Guia de Intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Revisitando a Multiplicação
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre As quatro operações, seus significados e aplicações
Por: Lucas Henrique Viana
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados da multiplicação em situações problemas envolvendo quantidades até a ordem dos milhares, utilizando estratégias de cálculo que podem ou não envolver o uso dos algoritmos.
Conceito-chave
A multiplicação em situações problema
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados da multiplicação em situações problemas envolvendo quantidades até a ordem dos milhares, utilizando estratégias de cálculo que podem ou não envolver o uso dos algoritmos.
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 5)
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já utilizaram a multiplicação em alguma situação prática de sua vida e de que forma ela contribuiu nesta situação. Logo após, comente com eles exemplos de aplicações práticas da multiplicação no dia a dia, como o que está presente no slide.
Aproveite enquanto os alunos tentam resolver o problema proposto para observar as estratégias que eles utilizam para resolver problemas de multiplicação, suas dúvidas e dificuldades. Após resolverem, solicite-os que expliquem como resolveram a atividade proposta.
Propósito: Situar o aluno sobre a temática em estudo, de modo que ele relembre ou passe a encarar também a multiplicação como a soma de parcelas iguais, dando novos significados ao que pode ter sido apreendido como um simples algoritmo da Matemática.
Discuta com a turma:
- Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre multiplicação em situações cotidianas?
- Dá para resolver situações-problemas de multiplicação sem o uso dos algoritmos?
- Há diferentes formas de se aplicar o algoritmo da multiplicação?
Materiais Complementares:
Para saber mais a respeito do jogo Tetris, sua história e funcionamento, você pode consultar aqui e aqui.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 5)
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já utilizaram a multiplicação em alguma situação prática de sua vida e de que forma ela contribuiu nesta situação. Logo após, comente com eles exemplos de aplicações práticas da multiplicação no dia a dia, como o que está presente no slide.
Aproveite enquanto os alunos tentam resolver o problema proposto para observar as estratégias que eles utilizam para resolver problemas de multiplicação, suas dúvidas e dificuldades. Após resolverem, solicite-os que expliquem como resolveram a atividade proposta.
Propósito: Situar o aluno sobre a temática em estudo, de modo que ele relembre ou passe a encarar também a multiplicação como a soma de parcelas iguais, dando novos significados ao que pode ter sido apreendido como um simples algoritmo da Matemática.
Discuta com a turma:
- Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre multiplicação em situações cotidianas?
- Dá para resolver situações-problemas de multiplicação sem o uso dos algoritmos?
- Há diferentes formas de se aplicar o algoritmo da multiplicação?
Materiais Complementares:
Para saber mais a respeito do jogo Tetris, sua história e funcionamento, você pode consultar aqui e aqui.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 5)
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já utilizaram a multiplicação em alguma situação prática de sua vida e de que forma ela contribuiu nesta situação. Logo após, comente com eles exemplos de aplicações práticas da multiplicação no dia a dia, como o que está presente no slide.
Aproveite enquanto os alunos tentam resolver o problema proposto para observar as estratégias que eles utilizam para resolver problemas de multiplicação, suas dúvidas e dificuldades. Após resolverem, solicite-os que expliquem como resolveram a atividade proposta.
Propósito: Situar o aluno sobre a temática em estudo, de modo que ele relembre ou passe a encarar também a multiplicação como a soma de parcelas iguais, dando novos significados ao que pode ter sido apreendido como um simples algoritmo da Matemática.
Discuta com a turma:
- Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre multiplicação em situações cotidianas?
- Dá para resolver situações-problemas de multiplicação sem o uso dos algoritmos?
- Há diferentes formas de se aplicar o algoritmo da multiplicação?
Materiais Complementares:
Para saber mais a respeito do jogo Tetris, sua história e funcionamento, você pode consultar aqui e aqui.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Aqui pretende-se ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados da multiplicação em situações problemas. Para isso, assuma uma postura colaborativa em sala de aula, auxiliando os alunos a desenvolverem seus pensamentos e resolverem a atividade proposta de sua maneira, ou seja, sem entregar a resposta correta de imediato, nem dizer simplesmente que o aluno está errado, sem chances de tentar de outras maneiras.
A ideia é que o aluno perceba que todas as áreas destacadas possuem a mesma quantidade de cerâmicas e que ele pode fazer, por exemplo, 7 x 24 para descobrir a quantidade total, ou somar 7 vezes o número 24. Já para descobrir apenas a quantidade de cerâmicas de cor cinza, ele poderia calcular o total de cerâmicas e subtrair as 24 verdes, ou somar seis vezes o número 26, entre outras estratégias.
Note que a atividade possibilita diferentes percursos de resolução, mas que levam à mesma resposta correta, possibilitando aos alunos investigarem juntos as diferentes resoluções possíveis e também a encontrarem aquela mais eficaz. Atividades como essas, quando aliadas à uma metodologia de ensino eficiente, como o esforço produtivo, podem levar os alunos a desenvolver uma série de habilidades e competências que transbordam as limitações do ensino tradicional e do próprio Ensino de Matemática.
Inicialmente, proponha que os alunos tentem resolver o problema sozinhos, por aproximadamente 8 minutos.
Logo após, nos 5 minutos restantes, proponha que eles socializem as suas respostas e estratégias de resolução com os colegas próximos ou ao lado.
Nesse momento inicial, não faça nenhuma intervenção, para que os alunos possam tentar descobrir sozinhos a resolução, formulem perguntas e cometam erros, afinal, eles fazem parte do processo de ensino e aprendizagem.
Propósito: Explorar os significados da multiplicação em situações problemas.
Materiais Complementares:
Acesse aqui um texto publicado pelo site da Nova Escola que aborda um pouco sobre a ideia base desta atividade, o esforço produtivo.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8)
Orientações: Escolha alguns alunos para compartilharem seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que eles tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, por que o erro ocorreu e como ele poderia ser corrigido.
Em seguida, também apresente e discuta com a turma a solução dada no slide. Você pode perguntar se alguém resolveu dessa forma, ou se seguiu o mesmo raciocínio, discutindo assim outros percursos de resolução desta atividade.
Estabeleça um momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem eficaz.
Assim, ao utilizar esta estratégia, motive seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas na resolução da atividade, para que os alunos possam conhecer os diferentes significados da operação de multiplicação e utilizá-la com eficácia na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
- Por que os retângulos mais largos possuem a mesma quantidade de quadrados dos outros menos largos?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8)
Orientações: Escolha alguns alunos para compartilharem seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que eles tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, por que o erro ocorreu e como ele poderia ser corrigido.
Em seguida, também apresente e discuta com a turma a solução dada no slide. Você pode perguntar se alguém resolveu dessa forma, ou se seguiu o mesmo raciocínio, discutindo assim outros percursos de resolução desta atividade.
Estabeleça um momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem eficaz.
Assim, ao utilizar esta estratégia, motive seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas na resolução da atividade, para que os alunos possam conhecer os diferentes significados da operação de multiplicação e utilizá-la com eficácia na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
- Por que os retângulos mais largos possuem a mesma quantidade de quadrados dos outros menos largos?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre a operação de multiplicação e como ela pode ser útil em nosso dia a dia.
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Discuta com a turma:
- Vocês notaram que a multiplicação pode ser utilizada para se calcular o produto entre mais de duas quantidades? De que forma?
- Vocês conseguem imaginar situações do seu dia a dia onde podemos utilizar a multiplicação? Quais delas?
- Na escola, podemos utilizar o conhecimento de multiplicação para resolver problemas fora da sala de aula? De que forma?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as resoluções de cada aluno.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Discuta com a turma:
- O fato da impressora passar mais tempo imprimindo as folhas coloridas significa que ela imprime mais folhas coloridas do que em preto e branco? Por quê?
- Se houvesse duas impressoras, o que aconteceria com a quantidade total de folhas impressas?
- Como posso representar esta situação enquanto uma soma de parcelas iguais?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: grupo de Whatsapp.
- Opcionais: malha quadriculada.
Para este plano, foque na etapa Atividade principal.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que eles possam pensar.
Peça para tentarem resolver a atividade em dois momentos. No primeiro, eles deverão pensar sozinhos sobre a situação proposta e anotar todas as estratégias de cálculo no caderno. No segundo, você pode sugerir que o aluno tenha em mãos uma malha quadriculada, que pode ser física ou virtual.
Peça para eles recortarem partes da malha com a mesma área da figura representada na atividade principal. Ao final, oriente-os a fotografarem as estratégias e respostas para compartilhar com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Se sua aula for síncrona, pode realizar a discussão das soluções imediatamente após a resolução pelos alunos. Se conseguir promover um debate, será ótimo. Senão, procure apresentar mais de uma possibilidade para que os alunos comparem com as próprias soluções.
Analise as soluções enviadas por eles e, se possível, compartilhe algumas delas. Nesse momento, você pode questionar os alunos sobre o que há de semelhante ou diferente entre o piso verde e cinza e como eles poderiam verificar. Questione:
- Será que alguns alunos contaram todos os quadradinhos para verificar se possuem a mesma quantidade, ou seja, a mesma área, ou contaram a quantidade de quadradinhos na horizontal e na vertical?
- Que operação podemos realizar para não precisar contar ou somente usar a informação da quantidade de quadradinhos que possuímos na horizontal e vertical?
Depois de fazer essas intervenções e ouvir os alunos (por áudio do Whataspp ou Meet, por exemplo) peça para eles penssrem e compartilharem uma estratégia para saber o total de cerâmicas necessárias para cobrir 5 salas idênticas, utilizando a cerâmica verde e cinza.
Nesse momento podem surgir várias soluções e esse é o foco dessa aula remota. Peça para aquele aluno que recortou, deixou a cerâmica lado a lado e colocou a quantidade referente a cada uma, compartilhar a solução e socializar com a turma.
Lembre-se que diferentes percursos chegam à mesma solução.
Caso sua aula seja assíncrona, solicite que os alunos enviem as resoluções. Em seguida, encaminhe uma devolutiva com algumas possibilidades de soluções. Você poderá apresentá-las através de um vídeo gravado no próprio celular ou de forma impressa, no formato de comunicação que estabeleceram.
Convite às famílias
Sugira que os alunos envolvam as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Eles podem perceber que, em algum cômodo de casa, o piso é quadrado ou retangular e querer calcular a área do próprio quarto ou cozinha usando a mesma estratégia da atividade principal. Assim, podem dividir com a régua um único piso, se este for igual, e chamar algum familiar para compartilhar o que está aprendendo na aula remotamente.
Esse seria um momento rico para trocas e aprendizagens. Oriente explicando que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão, pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometidas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados da multiplicação em situações problemas envolvendo quantidades até a ordem dos milhares, utilizando estratégias de cálculo que podem ou não envolver o uso dos algoritmos.
Conceito-chave
A multiplicação em situações problema
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.