15446
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Produzindo haicai - projeto “Árvore de haicai”

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
No mesmo vídeo, envie a imagem do primeiro slide de Introdução. Pergunte se os alunos conhecem o Festival Tanabata Matsuri e o que mais chama a atenção deles na foto. Peça que, de forma breve e sucinta, eles respondam a essas questões por meio de mensagem de texto, via WhastApp da turma. Quando acabarem, diga a eles que o Festival da Tanabata surge com uma lenda que eles lerão a seguir.

Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, leia a lenda de Tanabata e envie o link do vídeo disponível no primeiro slide de Desenvolvimento. Questione-os sobre o significado da árvore durante o evento. Avise aos alunos que deverão produzir, nas próximas aulas, dois haicais para serem expostos: (i) um tradicional; (ii) outro parodiando um conto de fadas. Para isso, retome em um áudio (grave ou indique uma videoaula) o conceito de paródia, dando exemplos. Peça que os alunos escolham um conto tradicional para parodiar.

Fechamento
Finalize a aula resgatando os objetivos da atividade, e instigue os alunos a ler os contos tradicionais para fazer a paródia na próxima aula.

Convite às famílias
Convide as famílias a assistir às paródias no YouTube, exemplificando, de forma muito prática e divertida, como acontece a desconstrução de sentidos nesse tipo de relação intertextual. Sugira que um aluno registre momentos em família realizando essa atividade.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_03SQA13

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas