15461
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Orações coordenadas assindéticas e sindéticas (aditivas e adversativas): atividade de reescrita com base em um trecho de reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre a organização sintática dos períodos compostos por coordenação assindética e sindética (aditivas e adversativas).

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudio Santana Bispo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é:

  • Aula 1: Identificar e apreender a organização dos períodos compostos por coordenação assindética (sem conjunção) ou sindética (com conjunção) que expressem, implícita ou explicitamente, ideia de soma ou oposição de sentidos.
  • Aula 2: Apreender, por meio de exercícios, a organização dos períodos compostos por coordenação assindética (sem conjunção) e sindética (por meio das conjunções aditivas e adversativas), a partir de um trecho de artigo de opinião.
  • Aula 3: Apreender, por meio de atividade de reescrita, a organização sintática dos períodos compostos por coordenação assindética e sindética (aditivas e adversativas).

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p. 137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.
Canetas marca-texto coloridas.

Dificuldades antecipadas:

Compreender a organização sintática dos períodos compostos por coordenação (assindética e sindética) com base na reescrita de um trecho de reportagem.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Artigo: A vírgula entre as orações coordenadas”.
In.: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/a-virgula-entre-as-oracoes-coordenadas.htm - Acesso em 29/11/2018.
MIRANDA, Lucas. Artigo: “De onde vêm as ideias para os superpoderes?”
In: http://chc.org.br/artigo/de-onde-vem-as-ideias-para-os-superpoderes/ - Acesso em: 29/11/2018.
Matéria BBC NEWS BRASIL: “Como Stan Lee, que morreu aos 95, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570.
- Acesso em: 15/12/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles irão estudar os períodos compostos por orações coordenadas (assindéticas e sindéticas) por meio de uma atividade de reescrita com base um trecho de reportagem;

*Obs.: A reportagem completa encontra-se disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570.

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.

Canetas marca-texto coloridas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca dos períodos simples e compostos, cuja compreensão é imprescindível ao estudo destas orações.
  • Cheque também o que eles sabem sobre a classe das conjunções, sobretudo as coordenativas, condição importante para o desenvolvimento das atividades propostas.
    Segundo CUNHA & CINTRA:

“CONJUNÇÕES são os vocábulos gramaticais que servem para relacionar duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As CONJUNÇÕES que relacionam termos ou orações de idêntica função gramatical têm o nome de COORDENATIVAS (ADITIVAS, ADVERSATIVAS, ALTERNATIVAS, CONCLUSIVAS e EXPLICATIVAS).”

In.: CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016, p. 593-595).

  • Entregue aos alunos cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95, teve a ideia de criar o Homem-Aranha”, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570.
  • Faça a leitura compartilhada da reportagem, promovendo, de forma bem breve, a interação dos alunos por meio de perguntas como:
  • Você já conhecia Stan Lee? O que sabe sobre ele?
  • Já leu alguma história em quadrinhos criada por ele? Qual(s)?
  • Qual dos super-heróis criados por Stan Lee é o seu favorito? Por quê?
  • Auxilie os alunos a destacar, no texto, um período composto por orações coordenadas assindéticas (sem conjunção) e outro composto por coordenadas sindéticas (com conjunções que expressem ideia de soma e oposição), como:
  • “Ele não tem muito dinheiro, na verdade ele não tem dinheiro suficiente.” (Oração coordenada assindética: separada por uma vírgula e não é introduzida por uma conjunção.)
  • “Pensei em ‘Homem Voador’, mas não soou dramático o suficiente”. (Oração coordenada sindética, introduzida por uma conjunção que expressa a ideia de oposição.)

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570

Canetas marca-texto coloridas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Escreva no quadro os seguintes períodos:
  • Eu pensava em alguma ideia e vi uma mosca na parede.
  • Pensei em Homem-Voador, mas não soou dramático o suficiente.
  • Peça aos alunos que identifiquem as orações coordenadas sindéticas, dando destaque às conjunções que as iniciam:
  • Eu pensava em alguma ideia e vi uma mosca na parede.
  • Pensei em “Homem-Voador”, mas não soou dramático o suficiente.
  • Em seguida, pergunte qual é a diferença de sentido entre as duas orações identificadas, como:
  • No primeiro período, a oração coordenada transmite a ideia de soma ou adição à oração anterior, ou seja, há o acréscimo de mais uma ação em relação àquela que já havia sido expressa pelo interlocutor;
  • No segundo período, a oração coordenada transmite a ideia de oposição em relação à anterior, já que o resultado apresentado foi o contrário do que o esperado pelo interlocutor.

  • Distribua aos alunos cópias da proposta de reescrita (disponível em Materiais para impressão):

Stan Lee deu vida a um super-herói incrível, capaz de escalar paredes, saltar distâncias enormes, lançar teias extremamente resistentes.

O Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

  • Oriente-os a reescrever os períodos de modo que:
  • A última oração do primeiro período expresse a ideia de soma;

Stan Lee deu vida a um super-herói incrível, capaz de escalar paredes, saltar distâncias enormes e lançar teias extremamente resistentes.

  • A primeira oração do segundo período expresse a ideia de oposição em relação ao período anterior;

Mas o Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

Entretanto, o Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

O Homem-Aranha, porém, não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

*Obs.: Chame a atenção para a ausência da vírgula após o emprego da conjunção “mas” no início do período, e a presença dela após as demais conjunções adversativas (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante), também no início do período.

**Obs.: Aproveite para conversar sobre o emprego da vírgula ao se usar estas mesmas conjunções adversativas em outras posições dentro do período.

  • A terceira oração do segundo período expresse a ideia de adição.

O Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, nem possui um escudo protetor indestrutível.

***Obs.: Caso julgue necessário, sugira aos alunos as conjunções que podem ser empregadas nas orações.

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.

Canetas marca-texto coloridas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Escreva no quadro os seguintes períodos:
  • Eu pensava em alguma ideia e vi uma mosca na parede.
  • Pensei em Homem-Voador, mas não soou dramático o suficiente.
  • Peça aos alunos que identifiquem as orações coordenadas sindéticas, dando destaque às conjunções que as iniciam:
  • Eu pensava em alguma ideia e vi uma mosca na parede.
  • Pensei em “Homem-Voador”, mas não soou dramático o suficiente.
  • Em seguida, pergunte-lhes qual é a diferença de sentido entre as duas orações identificadas, como:
  • No primeiro período, a oração coordenada transmite a ideia de soma ou adição à oração anterior, ou seja, há o acréscimo de mais uma ação em relação àquela que já havia sido expressa pelo interlocutor.
  • No segundo período, a oração coordenada transmite a ideia de oposição em relação à anterior, já que o resultado apresentado foi o contrário do que o esperado pelo interlocutor.

  • Distribua aos alunos cópias da proposta de reescrita abaixo (disponível em Materiais para impressão):

Stan Lee deu vida a um super-herói incrível, capaz de escalar paredes, saltar distâncias enormes, lançar teias extremamente resistentes.

O Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

  • Oriente-os a reescrever os períodos de modo que:
  • A última oração do primeiro período expresse a ideia de soma;

Stan Lee deu vida a um super-herói incrível, capaz de escalar paredes, saltar distâncias enormes e lançar teias extremamente resistentes.

  • A primeira oração do segundo período expresse a ideia de oposição em relação ao período anterior;

Mas o Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

Entretanto, o Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

O Homem-Aranha, porém, não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

*Obs.: Chame a atenção para a ausência da vírgula após o emprego da conjunção “mas” no início do período, e a presença dela após as demais conjunções adversativas (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante), também no início do período.

**Obs.: Aproveite para conversar sobre o emprego da vírgula ao se usar estas mesmas conjunções adversativas em outras posições dentro do período.

  • A terceira oração do segundo período expresse a ideia de adição.

O Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, nem possui um escudo protetor indestrutível.

***Obs.: Caso julgue necessário, sugira aos alunos as conjunções que podem ser empregadas nas orações.

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.

Canetas marca-texto coloridas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula pedindo aos alunos que comparem os dois períodos, antes e depois da atividade de reescrita.
  • Estimule-os a perceber as diferentes relações de sentido provocadas pela organização sintática dos períodos compostos por coordenação aditiva ou adversativa, tanto nas orações assindéticas (conectadas pelo emprego das vírgulas), quanto pelas sindéticas (conectadas por conjunções coordenativas).
  • Nas orações coordenadas assindéticas, a ideia de adição ou de oposição estão implícitas no encadeamento das orações, separadas por vírgulas; nas orações coordenadas sindéticas, a ideia de adição ou de oposição são expressas de maneira explícita, por meio das conjunções coordenativas aditivas e adversativas, respectivamente.

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.

Canetas marca-texto coloridas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é:

  • Aula 1: Identificar e apreender a organização dos períodos compostos por coordenação assindética (sem conjunção) ou sindética (com conjunção) que expressem, implícita ou explicitamente, ideia de soma ou oposição de sentidos.
  • Aula 2: Apreender, por meio de exercícios, a organização dos períodos compostos por coordenação assindética (sem conjunção) e sindética (por meio das conjunções aditivas e adversativas), a partir de um trecho de artigo de opinião.
  • Aula 3: Apreender, por meio de atividade de reescrita, a organização sintática dos períodos compostos por coordenação assindética e sindética (aditivas e adversativas).

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p. 137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.
Canetas marca-texto coloridas.

Dificuldades antecipadas:

Compreender a organização sintática dos períodos compostos por coordenação (assindética e sindética) com base na reescrita de um trecho de reportagem.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Artigo: A vírgula entre as orações coordenadas”.
In.: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/a-virgula-entre-as-oracoes-coordenadas.htm - Acesso em 29/11/2018.
MIRANDA, Lucas. Artigo: “De onde vêm as ideias para os superpoderes?”
In: http://chc.org.br/artigo/de-onde-vem-as-ideias-para-os-superpoderes/ - Acesso em: 29/11/2018.
Matéria BBC NEWS BRASIL: “Como Stan Lee, que morreu aos 95, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570.
- Acesso em: 15/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles irão estudar os períodos compostos por orações coordenadas (assindéticas e sindéticas) por meio de uma atividade de reescrita com base um trecho de reportagem;

*Obs.: A reportagem completa encontra-se disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570.

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.

Canetas marca-texto coloridas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca dos períodos simples e compostos, cuja compreensão é imprescindível ao estudo destas orações.
  • Cheque também o que eles sabem sobre a classe das conjunções, sobretudo as coordenativas, condição importante para o desenvolvimento das atividades propostas.
    Segundo CUNHA & CINTRA:

“CONJUNÇÕES são os vocábulos gramaticais que servem para relacionar duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. As CONJUNÇÕES que relacionam termos ou orações de idêntica função gramatical têm o nome de COORDENATIVAS (ADITIVAS, ADVERSATIVAS, ALTERNATIVAS, CONCLUSIVAS e EXPLICATIVAS).”

In.: CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016, p. 593-595).

  • Entregue aos alunos cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95, teve a ideia de criar o Homem-Aranha”, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570.
  • Faça a leitura compartilhada da reportagem, promovendo, de forma bem breve, a interação dos alunos por meio de perguntas como:
  • Você já conhecia Stan Lee? O que sabe sobre ele?
  • Já leu alguma história em quadrinhos criada por ele? Qual(s)?
  • Qual dos super-heróis criados por Stan Lee é o seu favorito? Por quê?
  • Auxilie os alunos a destacar, no texto, um período composto por orações coordenadas assindéticas (sem conjunção) e outro composto por coordenadas sindéticas (com conjunções que expressem ideia de soma e oposição), como:
  • “Ele não tem muito dinheiro, na verdade ele não tem dinheiro suficiente.” (Oração coordenada assindética: separada por uma vírgula e não é introduzida por uma conjunção.)
  • “Pensei em ‘Homem Voador’, mas não soou dramático o suficiente”. (Oração coordenada sindética, introduzida por uma conjunção que expressa a ideia de oposição.)

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570

Canetas marca-texto coloridas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Escreva no quadro os seguintes períodos:
  • Eu pensava em alguma ideia e vi uma mosca na parede.
  • Pensei em Homem-Voador, mas não soou dramático o suficiente.
  • Peça aos alunos que identifiquem as orações coordenadas sindéticas, dando destaque às conjunções que as iniciam:
  • Eu pensava em alguma ideia e vi uma mosca na parede.
  • Pensei em “Homem-Voador”, mas não soou dramático o suficiente.
  • Em seguida, pergunte qual é a diferença de sentido entre as duas orações identificadas, como:
  • No primeiro período, a oração coordenada transmite a ideia de soma ou adição à oração anterior, ou seja, há o acréscimo de mais uma ação em relação àquela que já havia sido expressa pelo interlocutor;
  • No segundo período, a oração coordenada transmite a ideia de oposição em relação à anterior, já que o resultado apresentado foi o contrário do que o esperado pelo interlocutor.

  • Distribua aos alunos cópias da proposta de reescrita (disponível em Materiais para impressão):

Stan Lee deu vida a um super-herói incrível, capaz de escalar paredes, saltar distâncias enormes, lançar teias extremamente resistentes.

O Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

  • Oriente-os a reescrever os períodos de modo que:
  • A última oração do primeiro período expresse a ideia de soma;

Stan Lee deu vida a um super-herói incrível, capaz de escalar paredes, saltar distâncias enormes e lançar teias extremamente resistentes.

  • A primeira oração do segundo período expresse a ideia de oposição em relação ao período anterior;

Mas o Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

Entretanto, o Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

O Homem-Aranha, porém, não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

*Obs.: Chame a atenção para a ausência da vírgula após o emprego da conjunção “mas” no início do período, e a presença dela após as demais conjunções adversativas (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante), também no início do período.

**Obs.: Aproveite para conversar sobre o emprego da vírgula ao se usar estas mesmas conjunções adversativas em outras posições dentro do período.

  • A terceira oração do segundo período expresse a ideia de adição.

O Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, nem possui um escudo protetor indestrutível.

***Obs.: Caso julgue necessário, sugira aos alunos as conjunções que podem ser empregadas nas orações.

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.

Canetas marca-texto coloridas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Escreva no quadro os seguintes períodos:
  • Eu pensava em alguma ideia e vi uma mosca na parede.
  • Pensei em Homem-Voador, mas não soou dramático o suficiente.
  • Peça aos alunos que identifiquem as orações coordenadas sindéticas, dando destaque às conjunções que as iniciam:
  • Eu pensava em alguma ideia e vi uma mosca na parede.
  • Pensei em “Homem-Voador”, mas não soou dramático o suficiente.
  • Em seguida, pergunte-lhes qual é a diferença de sentido entre as duas orações identificadas, como:
  • No primeiro período, a oração coordenada transmite a ideia de soma ou adição à oração anterior, ou seja, há o acréscimo de mais uma ação em relação àquela que já havia sido expressa pelo interlocutor.
  • No segundo período, a oração coordenada transmite a ideia de oposição em relação à anterior, já que o resultado apresentado foi o contrário do que o esperado pelo interlocutor.

  • Distribua aos alunos cópias da proposta de reescrita abaixo (disponível em Materiais para impressão):

Stan Lee deu vida a um super-herói incrível, capaz de escalar paredes, saltar distâncias enormes, lançar teias extremamente resistentes.

O Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

  • Oriente-os a reescrever os períodos de modo que:
  • A última oração do primeiro período expresse a ideia de soma;

Stan Lee deu vida a um super-herói incrível, capaz de escalar paredes, saltar distâncias enormes e lançar teias extremamente resistentes.

  • A primeira oração do segundo período expresse a ideia de oposição em relação ao período anterior;

Mas o Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

Entretanto, o Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

O Homem-Aranha, porém, não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, não possui um escudo protetor indestrutível.

*Obs.: Chame a atenção para a ausência da vírgula após o emprego da conjunção “mas” no início do período, e a presença dela após as demais conjunções adversativas (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante), também no início do período.

**Obs.: Aproveite para conversar sobre o emprego da vírgula ao se usar estas mesmas conjunções adversativas em outras posições dentro do período.

  • A terceira oração do segundo período expresse a ideia de adição.

O Homem-Aranha não tem o superpoder da invisibilidade, não se transforma em uma criatura verde monstruosa, nem possui um escudo protetor indestrutível.

***Obs.: Caso julgue necessário, sugira aos alunos as conjunções que podem ser empregadas nas orações.

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.

Canetas marca-texto coloridas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Finalize a aula pedindo aos alunos que comparem os dois períodos, antes e depois da atividade de reescrita.
  • Estimule-os a perceber as diferentes relações de sentido provocadas pela organização sintática dos períodos compostos por coordenação aditiva ou adversativa, tanto nas orações assindéticas (conectadas pelo emprego das vírgulas), quanto pelas sindéticas (conectadas por conjunções coordenativas).
  • Nas orações coordenadas assindéticas, a ideia de adição ou de oposição estão implícitas no encadeamento das orações, separadas por vírgulas; nas orações coordenadas sindéticas, a ideia de adição ou de oposição são expressas de maneira explícita, por meio das conjunções coordenativas aditivas e adversativas, respectivamente.

Materiais complementares:

Cópias da reportagem “Como Stan Lee, que morreu aos 95 anos, teve a ideia de criar o Homem-Aranha” - Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46189570 e em
Materiais para impressão.

Canetas marca-texto coloridas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano