15457
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de uma Reportagem de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre reportagem de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de produção de uma reportagem de divulgação científica.

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual.
Editor de texto como Word ou similar, no computador, ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
Google Sites – criação, nomeação e cópia (tutoriais disponíveis aquiaqui).
Curadoria de imagens com licença aberta (creative commons): Pixabay, disponível aqui; Pxhere, disponível aqui; Unsplash, disponível aqui; Pexels, disponível aqui; PublicDomainPictures, disponível aqui, e Nappy, disponível aqui.

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Google Docs – editor de texto compartilhado/colaborativo (tutorial disponível aqui).
Padlet para criação de um mural e aplicação da dinâmica de brainstorming (tutorial disponível aqui).

Orientações iniciais
Para a produção de uma reportagem de divulgação científica, reunimos nesta adaptação os três últimos planos de aula previstos na sequência LPO7_10SQA, do gênero reportagem de divulgação científica, os quais trabalham com as três etapas essenciais para a produção textual: planejamento, desenvolvimento e revisão/reescrita, descritas, a seguir, na introdução, desenvolvimento e fechamento desta adaptação, respectivamente.

Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o ensino remoto, de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, rubricas com critérios de avaliação e socialização de produções.

Elabore uma mensagem para ser enviada aos estudantes, por áudio, vídeo ou texto escrito, apresentando o tema desta sequência de produção textual, que deverá ser realizada em três aulas intercaladas, no período de 10 dias, em média. Esse procedimento é necessário para que os estudantes tenham tempo hábil para o processo de produção textual. Faça um cronograma das datas das aulas correspondentes à Introdução (Planejando um relato autobiográfico); Desenvolvimento (Redigir um relato autobiográfico) e Fechamento (Revisão e publicação da produção, no Google Sites).

Introdução
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA13.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e solicite que, em duplas, façam uma pesquisa prévia sobre temas científicos para que seja definido o tema da reportagem a ser produzida. Provavelmente eles terão de complementar a pesquisa ao longo da produção, devido a detalhes que possam não ter aparecido na pesquisa já realizada e que se mostram importantes para a construção de um texto coerente. Para essa produção, é possível e até desejável a parceria com professores de Ciências, tanto para a escolha do tema da reportagem como para o enriquecimento das informações a serem inseridas no texto. Os alunos já devem estar cientes da proposta desta aula e das próximas.

Nessa abordagem, retome com os alunos as características linguísticas e semióticas do gênero reportagem de divulgação científica, conforme trabalhado nos planos anteriores desta sequência. Defina com a turma qual será o público-alvo das produções, e onde e como serão publicadas e divulgadas. Ofereça a reportagem indicada no plano original e já trabalhada em outros planos como modelo para a produção: O vírus da imunidade, disponível aqui.

Caso queira aplicar a dinâmica de brainstorming (tempestade de ideias), na qual os estudantes contribuem com ideias para a escrita dos textos, indicada no plano original, crie um mural no Padlet (você encontra mais informações brainstorming disponíveis aqui).

Oriente-os a fazer o planejamento de suas produções. Eles deverão anotar em uma folha de que forma farão a organização do texto, quais informações serão usadas, quais especialistas serão citados como fonte de pesquisa, se utilizarão citações destes especialistas e se precisarão de fotografias, ilustrações, tabelas, gráficos ou infográficos para detalhar as informações presentes no texto. As anotações podem ser feitas em forma de tópicos, fluxogramas, roteiros ou esquemas. Deixe que os estudantes usem a criatividade para planejarem suas reportagens. Estabeleça um prazo para realização e entrega do planejamento.

Caso tenha criado o mural no Padlet para o brainstorming, aproveite-o e peça que os alunos compartilhem lá suas ideias para a produção da reportagem. Caso contrário, esse compartilhamento pode ser feito em um grupo de WhatsApp criado para tal fim. Esse momento é importante, pois a troca de ideias pode aprofundar o conhecimento de algumas duplas, enriquecer o planejamento de outras e até ser o ponto de desenvolvimento para algumas. Oriente-os a tomar notas de ideias que acharem relevantes e que possam contribuir para as suas produções.

Desenvolvimento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA14.
Para esta etapa, se possível, organize um encontro síncrono usando o Zoom ou o Google Meet. Caso não seja viável, crie um grupo de WhatsApp para discutir com os alunos os elementos que não podem faltar no texto. Outra possibilidade é usar o mural no Padlet, sugerido na etapa anterior, para realizar as interações aqui propostas. Peça que os alunos exponham os detalhes do planejamento realizado e o tema científico escolhido para a produção da reportagem. Nesse momento, os estudantes precisam citar os seguintes elementos essenciais ao texto: tema; público-alvo; local de circulação dos textos; linguagem clara e objetiva (norma-padrão da língua); citações de especialistas para uso no texto; recursos multimodais (tabelas, gráficos, infográficos, fotos com legenda ou ilustrações) e referências das fontes de pesquisa. Oriente-os a escolher imagens dos acervos abertos indicados nesta adaptação.

Para contribuir com esta etapa, envie aos alunos o texto “Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade”, disponível aqui. Após essa interação e leitura do texto sugerido, oriente-os a colocar em prática o planejamento e as reflexões. Peça que produzam a primeira versão da reportagem de divulgação científica, tendo como base o planejamento e a pesquisa realizados na etapa anterior. Estabeleça um prazo para a realização desta etapa.

Solicite aos estudantes, então, que, de forma breve, compartilhem com a turma, no grupo de WhatsApp ou no mural do Padlet, as maiores dificuldades e as facilidades que encontraram no processo de escrita até o momento. Esclareça as dúvidas levantadas e parabenize-os pelos situações em que conseguiram encontrar soluções com o apoio dos colegas.

Fechamento
A sugestão de adaptação desta etapa corresponde ao plano LPO7_10SQA15.
Entre em contato com os alunos e explique que esta etapa será dedicada à edição e revisão das produções. Explique que o trabalho de revisão será colaborativo, por isso as duplas trocarão o texto entre si, para que uma dupla revise o texto de outra. Explique que editar um texto é garantir que ele esteja bem escrito, relacionado à adequação ao público-alvo, coerente, coeso, que a leitura flua com facilidade. É o momento de adicionar ou suprimir parágrafos, subtítulos, expressões ou palavras, quando necessário. Revisar um texto é garantir que ele esteja escrito corretamente: ortografia, pontuação e concordância verbal e nominal.

Envie aos estudantes o roteiro de revisão sugerido no plano para eles se guiarem na leitura dos trabalhos dos colegas. Estabeleça um prazo para que a atividade de edição e revisão seja efetuada. Após esse momento, as duplas devem produzir a segunda versão da reportagem, tendo como base a leitura e comentários dos colegas. Estabeleça um prazo para a realização dessa atividade, que deve ser enviada a você para uma nova leitura e um novo olhar antes da escrita da versão final. Faça a devolutiva com comentários para que o trabalho possa ser aprimorado em sua versão final. Depois disso, será o momento da publicação dos textos no Google Sites ou mesmo no site da escola.

Convite às famílias
Desde o início desta sequência de aulas, compartilhe com as famílias esse processo de produção, o cronograma e os procedimentos necessários para um bom resultado, de forma que os responsáveis possam auxiliar os estudantes a se organizarem para a elaboração o texto. Lembre os responsáveis de que eles podem auxiliar estabelecendo horários para essa produção, de forma a facilitar a concentração dos estudantes. Ao final, envie um convite para que todos da família leiam as reportagens de divulgação científica, visitem o site e deixem seus comentários motivando os estudantes para novas produções. Deixe também seus comentários para cada um, apontando, em primeiro lugar, as potencialidades do trabalho realizado.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_10SQA14

(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas