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Plano de Aula
Plano de aula: Metonímia, hipérbole e antítese em ação em letras de música
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Figuras de linguagem: metonímia, hipérbole, antítese
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese, em letras de música.
Materiais necessários: Será necessário ter acesso a um projetor de slides (data show), notebook e reprodutor de áudio. Para aproveitar melhor o tempo, o conteúdo dos slides que apresentam exemplos também está disponível para impressão.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em classificar os exemplos de metonímia, já que esses apresentam maior variação de usos. Para ampliar os recursos e ajudar os alunos a compreender melhor este conteúdo, peça uma pesquisa cuja finalidade seja a de enriquecer a lista de exemplos dados.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula.
- Diga aos alunos que eles terão acesso a exemplos de três tipos de figura de linguagem, que são muito comuns em letras de música e também em outros textos, mas que há outros tipos de figuras que não serão objeto desta aula.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Apresente o slide para a turma e entregue uma cópia do texto disponível para impressão.
- Oriente uma leitura compartilhada do conteúdo.
- Pergunte ao grupo se eles compreenderam que a metonímia ocorre quando uma palavra ou expressão ocupa o lugar de outra, intencionalmente.
- Experimente fazer as substituições pelas palavras entre parênteses, relendo a frase com a palavra alterada, e pergunte aos alunos se o efeito expressivo continuou o mesmo. Exemplos: João respeita a idade avançada da avó - Miguel é sempre o sacrificado da turma - Os pássaros voam no céu.
- Pergunte ao grupo de alunos se eles conhecem algum outro exemplo que possa se encaixar nesta lista e aproveite-o, caso seja pertinente. Neste momento, eles podem fazer substituições que são válidas para a apreensão do conceito. Por exemplo: Meu amigo comprou um Fiat - Gosto tanto desse refrigerante que já bebi três garrafas. Aproveite-as da mesma forma.
- Diga que há outros exemplos de metonímia e, se for possível, oriente uma pesquisa que possa ajudar os alunos a não só compreender melhor o conceito como também ampliar a lista dada. Promova um momento para que o grupo compartilhe este resultado numa outra aula.
- Entregue a cada um uma cópia deste texto para que possam ter estes exemplos registrados no caderno.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide para a turma.
- Oriente uma leitura compartilhada do conteúdo.
- Pergunte ao grupo se eles compreenderam que a antítese ocorre quando duas ou mais palavras de uma mesma frase se opõem.
- Use um dos exemplos dados para que os alunos tentem explicar o sentido construído pela oposição: “A educação é luz sobre trevas”.
- Aproveite as interpretações dos alunos para dizer que os autores usam a antítese para criar um efeito mais expressivo e que essa figura é muito comum em letras de música e em poemas.
- Pergunte ao grupo de alunos se eles conhecem algum outro exemplo que possa se encaixar nesta lista e aproveite-o, caso seja pertinente.
- Entregue a cada um uma cópia desse texto para que possam ter esses exemplos registrados no caderno.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide para a turma.
- Oriente uma leitura compartilhada do conteúdo.
- Pergunte ao grupo se eles compreenderam que a hipérbole ocorre quando, com base na combinação de palavras, se cria uma ideia de exagero.
- Use um dos exemplos dados para que os alunos tentem traduzir a expressão em negrito, substituindo-a por outra equivalente. Exemplo: As crianças estavam mortas de sede
- As crianças estavam com muita sede. - Pergunte a eles se o efeito de sentido continua o mesmo após a substituição. Aproveite para falar sobre a intenção do autor ao fazer uso desta figura de linguagem, que é a de dar maior expressividade ao seu texto e à mensagem que ele quer transmitir. Ou seja, as duas frases dizem a mesma coisa, mas causam efeitos diferentes.
- Pergunte ao grupo de alunos se eles conhecem algum outro exemplo que possa se encaixar nesta lista e aproveite-o, caso seja pertinente.
- Entregue a cada um uma cópia desse texto para que possam ter estes exemplos registrados no caderno.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações:
- Apresente o slide;
- Diga que estes versos compõem a letra de uma música e proponha uma leitura compartilhada em voz alta.
- Reproduza o áudio para que os alunos conheçam ou reconheçam a canção.
- Peça que eles releiam os versos, enquanto o áudio é reproduzido, e tentem identificar qual das três figuras de linguagem apresentadas é mais frequente no texto.
- Pergunte ao grupo se eles conseguiram identificar a figura. A resposta é hipérbole.
- Peça que eles identifiquem um exemplo entre os que aparecem na letra e tentem explicar o sentido criado pelo uso desta figura de linguagem (atividade oral e compartilhada).
- Diga que a hipérbole criou no texto a ideia de que a “personagem” faria de tudo pelo amor da sua vida, sem limites, e que o exagero representa também o tamanho do amor que ela sente pela pessoa amada.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o slide e entregue a cada aluno uma cópia do texto.
- Diga que estes versos compõem a letra de uma música e proponha uma leitura compartilhada em voz alta.
- Reproduza o áudio para que os alunos conheçam ou reconheçam a canção.
- Peça que eles releiam os versos, enquanto o áudio é reproduzido, e tentem identificar exemplos das três figuras de linguagem apresentadas nesta aula.
- Oriente que os alunos sublinhem/marquem os trechos em que esses exemplos aparecem.
- Apresente o slide com os trechos já marcados e faça a conferência com os alunos.
- Proponha a análise de alguns versos e pergunte o que a compositora quis expressar ao fazer uso de determinada figura, por exemplo a antítese, que é mais recorrente no texto.
- Após ouvir a opinião dos alunos, diga que o uso da antítese mostra que a “personagem” viveu alguns conflitos pessoais até que pudesse se considerar “dona de si”, como sugere o título da letra. Estes conflitos estão expressos pela oposição de palavras que também marcam as mudanças, as transformações, pelas quais ela passou para chegar a se considerar dona de si mesma.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente ao grupo este slide para que possam conferir o resultado da atividade.
EXEMPLOS PRESENTES NA LETRA DE MÚSICA:
Antítese:
Já me perdi tentando me encontrar
Já fui embora querendo nem voltar
Sempre fiquei quieta, agora vou falar
É bruto, mas é com carinho
Foi tanto sim, que agora digo não
Não me limite que eu quero ir além
Hipérbole:
Já chorei mares e rios
Metonímia:
Penso duas vezes antes de falar
Se você tem boca, aprende a usar
Papo furado não me entretém
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Apresente o slide aos alunos.
- Proponha uma reflexão sobre os efeitos de uso das figuras de linguagem estudadas. Pergunte aos alunos se os textos analisados produziriam o mesmo efeito se as figuras de linguagem não tivessem sido usadas pelos autores. Pergunte qual o papel das figuras de linguagem nos textos literários. Pergunte por que este recurso não é comum em textos que registram os fatos cotidianos, como as notícias, por exemplo.
- Peça que os alunos respondam à questão apresentada no slide no caderno.
- Aproveite as respostas dos alunos para reforçar a ideia de que o uso das figuras de linguagem dá mais expressividade aos textos e garante a autoria, já que este uso é muito particular, decorrendo de uma escolha do autor para produzir determinados sentidos. Além disso, o que garante a construção destes sentidos é a compreensão do leitor, que deve interpretar os versos e a relação que há entre eles para entender o que o compositor quis dizer ao fazer uso de determinadas palavras ou expressões.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail, canal de comunicação para envio das orientações e devolutivas, e para formação de grupos;
Textos do plano, disponíveis aqui.
Introdução
Utilizando a metodologia da sala de aula invertida, encaminhe por WhatsApp ou e-mail os slides de apresentação do plano sobre metonímia, hipérbole e antítese, que podem ser impressos ou salvos em arquivo pessoal. Solicite que realizem a leitura, análise e apontamentos para um próximo encontro.
Desenvolvimento
Formando duplas ou pequenos grupos por aplicativo, oriente-os a ouvir as duas músicas selecionadas especialmente para esta aula, que são “Por você”, de (Barão Vermelho, disponível aqui) e “Dona de mim” (Iza, disponível aqui). Encaminhe os slides com a letra impressa para que tentem identificar qual das três figuras de linguagem apresentadas é mais frequente no primeiro texto e, no segundo, quais são os exemplos das três figuras de linguagem. Se achar mais conveniente para sua turma, encaminhe o último slide com as expressões em negrito.
Fechamento
Com as orientações sobre cada figura de linguagem, presentes no plano original, reúna os alunos em uma videochamada para propor uma reflexão sobre os efeitos de uso das figuras de linguagem estudadas e dirimir dúvidas sobre o conteúdo.
Convite às famílias
Convide os familiares a ouvir ou assistir ao clipe das músicas, envolvendo-os nesta aula e demonstrando que, embora seja uma forma diferenciada de estudo, você está realizando tudo com entusiasmo e de forma engajada.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Metonímia, hipérbole e antítese em ação em letras de música
Finalidade da aula: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese, em letras de músicaAno: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese, em letras de música.
Materiais necessários: Será necessário ter acesso a um projetor de slides (data show), notebook e reprodutor de áudio. Para aproveitar melhor o tempo, o conteúdo dos slides que apresentam exemplos também está disponível para impressão.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em classificar os exemplos de metonímia, já que esses apresentam maior variação de usos. Para ampliar os recursos e ajudar os alunos a compreender melhor este conteúdo, peça uma pesquisa cuja finalidade seja a de enriquecer a lista de exemplos dados.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.
FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.