15448
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - O projeto “Árvore de haicai” - III

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre O projeto “Árvore de haicai” - III

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
No mesmo arquivo (vídeo ou áudio), peça que os alunos resgatem o texto produzido na aula anterior (de acordo com as orientações do plano disponível aqui) e diga a eles que a aula será dedicada à revisão do texto já produzido. Nas orientações do plano, é pedido que o professor faça antecipadamente uma árvore para que os alunos, ao final da aula, colem os seus poemas. Neste caso, considerando o isolamento social, seria interessante pensar em outra estratégia para substituir a árvore: a criação de link e/ou QR code para o acesso ao texto, por exemplo (para isso, observe o tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos, por meio de foto pelo canal de comunicação mais acessível a todos ou da maneira que julgar mais adequado, a grade de correção presente nos slides de Introdução. Logo após a foto, envie um arquivo (vídeo ou áudio) e peça que os alunos resgatem o texto produzido na aula anterior (disponível aqui), comentando os principais problemas encontrados durante a produção textual para que sejam corrigidos.

Desenvolvimento
No mesmo arquivo de áudio ou vídeo, peça que os alunos reescrevam seus textos e, se possível, enviem a um colega para que ele dê dicas e ajude na reescrita. Oriente-os ainda que, quando acabarem de reescrever, compartilhem os textos com o professor por meio de um link e/ou QR code (para isso, observe o tutorial de criação de QR code já citado), que pode ser enviado por e-mail ou como foto em alguma rede social.

Fechamento
Quando todos os alunos tiveram mandado o QR code de acesso ao poema, disponibilize, por meio de mensagem de texto (no WhatsApp, por exemplo), os links dos poemas para que todos consigam ter acesso eletrônico aos textos produzidos. Sugira que os alunos divulgem os links em redes sociais e grupos de WhatsApp.

Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para ler os textos produzidos pelos colegas de classe. Além disso, a família pode auxiliar na revisão do texto, dando opiniões e dicas para que o poema se torne mais acessível ao público em geral.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_03SQA15

(EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas