15459
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão de Reportagem de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre revisão de reportagem de divulgação científica

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Material básico de escrita. Exemplos de textos do gênero: O vírus da imunidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/.
Acesso em: 2 dezembro 2018. Mudanças no calendário. Disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/. Acesso em: 2 dezembro 2018. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.

Dificuldades antecipadas: Dúvidas com os elementos de composição textual, com elementos gramaticais ou lexicais. Dificuldades em relação à leitura e à produção das diferentes semioses.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

  • A Reportagem de divulgação científica apresenta informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, assim precisa ser construído com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
  • A forma de composição de Reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependendo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como: O quê?, Quem?, Como?, Quando?, onde e Por quê?, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar esta aula os estudantes devem ter feito previamente o planejamento do texto e precisam trazer as pesquisas sobre o tema científico do qual tratarão na reportagem.
    A aula LPO7_10SQA13 trata deste assunto. Além disso, precisarão ter realizado a primeira versão da reportagem para que possam agora fazer a edição e revisão do texto. A aula LPO7_10SQA14 trata deste assunto.
  • Organize a turma em duplas. Esta organização favorece a troca de ideias entre os estudantes, a cooperação entre eles e o desenvolvimento de ambos.
  • Editar um texto é garantir que ele esteja bem escrito, está relacionado à adequação ao público-alvo, se o texto está coerente, coeso, se a leitura flui com facilidade.
    É o momento de adicionar ou suprimir parágrafos, subtítulos, expressões ou palavras, quando necessário.
  • Revisar um texto é garantir que ele esteja escrito corretamente, ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal.
  • A estrutura composicional da Reportagem de divulgação científica pode variar um pouco, dependo do veículo de comunicação pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho, lide, divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais e referências das fontes de pesquisa. Em outros planos de aula desta sequência de atividades já abordamos alguns aspectos da estrutura deste gênero, tais como, intertextualidade (LPO7_10SQA04 e LPO7_10SQA06), impessoalização/pessoalização, causa e efeito, tempo e modo verbais e variedade linguística (LPO7_10SQA05),
  • O texto “Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade” deve contribuir para o desenvolvimento desta aula. Para acessá-lo clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos.

Orientações:

  • Oriente os estudantes a sugerir critérios para a edição e a revisão dos textos.
  • Seja o escriba da turma neste momento, anote no quadro as sugestões, problematize-as se necessário.
  • Lembrando que a forma de composição de reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependendo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como, o quê, quem, como, quando, onde e por quê, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.
  • Sugestão de roteiro:
  • O título é interessante? Se relaciona com o tema da reportagem? Chama a atenção do leitor?
  • O olho do texto explica o título? Chama a atenção do leitor?
  • O lide responde a algumas das questões: O quê?, Quem?, Como?, Quando?, Onde? e Por quê?
  • Há subtítulos dividindo a reportagem em subtemas? Eles estão de acordo com os subtemas que precedem?
  • Há boxe explicativo ou sugestões de leitura?
  • Há citações de especialistas no assunto?
  • Existem tabelas, gráficos, infográfico, fotos ou ilustrações? Elas se relacionam ao assunto da reportagem?
  • Há referências das fontes de pesquisa?
  • As palavras estão grafadas corretamente? A pontuação está correta?
  • Existe alguma imprecisão em relação à concordância verbal ou nominal?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a elaboração do roteiro, oriente cada dupla a analisar sua publicação com base nos critérios estabelecidos. Oriente-os também a não jogar fora as versões anteriores do texto. Eles podem fazer apontamentos na própria folha em que o texto está escrito ou em uma folha à parte, mas sempre tomando o cuidado de mantê-las juntas, pois este é o registro do processo de escrita e com base nele é possível observar a evolução da dupla ao longo deste processo.
  • Circule pela sala para acompanhar o trabalho de edição e revisão e oriente os estudantes quando necessário.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que, de forma breve, compartilhem com a turma os desafios, as dificuldades e as facilidades que encontraram no processo de edição e revisão do texto.
  • Esclareça as dúvidas levantadas e parabenize as situações em que os estudantes conseguiram encontrar soluções com o apoio dos colegas.
  • Talvez ainda sejam necessários mais alguns ajustes antes da publicação dos textos, oriente-os a continuar o trabalho e se possível realize uma atividade extra, na sala de informática, para que os estudantes façam a digitação e publicação dos textos em um jornal eletrônico ou blog da escola ou da turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Material básico de escrita. Exemplos de textos do gênero: O vírus da imunidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/.
Acesso em: 2 dezembro 2018. Mudanças no calendário. Disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/. Acesso em: 2 dezembro 2018. Dicionários.

Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.

Dificuldades antecipadas: Dúvidas com os elementos de composição textual, com elementos gramaticais ou lexicais. Dificuldades em relação à leitura e à produção das diferentes semioses.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o tema da aula para os estudantes.

  • A Reportagem de divulgação científica apresenta informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, assim precisa ser construído com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
  • A forma de composição de Reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependendo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como: O quê?, Quem?, Como?, Quando?, onde e Por quê?, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar esta aula os estudantes devem ter feito previamente o planejamento do texto e precisam trazer as pesquisas sobre o tema científico do qual tratarão na reportagem.
    A aula LPO7_10SQA13 trata deste assunto. Além disso, precisarão ter realizado a primeira versão da reportagem para que possam agora fazer a edição e revisão do texto. A aula LPO7_10SQA14 trata deste assunto.
  • Organize a turma em duplas. Esta organização favorece a troca de ideias entre os estudantes, a cooperação entre eles e o desenvolvimento de ambos.
  • Editar um texto é garantir que ele esteja bem escrito, está relacionado à adequação ao público-alvo, se o texto está coerente, coeso, se a leitura flui com facilidade.
    É o momento de adicionar ou suprimir parágrafos, subtítulos, expressões ou palavras, quando necessário.
  • Revisar um texto é garantir que ele esteja escrito corretamente, ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal.
  • A estrutura composicional da Reportagem de divulgação científica pode variar um pouco, dependo do veículo de comunicação pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho, lide, divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais e referências das fontes de pesquisa. Em outros planos de aula desta sequência de atividades já abordamos alguns aspectos da estrutura deste gênero, tais como, intertextualidade (LPO7_10SQA04 e LPO7_10SQA06), impessoalização/pessoalização, causa e efeito, tempo e modo verbais e variedade linguística (LPO7_10SQA05),
  • O texto “Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade” deve contribuir para o desenvolvimento desta aula. Para acessá-lo clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos.

Orientações:

  • Oriente os estudantes a sugerir critérios para a edição e a revisão dos textos.
  • Seja o escriba da turma neste momento, anote no quadro as sugestões, problematize-as se necessário.
  • Lembrando que a forma de composição de reportagens de divulgação científica pode variar um pouco, dependendo do veículo pesquisado, porém, de forma geral, é composta de: título, olho (texto mais explicativo que o título, que visa prender a atenção do leitor), lide (primeiro parágrafo do texto que fornece uma prévia do que vai ser lido, respondendo a algumas questões, tais como, o quê, quem, como, quando, onde e por quê, na reportagem, o lide não precisa contemplar todas as perguntas, elas serão respondidas ao longo do corpo do texto), divisão em subtítulos, boxes explicativos ou com sugestões de outras leituras, citações de especialistas no assunto, recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa.
  • Sugestão de roteiro:
  • O título é interessante? Se relaciona com o tema da reportagem? Chama a atenção do leitor?
  • O olho do texto explica o título? Chama a atenção do leitor?
  • O lide responde a algumas das questões: O quê?, Quem?, Como?, Quando?, Onde? e Por quê?
  • Há subtítulos dividindo a reportagem em subtemas? Eles estão de acordo com os subtemas que precedem?
  • Há boxe explicativo ou sugestões de leitura?
  • Há citações de especialistas no assunto?
  • Existem tabelas, gráficos, infográfico, fotos ou ilustrações? Elas se relacionam ao assunto da reportagem?
  • Há referências das fontes de pesquisa?
  • As palavras estão grafadas corretamente? A pontuação está correta?
  • Existe alguma imprecisão em relação à concordância verbal ou nominal?

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a elaboração do roteiro, oriente cada dupla a analisar sua publicação com base nos critérios estabelecidos. Oriente-os também a não jogar fora as versões anteriores do texto. Eles podem fazer apontamentos na própria folha em que o texto está escrito ou em uma folha à parte, mas sempre tomando o cuidado de mantê-las juntas, pois este é o registro do processo de escrita e com base nele é possível observar a evolução da dupla ao longo deste processo.
  • Circule pela sala para acompanhar o trabalho de edição e revisão e oriente os estudantes quando necessário.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos estudantes que, de forma breve, compartilhem com a turma os desafios, as dificuldades e as facilidades que encontraram no processo de edição e revisão do texto.
  • Esclareça as dúvidas levantadas e parabenize as situações em que os estudantes conseguiram encontrar soluções com o apoio dos colegas.
  • Talvez ainda sejam necessários mais alguns ajustes antes da publicação dos textos, oriente-os a continuar o trabalho e se possível realize uma atividade extra, na sala de informática, para que os estudantes façam a digitação e publicação dos textos em um jornal eletrônico ou blog da escola ou da turma.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano