Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Azevedo
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Produção de uma Reportagem de divulgação científica
Finalidade da aula: Produzir o texto de Reportagem de divulgação científica considerando as pesquisas feitas anteriormente, as análises sobre os elementos de construção composicional do gênero para que o estudante consiga produzir um texto coerente, coeso e com fontes confiáveis.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP37
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Material básico de escrita. Exemplos de textos do gênero: O vírus da imunidade. Disponível em: http://www.comciencia.br/o-virus-da-imunidade/.
Acesso em: 2 dezembro 2018. Mudanças no calendário. Disponível em: http://chc.org.br/mudancas-no-calendario/. Acesso em: 2 dezembro 2018.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua.
Dificuldades antecipadas: Eventuais dúvidas sobre os elementos de construção composicional do gênero do discurso solicitado, além de refletir sobre o público-alvo e os contextos de produção e recepção.
Referências sobre o assunto:
MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 273-300
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.
MARCUSCHI, L.A.; DIONISIO, A.P. (Orgs.) Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Artigos
https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA
O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Bom exemplares de gêneros:
Links
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência Hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
chc – Ciência Hoje das Crianças: http://chc.org.br/
Código: LPO7_10SQA14
(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes