Atividade para impressão - Tabela para registro dos sonetos
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando a paródia ou a paráfrase de um soneto
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Textos impressos. Projetor ou quadro digital para apresentação, notebooks e tablets para pesquisa, caixa de papel e frases em tiras de papel.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Bloqueio criativo. Dificuldade em atender as especificações do soneto.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A8YQF4FmbQRECG7BR6tK2vzQjt9gEqF7c7Dq3MX5Qx5cV4CsUMEEaKVkFSUP/marcuschi-luiz-antonio-oralidade-e-escrita.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.
PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
SANTANNA, Affonso Romano de. Livro Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2000.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva o título da aula e informe que a proposta da aula é entender o que é paródia e paráfrase para a produção de sonetos inspirados em outros já existentes.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Para iniciar a aula, faça uma espécie de jogo: projete uma apresentação com alguns vídeos de paródias de canções bem conhecidas e peça que identifiquem a canção original. O objetivo é demonstrar a necessidade da paráfrase manter um vínculo com o texto original.
- Em seguida, continue o jogo projetando a mesma apresentação com trechos de paráfrases de sonetos.
- Caso queira, pode modificar as paródias e paráfrases disponibilizadas na apresentação.
Materiais complementares:
Para acessar a apresentação com o jogo, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos diferenciem as duas modalidades. Espera-se que os alunos percebam que, na paráfrase é mantida a mesma direção de sentido. Já na paródia, o tema pode ser modificado e ganhar uma conotação política ou humorística.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete as definições de paródia e paráfrase, para que eles verifiquem se as diferenças que identificaram condizem com os conceitos apresentados.
- Explique que as paródias geralmente têm caráter de crítica em relação ao texto original e podem apresentar uma mudança de tema. Por exemplo, alguns sonetos de amor poderiam passar a tratar de questões sociais relevantes como o consumismo ou o vício em eletrônicos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Deixe os alunos escolherem se farão paráfrases ou paródias. Para isso, eles podem pesquisar sobre paródias e paráfrases, conceito e outros exemplos. Disponibilize notebooks ou tablets para a pesquisa. Caso prefira, pode realizar a aula no laboratório de informática.
- Ressalte que eles podem modificar o seu tema, mas devem manter uma referência com o original. Caso ache pertinente, informe que o trabalho pode ser realizado individualmente ou em duplas. O trabalho individual permite uma aprendizagem aprofundada do tema, a individualização e desenvolve a criatividade e autonomia. Já o trabalho em duplas favorece a colaboração e a interação entre alunos (aprendizagem em pares).
- Os alunos devem escolher o soneto que servirá de inspiração à produção textual. Pode ser um dos que foram trabalhados em aulas anteriores ou outro. Deixe a escolha livre.
- Registre a escolha dos alunos e informe que a produção da paródia ou paráfrase será iniciada na próxima aula. Para organizar a produção dos alunos, identificando se o trabalho será individual ou em duplas e a opção por paródia ou paráfrase, use uma tabela que pode ser impressa ou ter seu link compartilhado na internet. Na tabela, eles devem preencher também o soneto que servirá de inspiração ao texto deles.
- Informe que, caso queiram, pode começar a desenvolver seus textos em casa.
- Sugestões de sites para a pesquisa: Norma Culta <https://www.normaculta.com.br/parodia-e-parafrase/> e Português <https://www.portugues.com.br/redacao/parodiaparafraseexemplosintertextualidade.html>.
Materiais complementares:
Para acessar um modelo da tabela, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula e treinar a habilidade de criar versos, peça que sorteiem uma frase de uma caixa de papel, depois peça que façam uma estrofe de forma colaborativa, inspirada na frase sorteada. O objetivo é que percebam que a frase serve de inspiração, mas que numa paráfrase ou paródia, é preciso ficar evidente a relação com o texto original.
Materiais complementares:
Para acessar exemplos de frases, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Explique a aula, de acordo com as informações do slide Tema.
Introdução
Em um vídeo, apresente uma série de paródias musicais encontradas na internet e outro conjunto de paráfrases de soneto (vejas as opções em materiais complementares), e peça que os alunos relatem brevemente se conhecem os textos aos quais as paródias/paráfrases fazem referência. Peça que eles enviem as respostas no grupo do WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso. Os vídeos também podem ser enviados por meio de links e as orientações podem ser escritas.
Desenvolvimento
Envie um áudio explicando a diferenças entre paródia e paráfrase, citando os conjuntos de textos analisados na Introdução. Oriente, no mesmo arquivo, que os alunos se organizem em duplas ou em trios (podem também fazer individualmente se preferirem) e escolham um soneto na internet para fazer uma paráfrase ou paródia, a critério deles. Nos casos em que os alunos optarem por fazer duplas ou trios, peça que criem grupos de WhatsApp, para conversar e escolher o soneto.
Fechamento
Para finalizar, disponibilize, via WhatsApp, as frases do último slide do plano. Peça que os alunos façam versos parodiando ou parafraseando as frases. Oriente-os a enviar as suas atividades no grupo de WhatsApp da turma, em que todos poderão ter acesso.
Convite às famílias
Convide a família a procurar e assistir a vídeos que fazem paródias de músicas conhecidas. Procurem canais como Galo Frito, que é bem conhecido pelos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Planejando a paródia ou a paráfrase de um soneto
Finalidade da aula: Planejar a produção uma paródia ou uma paráfrase a partir de um soneto conhecido, compreendendo as diferenças entre paráfrase e paródia para a criação de uma apresentação digital.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Soneto
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégia de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.