Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Folhas pautadas. Projetor ou quadro digital. Esboços das paródias e paráfrases dos sonetos. Notebooks para verificar a métrica dos sonetos produzidos fazendo a escansão digital e para registrar os sonetos na ferramenta digital.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Bloqueio criativo. Dificuldade na escrita.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A8YQF4FmbQRECG7BR6tK2vzQjt9gEqF7c7Dq3MX5Qx5cV4CsUMEEaKVkFSUP/marcuschi-luiz-antonio-oralidade-e-escrita.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.
PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
SANTANNA, Affonso Romano de. Livro Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2000.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Após a revisão das produções textuais e de verificarem a métrica no Sistema AOIDOS, informe que eles devem reescrever seus sonetos, escrevendo a sua versão final.
- Peça que compartilhem qual a melhor forma de divulgar os trabalhos desenvolvidos na escola, lembrando que a apresentação será digital, devendo ser compartilhada por meio de um link e/ou QR Code. Pode ser usado o Apresentações Google, PowerPoint Online, Sway, Prezi ou outra ferramenta digital. Os tutoriais de algumas ferramentas já foram disponibilizados em aulas anteriores.
- A versão final dos textos pode ser feita diretamente na ferramenta para otimizar o tempo. O arquivo deve ser único para a sala, ou seja, todos os sonetos ficarão organizados em uma única apresentação. O registro pode ser feito em áudio, vídeo, fotografia do soneto manuscrito ou digitado na ferramenta de apresentação escolhida.
- Caso julgue necessário, pode usar o goo.gl para customizar o link da apresentação e usar um gerador de QR Code. Sonde se na sala não tem algum aluno que já saiba fazer esta parte do trabalho, assim o conhecimento dos alunos será valorizado.
- Recolha os rascunhos das produções textuais para posterior avaliação e análise.
Materiais complementares:
Para acessar um tutorial sobre como gerar QR Codes, clique aqui.
Para acessar um tutorial sobre como customizar um link, clique aqui.