Atividade para impressão - Planejamento do conto
Plano de Aula
Plano de aula: Produção escrita: o gênero conto
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Dificuldades para desenvolver o texto atendendo às características próprias do gênero. Para sanar a possível dificuldade, retome sempre que necessário as características do gênero conto.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Explique para os alunos que nesta aula eles começarão escrever os contos sobre histórias das mulheres que destacam-se na comunidade.
- Pergunte a eles como foi a realização da entrevista, se eles conseguiram coletar histórias e fatos inspiradores para a produção dos contos.
- Permita que os alunos exponham seus relatos e troquem experiências.
- Organize-os em duplas para que eles comecem a atividade de planejamento do texto, relembre-os que as duplas são as mesmas da aula anterior.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a começarem a produção pelo planejamento do texto. Para isso retome com eles a estrutura da narrativa.
- Se achar conveniente, imprima a atividade disponível em Materiais complementares, para que eles realizem o planejamento do conto e entreguem no final da aula, como uma atividade avaliativa.
- Lembre-os de consultar o material coletado na entrevista, explique a eles que ele servirá como inspiração para a escrita do conto.
- Não esqueça de avisá-los que, por se tratar de uma obra de ficção, os fatos coletados na entrevista servirão como base para a criação das histórias e não como relato fiel do acontecido.
Materiais complementares:
Imprima a atividade aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Depois que os alunos terminarem o planejamento do conto, peça que comecem a escrever a primeira versão do texto.
- Enquanto os alunos escrevem, você pode orientar as duplas, circulando pela sala.
- Ao passar pela carteira de cada dupla, solicite a atividade de planejamento, confira os itens preenchidos pelos alunos e dê sugestões, conforme for necessário.
- Esclareça outras dúvidas que julgar pertinente.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- No final da aula, peça que os alunos interrompam a escrita dos contos e troquem a atividade com outra dupla.
- Explique que eles devem ler os textos dos colegas e realizar uma primeira avaliação.
- Mesmo que algumas duplas não tenham terminado de escrever, peça que troquem a atividade.
- Você pode disponibilizar mais aulas depois, para a conclusão da escrita.
- Para realização da avaliação, imprima a atividade disponível em materiais complementares e peça para que os alunos preencham-na.
- Depois de lido o conto e preenchida a avaliação, peça para que eles destroquem as atividades e façam as adequações necessárias.
- Peça para que entreguem a primeira versão do conto nesta aula, ou na aula seguinte. No segundo caso, eles podem fazer uma revisão em casa. Veja a disponibilidade de suas aulas para a escrita da primeira versão do conto; contudo é importante considerar que na próxima etapa você deve ter lido e revisado as produções para a realização da revisão.
- Como sugestões para etapa da revisão dos textos realizada por você, o ponto de partida pode ser a análise das características do gênero conto, por meio do quadro avaliativo preenchido pelo próprios alunos, você pode imprimir um novo quadro para ser preenchido por você para que os alunos possam confrontá-lo com a análise do colega. Verifique se os alunos fizeram as modificações sugeridas pelos colegas. Finalmente, você pode deixar sugestões de adequações no texto ou selecionar excertos para reescrita coletiva na próxima aula.
Materiais complementares:
Imprima o quadro avaliativo disponível aqui.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando que eles irão produzir um texto. Além disso, peça que eles comentem brevemente, por mensagem de texto, como foi o processo de entrevista com as mulheres empoderadas, que fizeram como atividade pós-aula da aula passada (veja o plano de aula anterior). Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
No mesmo vídeo ou áudio, peça que os alunos se organizem em duplas (preferencialmente as mesmas duplas da entrevista), para se comunicarem via WhatsApp. Oriente-os, considerando as características coletadas da pessoa entrevistada, a planejar a produção de um conto, usando o roteiro disponível como material complementar (entregue a eles). Peça que eles interajam, via WhatsApp, para fazer juntos as escolhas pertinentes à construção do conto.
Desenvolvimento
No mesmo vídeo, peça que os alunos iniciem a produção textual com base no planejamento que fizeram em suas duplas. Sugira, no áudio ou vídeo, que os alunos criem o texto no Google Docs, onde eles poderão deixar as suas dúvidas em forma de comentário ao professor, e onde poderá ser acompanhada, em tempo real, a produção escrita. Oriente-os que, assim que acabarem a produção, sinalizem ao professor a fim de que recebam, via e-mail ou WhatsApp, a rubrica de qualidade disponível no último slide do plano de aula, para avaliarem o texto produzido (se necessário, aponte a necessidade de fazer alterações).
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada dupla, ao acabar a produção escrita, envie um áudio (e uma cópia) lendo o texto para todos da turma. Nesse momento de exposição, faça comentários e instigue os colegas a participar, comentando com base na rubrica disponível no Fechamento da aula.
Convite às famílias
Convide a família a revisar os planos de textos produzidos pelos alunos, indicando se está coerente e se as informações escolhidas fazem sentido para o propósito comunicativo, respeitando os itens da rubrica de qualidade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produção escrita: o gênero conto
Finalidade da aula: Criar contos a partir das histórias coletadas, sobre mulheres que se destacam na comunidade, para posterior divulgação em formato de livro digital.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos clássicos e contemporâneos
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/ edição / Construção da textualidade
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51, EF89LP35
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.