Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de textos.
Materiais necessários:Computador com acesso à internet, alto falante e projetor. Papel, lápis e caneta. Impressão da Lenda da tanabata para leitura em sala. Folhas de papéis coloridas para recortar, fazer o tanzaku da árvore de haicai.
Dificuldades antecipadas: Exercitar o olhar poético para aspectos cotidianos e compreender o conceito de paródia
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e a Poesia. Disponível em: <http://www.sumauma.net>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai - algumas reflexões. Disponível em:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Haicai - In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. “Diálogos sobre o gênero haicai”. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
NUNES, R.S. Poesia concreta e o haicai. In: Haikai e performance - Imagens poéticas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-8HCP4D/tese_rob_definitiva.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 out. 2018
Revista Metamorfosis. Introdução ao Haicai. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
Seabra, C. In: https://cseabra.wordpress.com/haicais/ - acesso em 18 out 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete o slide e diga aos alunos que eles irão, nesta aula, começar um projeto de produção de haicais.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete a imagem no quadro e pergunte aos alunos se eles conhecem o Festival Tanabata Matsuri.
- Ouça as respostas dadas pela sala. Caso alguns alunos o conheçam, proporcione momentos para que todos apresentem o que sabem sobre o assunto.
- Caso o festival seja desconhecido para todos os alunos, ou parcialmente conhecido - alguns ouviram falar, mas não sabem explicá-lo - diga aos alunos que a Tanabata Matsuri é uma festa popular japonesa e que imagem projetada é uma foto de um dos elementos dessa festa.
- Peça para que eles observem a foto e relatem o que lhes chama mais atenção.
- Durante os apontamentos deles, caso surjam dúvidas, diga que os pedaços coloridos são pequenos papéis pendurados nas árvores no dia do festival.
- Peça para eles levantarem hipóteses: o que estaria escrito no papel? Por que os papéis são coloridos? Ouça as respostas sem interferir nas hipóteses levantadas porque eles terão acesso às respostas na próxima etapa da aula.
- Diga a eles que o Festival da Tanabata surge com uma lenda, que eles lerão a seguir.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete o texto da lenda da Tanabata ou entregue uma cópia impressa para cada um dos alunos. Solicite os estudantes que leiam a lenda. Organize os turnos de leitura em parágrafos, para que mais alunos possam ler.
- Ao final da leitura, projete o vídeo sobre o festival da Tanabata para os alunos, disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=FLguZLyiWKE
- Depois de assistirem ao vídeo, retome com os alunos as informações principais sobre o festival: pergunte o que significam os papéis pendurados nas árvores/galhos de bambu. Espera-se que os alunos tenham entendido que os papéis pendurados nas árvores são desejos ou agradecimentos feitos aos deuses da lenda lida. Vale lembrá-los que as cores dos papéis também estão ligadas aos desejos feitos.
- Diga aos alunos que as próximas aulas serão destinadas à produção de haicais. Cada aluno irá produzir dois haicais e que eles serão, depois, expostos em árvores de tanabatas. Chamaremos, aqui, de árvores de haicais.
- Explique aos alunos que um dos haicais a serem produzidos deverá seguir o modelo tradicional, com o uso do kigô e as 17 sílabas poéticas, retratando um fato da natureza.
- Diga que o segundo haicai será uma paródia de um conto de fadas. Eles deverão apresentar o olhar do vilão de um conto escolhido por eles.
Material complementar:
A lenda por trás da Tanabata, por Jess Adagaki. Disponível em Lenda retirada do site: https://aminoapps.com/c/otanix/page/blog/a-lenda-por-tras-de-tanabata-matsuri/jD7R_dGtKuGVdVqXEl6GxYNMa68QP4lpK Festival Tanabata Matsuri. Acesso em 30 de novembro de 2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que o segundo haicai que eles irão produzir será uma paródia de um conto de fadas.
- Retome com os alunos o conceito de paródia: uma releitura, geralmente irônica ou crítica, de uma obra (filme, música, livro). Na paródia, os principais elementos do texto original devem ser mantidos a fim de que o leitor consiga reconhecer a obra-fonte daquela crítica.
- Projete a imagem e pergunte aos alunos a quais contos essas imagens se referem: João e Maria e Chapeuzinho vermelho.
- Peça aos alunos para citarem de quais outros contos de fadas eles se lembram. Anote-os no quadro.
- Caso haja tempo, permita que os alunos recontem alguns contos para a sala, dessa forma, eles podem ativar na memória as histórias lidas.
- Se houver tempo hábil, amplie a discussão sobre paródia, mostrando alguns exemplos disponíveis no link abaixo: http://somosverdes.com.br/rede-hortifruti-cria-parodia-de-filmes-do-netflix-e-o-resultado-e-fantastico/
- Retome com os alunos, a cada cartaz, os elementos que permitem que o leitor perceba a obra-fonte da paródia.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Termine a aula retomando com os alunos o conceito do projeto “árvore de haicais”: todos irão produzir haicais que serão, na sua versão final, pendurados em galhos de bambu/árvore de haicai.
- Defina com os alunos o melhor lugar para que eles façam a exposição.
- Selecione alunos que possam ficar responsáveis por cortar os pedaços de papel coloridos (forneça a eles as folhas para isso). Eles podem ter as dimensões de 5cm x 10cm. Caso julgue necessário, marque um dia fora do horário de aula para que a turma possa cortar os papéis.
- Diga para todos os alunos que, para a próxima aula, eles deverão trazer (impressa, no celular, ou na máquina fotográfica) uma imagem de natureza que servirá de fato disparador do haicai. Caso julgue interessante, para essa atividade, podem ser resgatadas as imagens tiradas na aula 03 dessa sequência.
- Peça cada aluno escolher um conto de fadas para a paródia. Como tarefa, ele deverá reler o conto em casa.