15441
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento da escrita de um conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Planejamento da escrita de um conto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando o que é empoderamento feminino. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.

Introdução
No mesmo vídeo ou áudio, diga que os alunos irão produzir uma coletânea de contos nas próximas aulas e, por isso, pergunte a eles se estão lembrados das características estruturais e linguísticas desse gênero, que deve ter sido estudado por eles, relatando-as brevemente por áudio ou mensagem de texto, no grupo de WhatsApp, onde todos os alunos da classe possam participar e contribuir.

Desenvolvimento
Em um novo vídeo, peça que os alunos se organizem em duplas para discutirem as atividades em algum aplicativo de mensagem ou conversa (SMS, WhatsApp, Instagram, Messenger etc.). Então, oriente-os que escolham alguma mulher que eles considerem empoderada na sociedade e planejem um roteiro de entrevista a ser aplicado com ela a fim de conhecê-la, criando perguntas complexas sobre questões pessoais, familiares, sociais e profissionais (veja as sugestões no plano de aula). Oriente, no final da atividade, que eles entreguem o roteiro. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.

Fechamento
Disponibilize aos alunos as questões do slide Fechamento para que eles revejam o roteiro de entrevista e, caso necessário, façam alterações. Peça, por mensagem de texto, áudio ou vídeo, que os alunos procurem a pessoa que será entrevistada nas redes sociais (ou entrem em contato por e-mail), expliquem a atividade a ela e façam, assim, a entrevista (por mensagem de texto ou por e-mail). Sugira aos alunos, se puderem, fazer uma entrevista síncrona, por meio do Zoom, Google Meet ou por chamada de vídeo pelas redes sociais mais populares (WhatsApp ou Facebook).

Convite às famílias
Toda a família tem alguma mulher empoderada, forte, guerreira e batalhadora. Convide-a para que seja a mulher entrevistada, de forma a facilitar a atividade e também de valorizar as pessoas que estão ao nosso lado.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_01SQA13

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas