15445
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Um novo soneto: finalização da paródia ou paráfrase

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Um novo soneto: finalização da paródia ou paráfrase

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Folhas pautadas. Projetor ou quadro digital. Esboços das paródias e paráfrases dos sonetos. Notebooks para verificar a métrica dos sonetos produzidos fazendo a escansão digital e para registrar os sonetos na ferramenta digital.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Bloqueio criativo. Dificuldade na escrita.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A8YQF4FmbQRECG7BR6tK2vzQjt9gEqF7c7Dq3MX5Qx5cV4CsUMEEaKVkFSUP/marcuschi-luiz-antonio-oralidade-e-escrita.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.

SANTANNA, Affonso Romano de. Livro Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2000.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva o título da aula e informe que a proposta da aula é finalizar os sonetos e estruturar a apresentação digital, que servirá para divulgar para a escola os trabalhos feitos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos revisem seus sonetos, fazendo o restante dos ajustes necessários e verificando se a produção atende à métrica e estrofação do soneto.
  • Caso queiram, os alunos podem submeter seus textos ao Sistema AOIDOS <http://aoidos.ufsc.br/> e fazer a escansão, para confirmar se produziram realmente um soneto com todos os seus elementos.
  • Verifique os trabalhos dos alunos e esclareça as dúvidas sobre o gênero e possíveis impasses (rimas, métrica, estrofação etc.) na composição.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Após a revisão das produções textuais e de verificarem a métrica no Sistema AOIDOS, informe que eles devem reescrever seus sonetos, escrevendo a sua versão final.
  • Peça que compartilhem qual a melhor forma de divulgar os trabalhos desenvolvidos na escola, lembrando que a apresentação será digital, devendo ser compartilhada por meio de um link e/ou QR Code. Pode ser usado o Apresentações Google, PowerPoint Online, Sway, Prezi ou outra ferramenta digital. Os tutoriais de algumas ferramentas já foram disponibilizados em aulas anteriores.
  • A versão final dos textos pode ser feita diretamente na ferramenta para otimizar o tempo. O arquivo deve ser único para a sala, ou seja, todos os sonetos ficarão organizados em uma única apresentação. O registro pode ser feito em áudio, vídeo, fotografia do soneto manuscrito ou digitado na ferramenta de apresentação escolhida.
  • Caso julgue necessário, pode usar o goo.gl para customizar o link da apresentação e usar um gerador de QR Code. Sonde se na sala não tem algum aluno que já saiba fazer esta parte do trabalho, assim o conhecimento dos alunos será valorizado.
  • Recolha os rascunhos das produções textuais para posterior avaliação e análise.

Materiais complementares:

Para acessar um tutorial sobre como gerar QR Codes, clique aqui.

Para acessar um tutorial sobre como customizar um link, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Verifique se todos registraram seu soneto na apresentação digital. Em seguida, projete a apresentação para a apreciação e comentários da classe.
  • Providencie a impressão de cartazes com o link e/ou QR Code, para divulgação na escola. Você pode solicitar que, posteriormente, alguns alunos cuidem da parte de divulgação, ficando responsáveis por afixar os cartazes e compartilhar o link em redes sociais e grupos de Whatsapp.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Folhas pautadas. Projetor ou quadro digital. Esboços das paródias e paráfrases dos sonetos. Notebooks para verificar a métrica dos sonetos produzidos fazendo a escansão digital e para registrar os sonetos na ferramenta digital.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Bloqueio criativo. Dificuldade na escrita.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A8YQF4FmbQRECG7BR6tK2vzQjt9gEqF7c7Dq3MX5Qx5cV4CsUMEEaKVkFSUP/marcuschi-luiz-antonio-oralidade-e-escrita.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.

SANTANNA, Affonso Romano de. Livro Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2000.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva o título da aula e informe que a proposta da aula é finalizar os sonetos e estruturar a apresentação digital, que servirá para divulgar para a escola os trabalhos feitos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos revisem seus sonetos, fazendo o restante dos ajustes necessários e verificando se a produção atende à métrica e estrofação do soneto.
  • Caso queiram, os alunos podem submeter seus textos ao Sistema AOIDOS <http://aoidos.ufsc.br/> e fazer a escansão, para confirmar se produziram realmente um soneto com todos os seus elementos.
  • Verifique os trabalhos dos alunos e esclareça as dúvidas sobre o gênero e possíveis impasses (rimas, métrica, estrofação etc.) na composição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Após a revisão das produções textuais e de verificarem a métrica no Sistema AOIDOS, informe que eles devem reescrever seus sonetos, escrevendo a sua versão final.
  • Peça que compartilhem qual a melhor forma de divulgar os trabalhos desenvolvidos na escola, lembrando que a apresentação será digital, devendo ser compartilhada por meio de um link e/ou QR Code. Pode ser usado o Apresentações Google, PowerPoint Online, Sway, Prezi ou outra ferramenta digital. Os tutoriais de algumas ferramentas já foram disponibilizados em aulas anteriores.
  • A versão final dos textos pode ser feita diretamente na ferramenta para otimizar o tempo. O arquivo deve ser único para a sala, ou seja, todos os sonetos ficarão organizados em uma única apresentação. O registro pode ser feito em áudio, vídeo, fotografia do soneto manuscrito ou digitado na ferramenta de apresentação escolhida.
  • Caso julgue necessário, pode usar o goo.gl para customizar o link da apresentação e usar um gerador de QR Code. Sonde se na sala não tem algum aluno que já saiba fazer esta parte do trabalho, assim o conhecimento dos alunos será valorizado.
  • Recolha os rascunhos das produções textuais para posterior avaliação e análise.

Materiais complementares:

Para acessar um tutorial sobre como gerar QR Codes, clique aqui.

Para acessar um tutorial sobre como customizar um link, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Verifique se todos registraram seu soneto na apresentação digital. Em seguida, projete a apresentação para a apreciação e comentários da classe.
  • Providencie a impressão de cartazes com o link e/ou QR Code, para divulgação na escola. Você pode solicitar que, posteriormente, alguns alunos cuidem da parte de divulgação, ficando responsáveis por afixar os cartazes e compartilhar o link em redes sociais e grupos de Whatsapp.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano