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Plano de aula - Revisitando a Multiplicação

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Ampliar o senso numérico e a compreensão da multiplicação em problemas envolvendo quantidades até a ordem dos milhares, utilizando cálculos que podem envolver algoritmos.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lucas Henrique Viana

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Objetivos específicos

Ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados da multiplicação em situações problemas envolvendo quantidades até a ordem dos milhares, utilizando estratégias de cálculo que podem ou não envolver o uso dos algoritmos.



Conceito-chave

A multiplicação em situações problema



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já utilizaram a multiplicação em alguma situação prática de sua vida e de que forma ela contribuiu nesta situação. Logo após, comente com eles exemplos de aplicações práticas da multiplicação no dia a dia, como o que está presente no slide.

Aproveite enquanto os alunos tentam resolver o problema proposto para observar as estratégias que eles utilizam para resolver problemas de multiplicação, suas dúvidas e dificuldades. Após resolverem, solicite-os que expliquem como resolveram a atividade proposta.

Propósito: Situar o aluno sobre a temática em estudo, de modo que ele relembre ou passe a encarar também a multiplicação como a soma de parcelas iguais, dando novos significados ao que pode ter sido apreendido como um simples algoritmo da Matemática.

Discuta com a turma:

  • Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre multiplicação em situações cotidianas?
  • Dá para resolver situações-problemas de multiplicação sem o uso dos algoritmos?
  • Há diferentes formas de se aplicar o algoritmo da multiplicação?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Para saber mais a respeito do jogo Tetris, sua história e funcionamento, você pode consultar aqui e aqui.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já utilizaram a multiplicação em alguma situação prática de sua vida e de que forma ela contribuiu nesta situação. Logo após, comente com eles exemplos de aplicações práticas da multiplicação no dia a dia, como o que está presente no slide.

Aproveite enquanto os alunos tentam resolver o problema proposto para observar as estratégias que eles utilizam para resolver problemas de multiplicação, suas dúvidas e dificuldades. Após resolverem, solicite-os que expliquem como resolveram a atividade proposta.

Propósito: Situar o aluno sobre a temática em estudo, de modo que ele relembre ou passe a encarar também a multiplicação como a soma de parcelas iguais, dando novos significados ao que pode ter sido apreendido como um simples algoritmo da Matemática.

Discuta com a turma:

  • Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre multiplicação em situações cotidianas?
  • Dá para resolver situações-problemas de multiplicação sem o uso dos algoritmos?
  • Há diferentes formas de se aplicar o algoritmo da multiplicação?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Para saber mais a respeito do jogo Tetris, sua história e funcionamento, você pode consultar aqui e aqui.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já utilizaram a multiplicação em alguma situação prática de sua vida e de que forma ela contribuiu nesta situação. Logo após, comente com eles exemplos de aplicações práticas da multiplicação no dia a dia, como o que está presente no slide.

Aproveite enquanto os alunos tentam resolver o problema proposto para observar as estratégias que eles utilizam para resolver problemas de multiplicação, suas dúvidas e dificuldades. Após resolverem, solicite-os que expliquem como resolveram a atividade proposta.

Propósito: Situar o aluno sobre a temática em estudo, de modo que ele relembre ou passe a encarar também a multiplicação como a soma de parcelas iguais, dando novos significados ao que pode ter sido apreendido como um simples algoritmo da Matemática.

Discuta com a turma:

  • Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre multiplicação em situações cotidianas?
  • Dá para resolver situações-problemas de multiplicação sem o uso dos algoritmos?
  • Há diferentes formas de se aplicar o algoritmo da multiplicação?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Para saber mais a respeito do jogo Tetris, sua história e funcionamento, você pode consultar aqui e aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Aqui pretende-se ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados da multiplicação em situações problemas. Para isso, assuma uma postura colaborativa em sala de aula, auxiliando os alunos a desenvolverem seus pensamentos e resolverem a atividade proposta de sua maneira, ou seja, sem entregar a resposta correta de imediato, nem dizer simplesmente que o aluno está errado, sem chances de tentar de outras maneiras.

A ideia é que o aluno perceba que todas as áreas destacadas possuem a mesma quantidade de cerâmicas e que ele pode fazer, por exemplo, 7 x 24 para descobrir a quantidade total, ou somar 7 vezes o número 24. Já para descobrir apenas a quantidade de cerâmicas de cor cinza, ele poderia calcular o total de cerâmicas e subtrair as 24 verdes, ou somar seis vezes o número 26, entre outras estratégias.

Note que a atividade possibilita diferentes percursos de resolução, mas que levam à mesma resposta correta, possibilitando aos alunos investigarem juntos as diferentes resoluções possíveis e também a encontrarem aquela mais eficaz. Atividades como essas, quando aliadas à uma metodologia de ensino eficiente, como o esforço produtivo, podem levar os alunos a desenvolver uma série de habilidades e competências que transbordam as limitações do ensino tradicional e do próprio Ensino de Matemática.

Inicialmente, proponha que os alunos tentem resolver o problema sozinhos, por aproximadamente 8 minutos.

Logo após, nos 5 minutos restantes, proponha que eles socializem as suas respostas e estratégias de resolução com os colegas próximos ou ao lado.

Nesse momento inicial, não faça nenhuma intervenção, para que os alunos possam tentar descobrir sozinhos a resolução, formulem perguntas e cometam erros, afinal, eles fazem parte do processo de ensino e aprendizagem.

Propósito: Explorar os significados da multiplicação em situações problemas.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Acesse aqui um texto publicado pelo site da Nova Escola que aborda um pouco sobre a ideia base desta atividade, o esforço produtivo.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8)

Orientações: Escolha alguns alunos para compartilharem seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que eles tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, por que o erro ocorreu e como ele poderia ser corrigido.

Em seguida, também apresente e discuta com a turma a solução dada no slide. Você pode perguntar se alguém resolveu dessa forma, ou se seguiu o mesmo raciocínio, discutindo assim outros percursos de resolução desta atividade.

Estabeleça um momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem eficaz.

Assim, ao utilizar esta estratégia, motive seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas na resolução da atividade, para que os alunos possam conhecer os diferentes significados da operação de multiplicação e utilizá-la com eficácia na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Por que os retângulos mais largos possuem a mesma quantidade de quadrados dos outros menos largos?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8)

Orientações: Escolha alguns alunos para compartilharem seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que eles tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, por que o erro ocorreu e como ele poderia ser corrigido.

Em seguida, também apresente e discuta com a turma a solução dada no slide. Você pode perguntar se alguém resolveu dessa forma, ou se seguiu o mesmo raciocínio, discutindo assim outros percursos de resolução desta atividade.

Estabeleça um momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem eficaz.

Assim, ao utilizar esta estratégia, motive seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas na resolução da atividade, para que os alunos possam conhecer os diferentes significados da operação de multiplicação e utilizá-la com eficácia na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Por que os retângulos mais largos possuem a mesma quantidade de quadrados dos outros menos largos?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre a operação de multiplicação e como ela pode ser útil em nosso dia a dia.

Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.

Discuta com a turma:

  • Vocês notaram que a multiplicação pode ser utilizada para se calcular o produto entre mais de duas quantidades? De que forma?
  • Vocês conseguem imaginar situações do seu dia a dia onde podemos utilizar a multiplicação? Quais delas?
  • Na escola, podemos utilizar o conhecimento de multiplicação para resolver problemas fora da sala de aula? De que forma?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as resoluções de cada aluno.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.

Discuta com a turma:

  • O fato da impressora passar mais tempo imprimindo as folhas coloridas significa que ela imprime mais folhas coloridas do que em preto e branco? Por quê?
  • Se houvesse duas impressoras, o que aconteceria com a quantidade total de folhas impressas?
  • Como posso representar esta situação enquanto uma soma de parcelas iguais?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lucas Henrique Viana

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Objetivos específicos

Ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados da multiplicação em situações problemas envolvendo quantidades até a ordem dos milhares, utilizando estratégias de cálculo que podem ou não envolver o uso dos algoritmos.



Conceito-chave

A multiplicação em situações problema



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já utilizaram a multiplicação em alguma situação prática de sua vida e de que forma ela contribuiu nesta situação. Logo após, comente com eles exemplos de aplicações práticas da multiplicação no dia a dia, como o que está presente no slide.

Aproveite enquanto os alunos tentam resolver o problema proposto para observar as estratégias que eles utilizam para resolver problemas de multiplicação, suas dúvidas e dificuldades. Após resolverem, solicite-os que expliquem como resolveram a atividade proposta.

Propósito: Situar o aluno sobre a temática em estudo, de modo que ele relembre ou passe a encarar também a multiplicação como a soma de parcelas iguais, dando novos significados ao que pode ter sido apreendido como um simples algoritmo da Matemática.

Discuta com a turma:

  • Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre multiplicação em situações cotidianas?
  • Dá para resolver situações-problemas de multiplicação sem o uso dos algoritmos?
  • Há diferentes formas de se aplicar o algoritmo da multiplicação?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Para saber mais a respeito do jogo Tetris, sua história e funcionamento, você pode consultar aqui e aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já utilizaram a multiplicação em alguma situação prática de sua vida e de que forma ela contribuiu nesta situação. Logo após, comente com eles exemplos de aplicações práticas da multiplicação no dia a dia, como o que está presente no slide.

Aproveite enquanto os alunos tentam resolver o problema proposto para observar as estratégias que eles utilizam para resolver problemas de multiplicação, suas dúvidas e dificuldades. Após resolverem, solicite-os que expliquem como resolveram a atividade proposta.

Propósito: Situar o aluno sobre a temática em estudo, de modo que ele relembre ou passe a encarar também a multiplicação como a soma de parcelas iguais, dando novos significados ao que pode ter sido apreendido como um simples algoritmo da Matemática.

Discuta com a turma:

  • Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre multiplicação em situações cotidianas?
  • Dá para resolver situações-problemas de multiplicação sem o uso dos algoritmos?
  • Há diferentes formas de se aplicar o algoritmo da multiplicação?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Para saber mais a respeito do jogo Tetris, sua história e funcionamento, você pode consultar aqui e aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 5)

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já utilizaram a multiplicação em alguma situação prática de sua vida e de que forma ela contribuiu nesta situação. Logo após, comente com eles exemplos de aplicações práticas da multiplicação no dia a dia, como o que está presente no slide.

Aproveite enquanto os alunos tentam resolver o problema proposto para observar as estratégias que eles utilizam para resolver problemas de multiplicação, suas dúvidas e dificuldades. Após resolverem, solicite-os que expliquem como resolveram a atividade proposta.

Propósito: Situar o aluno sobre a temática em estudo, de modo que ele relembre ou passe a encarar também a multiplicação como a soma de parcelas iguais, dando novos significados ao que pode ter sido apreendido como um simples algoritmo da Matemática.

Discuta com a turma:

  • Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre multiplicação em situações cotidianas?
  • Dá para resolver situações-problemas de multiplicação sem o uso dos algoritmos?
  • Há diferentes formas de se aplicar o algoritmo da multiplicação?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Para saber mais a respeito do jogo Tetris, sua história e funcionamento, você pode consultar aqui e aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Aqui pretende-se ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados da multiplicação em situações problemas. Para isso, assuma uma postura colaborativa em sala de aula, auxiliando os alunos a desenvolverem seus pensamentos e resolverem a atividade proposta de sua maneira, ou seja, sem entregar a resposta correta de imediato, nem dizer simplesmente que o aluno está errado, sem chances de tentar de outras maneiras.

A ideia é que o aluno perceba que todas as áreas destacadas possuem a mesma quantidade de cerâmicas e que ele pode fazer, por exemplo, 7 x 24 para descobrir a quantidade total, ou somar 7 vezes o número 24. Já para descobrir apenas a quantidade de cerâmicas de cor cinza, ele poderia calcular o total de cerâmicas e subtrair as 24 verdes, ou somar seis vezes o número 26, entre outras estratégias.

Note que a atividade possibilita diferentes percursos de resolução, mas que levam à mesma resposta correta, possibilitando aos alunos investigarem juntos as diferentes resoluções possíveis e também a encontrarem aquela mais eficaz. Atividades como essas, quando aliadas à uma metodologia de ensino eficiente, como o esforço produtivo, podem levar os alunos a desenvolver uma série de habilidades e competências que transbordam as limitações do ensino tradicional e do próprio Ensino de Matemática.

Inicialmente, proponha que os alunos tentem resolver o problema sozinhos, por aproximadamente 8 minutos.

Logo após, nos 5 minutos restantes, proponha que eles socializem as suas respostas e estratégias de resolução com os colegas próximos ou ao lado.

Nesse momento inicial, não faça nenhuma intervenção, para que os alunos possam tentar descobrir sozinhos a resolução, formulem perguntas e cometam erros, afinal, eles fazem parte do processo de ensino e aprendizagem.

Propósito: Explorar os significados da multiplicação em situações problemas.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Acesse aqui um texto publicado pelo site da Nova Escola que aborda um pouco sobre a ideia base desta atividade, o esforço produtivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8)

Orientações: Escolha alguns alunos para compartilharem seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que eles tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, por que o erro ocorreu e como ele poderia ser corrigido.

Em seguida, também apresente e discuta com a turma a solução dada no slide. Você pode perguntar se alguém resolveu dessa forma, ou se seguiu o mesmo raciocínio, discutindo assim outros percursos de resolução desta atividade.

Estabeleça um momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem eficaz.

Assim, ao utilizar esta estratégia, motive seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas na resolução da atividade, para que os alunos possam conhecer os diferentes significados da operação de multiplicação e utilizá-la com eficácia na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Por que os retângulos mais largos possuem a mesma quantidade de quadrados dos outros menos largos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 e 8)

Orientações: Escolha alguns alunos para compartilharem seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que eles tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, por que o erro ocorreu e como ele poderia ser corrigido.

Em seguida, também apresente e discuta com a turma a solução dada no slide. Você pode perguntar se alguém resolveu dessa forma, ou se seguiu o mesmo raciocínio, discutindo assim outros percursos de resolução desta atividade.

Estabeleça um momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem eficaz.

Assim, ao utilizar esta estratégia, motive seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.

Propósito: Compartilhar as estratégias utilizadas na resolução da atividade, para que os alunos possam conhecer os diferentes significados da operação de multiplicação e utilizá-la com eficácia na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

  • Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
  • Qual o caminho mais prático?
  • Por que os retângulos mais largos possuem a mesma quantidade de quadrados dos outros menos largos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre a operação de multiplicação e como ela pode ser útil em nosso dia a dia.

Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.

Discuta com a turma:

  • Vocês notaram que a multiplicação pode ser utilizada para se calcular o produto entre mais de duas quantidades? De que forma?
  • Vocês conseguem imaginar situações do seu dia a dia onde podemos utilizar a multiplicação? Quais delas?
  • Na escola, podemos utilizar o conhecimento de multiplicação para resolver problemas fora da sala de aula? De que forma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as resoluções de cada aluno.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.

Discuta com a turma:

  • O fato da impressora passar mais tempo imprimindo as folhas coloridas significa que ela imprime mais folhas coloridas do que em preto e branco? Por quê?
  • Se houvesse duas impressoras, o que aconteceria com a quantidade total de folhas impressas?
  • Como posso representar esta situação enquanto uma soma de parcelas iguais?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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