15444
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando a paródia ou a paráfrase de um soneto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Planejando a paródia ou a paráfrase de um soneto

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danielle Lima De Vasconcelos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Textos impressos. Projetor ou quadro digital para apresentação, notebooks e tablets para pesquisa, caixa de papel e frases em tiras de papel.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Bloqueio criativo. Dificuldade em atender as especificações do soneto.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A8YQF4FmbQRECG7BR6tK2vzQjt9gEqF7c7Dq3MX5Qx5cV4CsUMEEaKVkFSUP/marcuschi-luiz-antonio-oralidade-e-escrita.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.

SANTANNA, Affonso Romano de. Livro Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2000.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva o título da aula e informe que a proposta da aula é entender o que é paródia e paráfrase para a produção de sonetos inspirados em outros já existentes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para iniciar a aula, faça uma espécie de jogo: projete uma apresentação com alguns vídeos de paródias de canções bem conhecidas e peça que identifiquem a canção original. O objetivo é demonstrar a necessidade da paráfrase manter um vínculo com o texto original.
  • Em seguida, continue o jogo projetando a mesma apresentação com trechos de paráfrases de sonetos.
  • Caso queira, pode modificar as paródias e paráfrases disponibilizadas na apresentação.

Materiais complementares:

Para acessar a apresentação com o jogo, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos diferenciem as duas modalidades. Espera-se que os alunos percebam que, na paráfrase é mantida a mesma direção de sentido. Já na paródia, o tema pode ser modificado e ganhar uma conotação política ou humorística.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete as definições de paródia e paráfrase, para que eles verifiquem se as diferenças que identificaram condizem com os conceitos apresentados.
  • Explique que as paródias geralmente têm caráter de crítica em relação ao texto original e podem apresentar uma mudança de tema. Por exemplo, alguns sonetos de amor poderiam passar a tratar de questões sociais relevantes como o consumismo ou o vício em eletrônicos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Deixe os alunos escolherem se farão paráfrases ou paródias. Para isso, eles podem pesquisar sobre paródias e paráfrases, conceito e outros exemplos. Disponibilize notebooks ou tablets para a pesquisa. Caso prefira, pode realizar a aula no laboratório de informática.
  • Ressalte que eles podem modificar o seu tema, mas devem manter uma referência com o original. Caso ache pertinente, informe que o trabalho pode ser realizado individualmente ou em duplas. O trabalho individual permite uma aprendizagem aprofundada do tema, a individualização e desenvolve a criatividade e autonomia. Já o trabalho em duplas favorece a colaboração e a interação entre alunos (aprendizagem em pares).
  • Os alunos devem escolher o soneto que servirá de inspiração à produção textual. Pode ser um dos que foram trabalhados em aulas anteriores ou outro. Deixe a escolha livre.
  • Registre a escolha dos alunos e informe que a produção da paródia ou paráfrase será iniciada na próxima aula. Para organizar a produção dos alunos, identificando se o trabalho será individual ou em duplas e a opção por paródia ou paráfrase, use uma tabela que pode ser impressa ou ter seu link compartilhado na internet. Na tabela, eles devem preencher também o soneto que servirá de inspiração ao texto deles.
  • Informe que, caso queiram, pode começar a desenvolver seus textos em casa.
  • Sugestões de sites para a pesquisa: Norma Culta <https://www.normaculta.com.br/parodia-e-parafrase/> e Português <https://www.portugues.com.br/redacao/parodiaparafraseexemplosintertextualidade.html>.

Materiais complementares:

Para acessar um modelo da tabela, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula e treinar a habilidade de criar versos, peça que sorteiem uma frase de uma caixa de papel, depois peça que façam uma estrofe de forma colaborativa, inspirada na frase sorteada. O objetivo é que percebam que a frase serve de inspiração, mas que numa paráfrase ou paródia, é preciso ficar evidente a relação com o texto original.

Materiais complementares:

Para acessar exemplos de frases, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Textos impressos. Projetor ou quadro digital para apresentação, notebooks e tablets para pesquisa, caixa de papel e frases em tiras de papel.

Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.

Dificuldades antecipadas: Bloqueio criativo. Dificuldade em atender as especificações do soneto.

Referências sobre o assunto:

ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.

COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica , 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. Signótica, 9:119-145, jan./dez. 1997. Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A8YQF4FmbQRECG7BR6tK2vzQjt9gEqF7c7Dq3MX5Qx5cV4CsUMEEaKVkFSUP/marcuschi-luiz-antonio-oralidade-e-escrita.pdf>. Acesso em: 25 out. 2018.

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas - caderno do professor. Coleção alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006.

SANTANNA, Affonso Romano de. Livro Paródia, paráfrase & cia. São Paulo: Ática, 2000.

SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.

TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva o título da aula e informe que a proposta da aula é entender o que é paródia e paráfrase para a produção de sonetos inspirados em outros já existentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para iniciar a aula, faça uma espécie de jogo: projete uma apresentação com alguns vídeos de paródias de canções bem conhecidas e peça que identifiquem a canção original. O objetivo é demonstrar a necessidade da paráfrase manter um vínculo com o texto original.
  • Em seguida, continue o jogo projetando a mesma apresentação com trechos de paráfrases de sonetos.
  • Caso queira, pode modificar as paródias e paráfrases disponibilizadas na apresentação.

Materiais complementares:

Para acessar a apresentação com o jogo, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos diferenciem as duas modalidades. Espera-se que os alunos percebam que, na paráfrase é mantida a mesma direção de sentido. Já na paródia, o tema pode ser modificado e ganhar uma conotação política ou humorística.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete as definições de paródia e paráfrase, para que eles verifiquem se as diferenças que identificaram condizem com os conceitos apresentados.
  • Explique que as paródias geralmente têm caráter de crítica em relação ao texto original e podem apresentar uma mudança de tema. Por exemplo, alguns sonetos de amor poderiam passar a tratar de questões sociais relevantes como o consumismo ou o vício em eletrônicos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Deixe os alunos escolherem se farão paráfrases ou paródias. Para isso, eles podem pesquisar sobre paródias e paráfrases, conceito e outros exemplos. Disponibilize notebooks ou tablets para a pesquisa. Caso prefira, pode realizar a aula no laboratório de informática.
  • Ressalte que eles podem modificar o seu tema, mas devem manter uma referência com o original. Caso ache pertinente, informe que o trabalho pode ser realizado individualmente ou em duplas. O trabalho individual permite uma aprendizagem aprofundada do tema, a individualização e desenvolve a criatividade e autonomia. Já o trabalho em duplas favorece a colaboração e a interação entre alunos (aprendizagem em pares).
  • Os alunos devem escolher o soneto que servirá de inspiração à produção textual. Pode ser um dos que foram trabalhados em aulas anteriores ou outro. Deixe a escolha livre.
  • Registre a escolha dos alunos e informe que a produção da paródia ou paráfrase será iniciada na próxima aula. Para organizar a produção dos alunos, identificando se o trabalho será individual ou em duplas e a opção por paródia ou paráfrase, use uma tabela que pode ser impressa ou ter seu link compartilhado na internet. Na tabela, eles devem preencher também o soneto que servirá de inspiração ao texto deles.
  • Informe que, caso queiram, pode começar a desenvolver seus textos em casa.
  • Sugestões de sites para a pesquisa: Norma Culta <https://www.normaculta.com.br/parodia-e-parafrase/> e Português <https://www.portugues.com.br/redacao/parodiaparafraseexemplosintertextualidade.html>.

Materiais complementares:

Para acessar um modelo da tabela, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula e treinar a habilidade de criar versos, peça que sorteiem uma frase de uma caixa de papel, depois peça que façam uma estrofe de forma colaborativa, inspirada na frase sorteada. O objetivo é que percebam que a frase serve de inspiração, mas que numa paráfrase ou paródia, é preciso ficar evidente a relação com o texto original.

Materiais complementares:

Para acessar exemplos de frases, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano