15448
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - O projeto “Árvore de haicai” - III

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre O projeto “Árvore de haicai” - III

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de textos

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor. Papel, lápis e caneta. Cópia das folhas para reescrita. Fotografia/imagem usada. Primeira versão da produção de haicais finalizada. Galhos secos de árvores ou galhos de bambu para montar árvore, balde ou latas com areia/terra. Pequenos papéis coloridos onde a versão final dos poemas será redigida. Fitas de cetim ou fitilho coloridos.

É importante que a árvore esteja montada antes do início da aula, para que os alunos apenas fixem os poemas na versão final. Os papéis coloridos também devem estar cortados, furados. Combine com os alunos previamente, se possível, um dia para a “montagem” da árvore.

Caso não seja possível fazer uma árvore de Tanabata com pedaços de galhos ou de bambu, podem-se usar troncos e galhos desenhados em cartazes e cartolinas. Afixe esses galhos na parede e faça dos haicais as folhas. Nesse caso, os papéis em que o versão final dos haicais será escrita podem ser cortadas em formatos de folhas.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer as eventuais falhas apontadas pelo professor e alterá-las de forma autônoma.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas - disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1 - acesso em: 18 out 2018

Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

Seabra, C. in: https://cseabra.wordpress.com/haicais/ - acesso em 18 out 2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que esta aula será dedicada à revisão e reescrita dos haicais.
  • Antes da aula iniciar, é importante que a árvore em que os papéis serão colocados esteja pronta. Para isso, há algumas alternativas:
  • Consiga galhos de bambus (com folhas) e fixe-os em um balde/lata com areia/terra. Podem-se fazer dois galhos por sala, sendo um para os haicais tradicionais e outro para as paródias.
  • Caso não seja possível com os galhos de bambu, galhos secos de árvores podem fazer o mesmo papel. Nesse caso, coloque-os nos baldes ou latas da mesma forma. Caso deseje, decore com flores de papel crepom.
  • Se houver uma árvore num jardim ou canteiro na escola, pode-se adotar esta árvore para o projeto. Neste caso, considere a possibilidade de a chuva estragar o trabalho dos alunos.
  • Há a possibilidade de criar uma árvore num cartaz e colocar no mural, transformando os papéis coloridos em folhas.
  • É tradição, no festival da Tanabata, que se enfeitem as árvores antes de pendurar os pedidos. Como esse projeto é uma adaptação da ideia, não há a necessidade de seguir à risca a tradição; contudo, caso julgue pertinente, podem-se fazer os enfeites com os alunos e colocá-los nas árvores. Veja vídeo com sugestões aqui: <https://www.youtube.com/watch?v=476pi4ogLD4&t=358s>. Para isso, organize o trabalho com os alunos antes desta aula.
  • Escolha um local adequado no colégio para a exposição dessa árvore. Neste lugar, coloque também o QR code com a apresentação feita na aula 3 desta sequência e os links com os vídeos gravados durante os módulos de oralidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos a primeira versão dos textos corrigida.
  • Projete o quadro de critérios e explique aos alunos como a correção foi feita, quadro por quadro.
  • Aborde com eles os principais aspectos positivos que apareceram nessa produção. Se for possível, ressalte as ideias mais originais.
  • Oriente-os quanto às possíveis falhas que possam surgir. Anote-as, de forma genérica, no quadro. Exemplo: cuidado com a escolha do kigô. A linguagem deve ser mais sucinta, ou fique atento ao excesso de informação.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o quadro de critérios e explique aos alunos como a correção foi feita, quadro por quadro.
  • Aborde com eles os principais aspectos positivos que apareceram nessa produção. Se for possível, ressalte as ideias mais originais.
  • Oriente-os quanto às possíveis falhas que possam surgir. Anote-as, de forma genérica, no quadro. Exemplo: paráfrase do conto ao invés de paródia. A linguagem deve ser mais sucinta, ou fique atento ao excesso de informação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos para observarem o texto corrigido, com seus apontamentos, e reescreverem procurando sanar as dúvidas. Para isso, dê a eles novas folhas.
  • Oriente-os, após a reescrita, a trocar a produção com um colega e a fazer o trabalho de revisor: Ele será o revisor do texto do colega e vice-versa.
  • O revisor deverá ler a produção original, os apontamentos feitos na correção e a versão reescrita. Depois, deverá apontar se a versão reescrita contempla as alterações orientadas na correção e, caso julgue necessário, sugerir mais alguma.
  • Durante esse processo, circule pela sala auxiliando os alunos. À medida que forem terminando a reescrita e a revisão, verifique se as produções atendem ao esperado e peça para que eles passem a limpo nos papéis previamente recortados.

Materiais complementares:

Para acessar a folha de produção, acesse aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Assim que todos os alunos estiverem com seus poemas transcritos para o papel, peça para que eles pendurem os poemas nas respectivas árvores (paródia e tradicional).
  • Oriente-os a pendurar, abaixo do haicai tradicional, a imagem que serviu como fonte inspiradora/disparadora daquele poema.
  • Feito isso, reúna todos os alunos ao redor das árvores para que eles possam ler os poemas dos colegas e fazer comentários.
  • Finalize a aula pedindo para que eles compartilhem as impressões sobre a experiência. Ouça e faça a mediação das falas dos colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de textos

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor. Papel, lápis e caneta. Cópia das folhas para reescrita. Fotografia/imagem usada. Primeira versão da produção de haicais finalizada. Galhos secos de árvores ou galhos de bambu para montar árvore, balde ou latas com areia/terra. Pequenos papéis coloridos onde a versão final dos poemas será redigida. Fitas de cetim ou fitilho coloridos.

É importante que a árvore esteja montada antes do início da aula, para que os alunos apenas fixem os poemas na versão final. Os papéis coloridos também devem estar cortados, furados. Combine com os alunos previamente, se possível, um dia para a “montagem” da árvore.

Caso não seja possível fazer uma árvore de Tanabata com pedaços de galhos ou de bambu, podem-se usar troncos e galhos desenhados em cartazes e cartolinas. Afixe esses galhos na parede e faça dos haicais as folhas. Nesse caso, os papéis em que o versão final dos haicais será escrita podem ser cortadas em formatos de folhas.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer as eventuais falhas apontadas pelo professor e alterá-las de forma autônoma.

Referências sobre o assunto:

Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.

CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.

FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2018.

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.

LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.

NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas - disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1 - acesso em: 18 out 2018

Revista Metamorfosis - “Introdução ao Haicai”. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

Seabra, C. in: https://cseabra.wordpress.com/haicais/ - acesso em 18 out 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete o slide e diga aos alunos que esta aula será dedicada à revisão e reescrita dos haicais.
  • Antes da aula iniciar, é importante que a árvore em que os papéis serão colocados esteja pronta. Para isso, há algumas alternativas:
  • Consiga galhos de bambus (com folhas) e fixe-os em um balde/lata com areia/terra. Podem-se fazer dois galhos por sala, sendo um para os haicais tradicionais e outro para as paródias.
  • Caso não seja possível com os galhos de bambu, galhos secos de árvores podem fazer o mesmo papel. Nesse caso, coloque-os nos baldes ou latas da mesma forma. Caso deseje, decore com flores de papel crepom.
  • Se houver uma árvore num jardim ou canteiro na escola, pode-se adotar esta árvore para o projeto. Neste caso, considere a possibilidade de a chuva estragar o trabalho dos alunos.
  • Há a possibilidade de criar uma árvore num cartaz e colocar no mural, transformando os papéis coloridos em folhas.
  • É tradição, no festival da Tanabata, que se enfeitem as árvores antes de pendurar os pedidos. Como esse projeto é uma adaptação da ideia, não há a necessidade de seguir à risca a tradição; contudo, caso julgue pertinente, podem-se fazer os enfeites com os alunos e colocá-los nas árvores. Veja vídeo com sugestões aqui: <https://www.youtube.com/watch?v=476pi4ogLD4&t=358s>. Para isso, organize o trabalho com os alunos antes desta aula.
  • Escolha um local adequado no colégio para a exposição dessa árvore. Neste lugar, coloque também o QR code com a apresentação feita na aula 3 desta sequência e os links com os vídeos gravados durante os módulos de oralidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos a primeira versão dos textos corrigida.
  • Projete o quadro de critérios e explique aos alunos como a correção foi feita, quadro por quadro.
  • Aborde com eles os principais aspectos positivos que apareceram nessa produção. Se for possível, ressalte as ideias mais originais.
  • Oriente-os quanto às possíveis falhas que possam surgir. Anote-as, de forma genérica, no quadro. Exemplo: cuidado com a escolha do kigô. A linguagem deve ser mais sucinta, ou fique atento ao excesso de informação.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o quadro de critérios e explique aos alunos como a correção foi feita, quadro por quadro.
  • Aborde com eles os principais aspectos positivos que apareceram nessa produção. Se for possível, ressalte as ideias mais originais.
  • Oriente-os quanto às possíveis falhas que possam surgir. Anote-as, de forma genérica, no quadro. Exemplo: paráfrase do conto ao invés de paródia. A linguagem deve ser mais sucinta, ou fique atento ao excesso de informação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos para observarem o texto corrigido, com seus apontamentos, e reescreverem procurando sanar as dúvidas. Para isso, dê a eles novas folhas.
  • Oriente-os, após a reescrita, a trocar a produção com um colega e a fazer o trabalho de revisor: Ele será o revisor do texto do colega e vice-versa.
  • O revisor deverá ler a produção original, os apontamentos feitos na correção e a versão reescrita. Depois, deverá apontar se a versão reescrita contempla as alterações orientadas na correção e, caso julgue necessário, sugerir mais alguma.
  • Durante esse processo, circule pela sala auxiliando os alunos. À medida que forem terminando a reescrita e a revisão, verifique se as produções atendem ao esperado e peça para que eles passem a limpo nos papéis previamente recortados.

Materiais complementares:

Para acessar a folha de produção, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Assim que todos os alunos estiverem com seus poemas transcritos para o papel, peça para que eles pendurem os poemas nas respectivas árvores (paródia e tradicional).
  • Oriente-os a pendurar, abaixo do haicai tradicional, a imagem que serviu como fonte inspiradora/disparadora daquele poema.
  • Feito isso, reúna todos os alunos ao redor das árvores para que eles possam ler os poemas dos colegas e fazer comentários.
  • Finalize a aula pedindo para que eles compartilhem as impressões sobre a experiência. Ouça e faça a mediação das falas dos colegas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano