15455
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo slogans para campanhas de conscientização

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula:Produzindo slogans para campanhas de conscientização.

Finalidade da aula:Criar cartazes de forma coletiva para a conscientização de temas relevantes ao universo da escola, como higiene, merenda, recreio, organização, resíduos.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Slogans

Objetos do conhecimento:Escrita (autônoma e compartilhada) / Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).

Prática de linguagem:Produção de texto.

Habilidade da BNCC:EF12LP12

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

 

Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, tinta guache, pincéis, panfletos, cartazes, cartolinas, etc.

 

Informações sobre o gênero: Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras  e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto,  ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título (apresenta  a ideia principal),
  • Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
  • Slogan (frase curta, de fácil memorização).

(SILVA, 2015)

 

Dificuldades antecipadas:

- Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional. Neste processo é fundamental que o professor relembre com os alunos as características do gênero que já foram trabalhadas ao longo dos planos anteriores.

- Escrever o texto do slogan. O grupo contará com a ajuda dos alunos mais avançados em relação à escrita e leitura, e também,com  a ajuda do professor como escriba das ideias pensadas. Poderão utilizar letras móveis, silabários para consulta, etc.

 

Referências sobre o assunto:

LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>.  Acesso em 21 de janeiro de 2019

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).


Código: LPO1_05SQA14

(EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas