15441
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento da escrita de um conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Planejamento da escrita de um conto

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Produzir um roteiro de entrevista, planejar um conto tendo em vista sua estrutura e recursos próprios. Para sanar as possíveis dificuldades, o professor pode apresentar modelos previamente elaborados de entrevistas e trabalhar o planejamento do conto coletivamente, fazendo uma revisão sobre as características do gênero conto.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos e retome com eles o conceito de empoderamento feminino, estudado durante a sequência de aulas em torno do gênero conto.
  • Pergunte à classe: Vocês podem citar exemplos de mulheres empoderadas presentes na comunidade onde vivem?
  • Acolha as respostas dos alunos e permita que todos colaborem oralmente neste momento.
  • Se julgar necessário, anote os exemplos citados pelos alunos no quadro, para que eles percebam que a etapa de levantamento dos conhecimentos prévios também faz parte do planejamento do texto. Caso você faça essa listagem de exemplos no quadro, peça que os alunos registrem no caderno.
  • Diga a eles que esse tema irá permear as produções de textos nas próximas aulas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles produzirão uma coletânea de contos, que irão compor um livro.
  • Retome com eles as características do conto. Pergunte a eles se recordam quais elementos constituem esse gênero textual.
  • Acolha as respostas dos alunos. Sugestão de respostas: O conto é um texto do universo ficcional, que é constituído por personagens, espaço, tempo, narrador, enredo. É uma narrativa curta.
  • Distribua o quadro, que está disponível em Materiais complementares para impressão. Peça que eles retomem o conto Maria, de Conceição Evaristo e preencham o quadro individualmente. O quadro pode ser utilizado também para planejamento do conto, durante a produção dos alunos. Neste momento, o importante é retomar os elementos da narrativa ficcional com os alunos.
  • Faça a correção oral e coletivamente. Sugestão de respostas: Personagens: Maria, o ex-marido, os filhos de Maria, outro assaltante, passageiros do ônibus, motorista do ônibus, a patroa de Maria, policiais; Tempo: Retorno de Maria do trabalho para a casa, provavelmente à tarde ou à noite; Espaço: ponto de ônibus, ônibus; Enredo: Maria reencontra seu ex-marido no ônibus, de volta para a casa. Ele assaltou os passageiros do ônibus. Maria foi confundida com os assaltantes e morta pelos passageiros, como reação à revolta do assalto; Modo de veiculação: Livro impresso; Autora: Conceição Evaristo; Público-alvo: a temática do conto pode interessar o público juvenil e adulto.

Materiais complementares:

Imprima a atividade aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Forme duplas e peça para que eles escolham uma mulher que eles conheçam e que considerem empoderada. Explique que a dupla formada nesta etapa irá trabalhar junto em outras etapas também até finalizar a produção do conto. Como a etapa da produção escrita envolve algumas etapas e tarefas mais complexas, o ideal é que os alunos estejam em duplas para dividir as tarefas, o importante aqui também é ressaltar a importância de um trabalho colaborativo.
  • Explique que eles farão uma entrevista com a pessoa escolhida, a história dela servirá como inspiração para a criação das personagens dos contos.
  • Para isso, peça que os alunos elaborem um roteiro de entrevista para coletar os dados. Explique que eles devem realizar a entrevista como atividade extraclasse e trazer os dados coletados para a próxima aula.
  • O objetivo da entrevista é conhecer o máximo de detalhes da entrevistada, para que eles construam as personagens. O tema central da entrevista é empoderamento feminino, então eles devem elaborar perguntas nesse viés.
  • Oriente-os a elaborar quatro perguntas para cada um dos campos a seguir: Pessoal, Familiar, Social e Profissional. No total, o roteiro deve ser constituído de dezesseis perguntas, no mínimo. Um exemplo de pergunta do âmbito social seria: Você já viveu alguma situação de desigualdade em relação aos homens em sua comunidade? Qual? Como resolveu a situação? Caso a resposta seja negativa, você pode relatar algum exemplo presenciado por você? No campo familiar, um exemplo seria: Você contribui para o sustento de sua família? De que forma? Em relação ao campo pessoal, um exemplo pode ser: Você já sofreu algum tipo de discriminação por causa de alguma roupa que usou ou por expor seu corpo em alguma situação (Exemplo: ida à praia)? Por fim, um exemplo de questão do âmbito Profissional: Você se sente respeitada no seu ambiente de trabalho? Cite exemplos de boas ou más práticas vivenciadas no seu trabalho, quanto à atuação profissional feminina.
  • Oriente-os a evitar perguntas que possam ser respondidas com um sim ou não simplesmente. Para planejar o roteiro de entrevista, oriente-os a pensar em perguntas que permitirão que a entrevistada exponha vivências, exemplos e histórias de vida.
  • Ao final, solicite que eles entreguem uma cópia do roteiro, para que você possa dar sugestões.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete as questões para os alunos e peça para que eles avaliem a qualidade de seus roteiros.
  • Peça que realizem as modificações necessárias, para adequar o roteiro de entrevista.
  • Diga aos alunos que a entrevista pode ser escrita ou gravada em áudio. Se eles considerarem pertinente, eles podem convidar as entrevistadas para visitar a escola e conhecer o projeto mais de perto.
  • Peça que tragam as respostas para a próxima aula, quando eles devem iniciar a produção dos contos. Analise a particularidade de sua sala de aula. Caso haja necessidade, disponibilize mais tempo para que os alunos possam desenvolver a atividade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Produzir um roteiro de entrevista, planejar um conto tendo em vista sua estrutura e recursos próprios. Para sanar as possíveis dificuldades, o professor pode apresentar modelos previamente elaborados de entrevistas e trabalhar o planejamento do conto coletivamente, fazendo uma revisão sobre as características do gênero conto.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos e retome com eles o conceito de empoderamento feminino, estudado durante a sequência de aulas em torno do gênero conto.
  • Pergunte à classe: Vocês podem citar exemplos de mulheres empoderadas presentes na comunidade onde vivem?
  • Acolha as respostas dos alunos e permita que todos colaborem oralmente neste momento.
  • Se julgar necessário, anote os exemplos citados pelos alunos no quadro, para que eles percebam que a etapa de levantamento dos conhecimentos prévios também faz parte do planejamento do texto. Caso você faça essa listagem de exemplos no quadro, peça que os alunos registrem no caderno.
  • Diga a eles que esse tema irá permear as produções de textos nas próximas aulas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que eles produzirão uma coletânea de contos, que irão compor um livro.
  • Retome com eles as características do conto. Pergunte a eles se recordam quais elementos constituem esse gênero textual.
  • Acolha as respostas dos alunos. Sugestão de respostas: O conto é um texto do universo ficcional, que é constituído por personagens, espaço, tempo, narrador, enredo. É uma narrativa curta.
  • Distribua o quadro, que está disponível em Materiais complementares para impressão. Peça que eles retomem o conto Maria, de Conceição Evaristo e preencham o quadro individualmente. O quadro pode ser utilizado também para planejamento do conto, durante a produção dos alunos. Neste momento, o importante é retomar os elementos da narrativa ficcional com os alunos.
  • Faça a correção oral e coletivamente. Sugestão de respostas: Personagens: Maria, o ex-marido, os filhos de Maria, outro assaltante, passageiros do ônibus, motorista do ônibus, a patroa de Maria, policiais; Tempo: Retorno de Maria do trabalho para a casa, provavelmente à tarde ou à noite; Espaço: ponto de ônibus, ônibus; Enredo: Maria reencontra seu ex-marido no ônibus, de volta para a casa. Ele assaltou os passageiros do ônibus. Maria foi confundida com os assaltantes e morta pelos passageiros, como reação à revolta do assalto; Modo de veiculação: Livro impresso; Autora: Conceição Evaristo; Público-alvo: a temática do conto pode interessar o público juvenil e adulto.

Materiais complementares:

Imprima a atividade aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Forme duplas e peça para que eles escolham uma mulher que eles conheçam e que considerem empoderada. Explique que a dupla formada nesta etapa irá trabalhar junto em outras etapas também até finalizar a produção do conto. Como a etapa da produção escrita envolve algumas etapas e tarefas mais complexas, o ideal é que os alunos estejam em duplas para dividir as tarefas, o importante aqui também é ressaltar a importância de um trabalho colaborativo.
  • Explique que eles farão uma entrevista com a pessoa escolhida, a história dela servirá como inspiração para a criação das personagens dos contos.
  • Para isso, peça que os alunos elaborem um roteiro de entrevista para coletar os dados. Explique que eles devem realizar a entrevista como atividade extraclasse e trazer os dados coletados para a próxima aula.
  • O objetivo da entrevista é conhecer o máximo de detalhes da entrevistada, para que eles construam as personagens. O tema central da entrevista é empoderamento feminino, então eles devem elaborar perguntas nesse viés.
  • Oriente-os a elaborar quatro perguntas para cada um dos campos a seguir: Pessoal, Familiar, Social e Profissional. No total, o roteiro deve ser constituído de dezesseis perguntas, no mínimo. Um exemplo de pergunta do âmbito social seria: Você já viveu alguma situação de desigualdade em relação aos homens em sua comunidade? Qual? Como resolveu a situação? Caso a resposta seja negativa, você pode relatar algum exemplo presenciado por você? No campo familiar, um exemplo seria: Você contribui para o sustento de sua família? De que forma? Em relação ao campo pessoal, um exemplo pode ser: Você já sofreu algum tipo de discriminação por causa de alguma roupa que usou ou por expor seu corpo em alguma situação (Exemplo: ida à praia)? Por fim, um exemplo de questão do âmbito Profissional: Você se sente respeitada no seu ambiente de trabalho? Cite exemplos de boas ou más práticas vivenciadas no seu trabalho, quanto à atuação profissional feminina.
  • Oriente-os a evitar perguntas que possam ser respondidas com um sim ou não simplesmente. Para planejar o roteiro de entrevista, oriente-os a pensar em perguntas que permitirão que a entrevistada exponha vivências, exemplos e histórias de vida.
  • Ao final, solicite que eles entreguem uma cópia do roteiro, para que você possa dar sugestões.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete as questões para os alunos e peça para que eles avaliem a qualidade de seus roteiros.
  • Peça que realizem as modificações necessárias, para adequar o roteiro de entrevista.
  • Diga aos alunos que a entrevista pode ser escrita ou gravada em áudio. Se eles considerarem pertinente, eles podem convidar as entrevistadas para visitar a escola e conhecer o projeto mais de perto.
  • Peça que tragam as respostas para a próxima aula, quando eles devem iniciar a produção dos contos. Analise a particularidade de sua sala de aula. Caso haja necessidade, disponibilize mais tempo para que os alunos possam desenvolver a atividade.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano