Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
No mesmo vídeo, envie a imagem do primeiro slide de Introdução. Pergunte se os alunos conhecem o Festival Tanabata Matsuri e o que mais chama a atenção deles na foto. Peça que, de forma breve e sucinta, eles respondam a essas questões por meio de mensagem de texto, via WhastApp da turma. Quando acabarem, diga a eles que o Festival da Tanabata surge com uma lenda que eles lerão a seguir.
Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, leia a lenda de Tanabata e envie o link do vídeo disponível no primeiro slide de Desenvolvimento. Questione-os sobre o significado da árvore durante o evento. Avise aos alunos que deverão produzir, nas próximas aulas, dois haicais para serem expostos: (i) um tradicional; (ii) outro parodiando um conto de fadas. Para isso, retome em um áudio (grave ou indique uma videoaula) o conceito de paródia, dando exemplos. Peça que os alunos escolham um conto tradicional para parodiar.
Fechamento
Finalize a aula resgatando os objetivos da atividade, e instigue os alunos a ler os contos tradicionais para fazer a paródia na próxima aula.
Convite às famílias
Convide as famílias a assistir às paródias no YouTube, exemplificando, de forma muito prática e divertida, como acontece a desconstrução de sentidos nesse tipo de relação intertextual. Sugira que um aluno registre momentos em família realizando essa atividade.