15458
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Metonímia, hipérbole e antítese em ação em letras de música

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre s efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese, em letras de música.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rosana Conrado
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Metonímia, hipérbole e antítese em ação em letras de música

Finalidade da aula: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese, em letras de músicaAno: 7º ano do Ensino Fundamental  

Objeto(s) do conhecimento: Figuras de linguagem  

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica  

Habilidade(s) da BNCC: EF67LP38  

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como metonímia, hipérbole e antítese, em letras de música.

Materiais necessários: Será necessário ter acesso a um projetor de slides (data show), notebook e reprodutor de áudio. Para aproveitar melhor o tempo, o conteúdo dos slides que apresentam exemplos  também está disponível para impressão.  

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em classificar os exemplos de metonímia, já que esses apresentam maior variação de usos. Para ampliar os recursos e ajudar os alunos a compreender melhor este conteúdo, peça uma pesquisa cuja finalidade seja a de enriquecer a lista de exemplos dados.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.  


Código: LPO7_15ATS02

(EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas