopédia dos animais da África. Cabe questionar:
  • O que vocês podem falar sobre as etapas que vocês fizeram para a elaboração da produção, como: o planejamento, escrita e revisão/formatação?

Espera-se que eles citem que essas etapas foram importantes para a produção de um verbete bem escrito e bacana. Destaque que o processo ajuda na produção, pois eles podem pensar sobre o texto como um todo, garantindo a qualidade da escrita e do texto em si.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de escrita.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet para projeção dos slides, lápis, borracha, cópias do modelo de pauta para edição, revisão, formatação e atividade para produção do verbete. ( clique aqui para acessar).

Informações sobre o gênero:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Revisar e editar os verbetes produzidos, atendendo às normas da estrutura do gênero, ortografia e coerência do texto.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO, B.; EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual:os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NÓBREGA, Maria José. Produção de Textos no Ensino Fundamental. São Paulo: Sonoro-vídeo, 2018. 29 slides, color. Disponível aqui. Acesso em: 18 dez. 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para turma. Informe que o objetivo dessa aula é realizar os ajustes necessários para a finalização do verbete.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça para eles sentarem com as suas duplas e/ou trio, conforme foi organizado anteriormente.
  • Retome o modelo para orientação da escrita dos verbetes, fazendo uma breve leitura das orientações, disponível em materiais complementares.
  • Explique que eles terão que editar e revisar o texto produzido. Diferencie para a turma os termos edição e revisão. Informe que a edição auxilia na escrita de um texto de qualidade e a revisão em um texto sem erros ortográficos. É importante destacar que eles terão, nesse primeiro momento, um olhar para alguns aspectos de revisão do texto, tais como: a linguagem usada, se ela atende ao público infantil; se o verbete está organizado seguindo a sua estrutura composicional, isto é, se o texto está dialogando com a imagem (posicionada ao lado do texto), em parágrafo, com título destacado em negrito; se as informações são descritivas e explicativas e estão coerentes, compreensíveis, ou seja; se as frases estão bem elaboradas, sendo o leitor capaz de entender e assimilar as informações do verbete. Diga que, para isto, eles utilizarão alguns elementos da edição, em forma de marcações.
  • A ideia é ensinar aos alunos os elementos de edição, apresentando um caminho dinâmico de avaliar o texto e reajustá-lo. Explique que utilizar marcações para realizar ajustes são importantes e ajudam bastante, sendo melhor do que reescrever e ajustar ao mesmo tempo. Por isso, é importante explicar o que é cada elemento de edição:
  • Eliminação: o que a dupla pode retirar no texto, por exemplo, uma informação que foi repetida, que não esteja clara e coesa.
  • Acréscimo: cada dupla recebeu um modelo de organização do texto e das informações. Diante disto, é possível que alguma informação não tenha sido colocada.
  • Substituição: no verbete, por exemplo, é possível substituir um termo técnico por uma palavra mais acessível ou substituir uma palavra por outra técnica.
  • Inversão: no texto pode ser possível inverter uma informação, retirando de um parágrafo e colocando em outro, ou seja, reorganizando.
  • Convide as duplas, então, a pensarem sobre a edição do verbete.

Materiais complementares: Modelo de orientação para produção da escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações:

  • Essa primeira parte deve durar 15 minutos.
  • Explique que eles vão para a etapa de edição do texto, para isto, devem seguir uma pauta com os seguintes indicadores/questionamentos, que serão respondidos com base na análise da produção feita:
  • A linguagem usada atende ao gênero e ao público alvo? Há gírias ou marcas de oralidade?
  • O texto está dialogando com a imagem ?
  • Os textos estão organizados em parágrafos? Os parágrafos estão muito longos ou curtos?
  • Há presença de título? Foi escrito conforme as características do gênero, isto é, destacado em negrito ?
  • As informações foram organizadas seguindo as orientações em relação aos parágrafos ?
  • As frases estão bem elaboradas, sendo o leitor capaz de entender e assimilar as informações do verbete ?
  • Há repetições desnecessárias de palavras ou termos ? Existe informação para ser acrescentada no texto ?
  • Estabeleça um tempo de 15 minutos para a etapa da edição. Durante esse momento, circule entre as duplas, observe se eles estão avançando no processo, garantindo que percebam a importância dessa etapa para que a produção fique interessante para o leitor que vai querer ler os verbetes na mini enciclopédia. Se preciso, faça uma intervenção mais pontual com as duplas que apresentarem muita dificuldade, relendo os indicadores da pauta, indicando os elementos que eles podem usar na edição.
  • Após essa etapa, informe que eles agora vão para o momento da revisão e formatação, analisando questões ortográficas.

Materiais complementares: Pauta para edição da produção

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Essas segunda parte deve durar 18 minutos.
  • A revisão do verbete para o ano proposto, no caso, o 2º ano, deve ter um olhar mais mediador, visto que pode ocorrer da turma ainda ter alunos no processo de aquisição da leitura e da escrita ou estarem recém-alfabetizados, tendo ainda alguns ajustes ortográficos a serem vencidos na perspectiva da alfabetização. Com isso, a revisão deverá ser feita por eles, seguindo às orientações dada pela pauta, entretanto, cabe uma intervenção mais pontual, com duplas que apresentarem mais dificuldades por conta do processo de alfabetização, seguindo também os indicadores da pauta.
  • Peça que eles analisem os seguintes pontos, utilizando as marcações para realizar os ajustes. No slide, colocamos esses pontos em forma de perguntas, que serão respondidas com base na análise da produção feita:
  • A escrita das palavras
  • Acentuação
  • O uso das letras maiúscula e minúscula
  • A imagem utilizada no verbete.
  • A posição da imagem em relação ao texto.
  • Estabeleça um tempo de 18 minutos para que eles realizem os ajustes referentes à revisão e formatação. Entregue um modelo para a reescrita da versão final do verbete. É fundamental acompanhar o processo de revisão e formatação, solicitando que as duplas revejam as pautas e as orientações, permitindo que eles percebam as possibilidades de ajustes. Garanta que todas as duplas realizem esse processo, e se preciso realize intervenções mais direcionadas.

Materiais complementares: Pauta para revisão e formatação da produção / Modelo para produção escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Após o término das revisões, solicite que algumas duplas socializem a versão final, isto é, a realizada depois da edição, revisão e formatação. Faça a mediação das duplas que vão se apresentar, de maneira que seja um verbete que esteja mais completo em relação aos ajustes, para que eles possam perceber a progressão da escrita. Informe a possibilidade deles cobrirem a versão final do verbete com caneta preta, permitindo um destaque na letra, deixando o verbete mais esteticamente bonito e próximo de um texto digitado.
  • Informe que, após a escrita dos verbetes, eles serão organizados juntamente com os outros para a montagem da mini enciclopédia dos animais da África. Cabe questionar:
  • O que vocês podem falar sobre as etapas que vocês fizeram para a elaboração da produção, como: o planejamento, escrita e revisão/formatação?

Espera-se que eles citem que essas etapas foram importantes para a produção de um verbete bem escrito e bacana. Destaque que o processo ajuda na produção, pois eles podem pensar sobre o texto como um todo, garantindo a qualidade da escrita e do texto em si.

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