Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Produzir um roteiro de entrevista, planejar um conto tendo em vista sua estrutura e recursos próprios. Para sanar as possíveis dificuldades, o professor pode apresentar modelos previamente elaborados de entrevistas e trabalhar o planejamento do conto coletivamente, fazendo uma revisão sobre as características do gênero conto.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos e retome com eles o conceito de empoderamento feminino, estudado durante a sequência de aulas em torno do gênero conto.
- Pergunte à classe: Vocês podem citar exemplos de mulheres empoderadas presentes na comunidade onde vivem?
- Acolha as respostas dos alunos e permita que todos colaborem oralmente neste momento.
- Se julgar necessário, anote os exemplos citados pelos alunos no quadro, para que eles percebam que a etapa de levantamento dos conhecimentos prévios também faz parte do planejamento do texto. Caso você faça essa listagem de exemplos no quadro, peça que os alunos registrem no caderno.
- Diga a eles que esse tema irá permear as produções de textos nas próximas aulas.
Introdução
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que eles produzirão uma coletânea de contos, que irão compor um livro.
- Retome com eles as características do conto. Pergunte a eles se recordam quais elementos constituem esse gênero textual.
- Acolha as respostas dos alunos. Sugestão de respostas: O conto é um texto do universo ficcional, que é constituído por personagens, espaço, tempo, narrador, enredo. É uma narrativa curta.
- Distribua o quadro, que está disponível em Materiais complementares para impressão. Peça que eles retomem o conto Maria, de Conceição Evaristo e preencham o quadro individualmente. O quadro pode ser utilizado também para planejamento do conto, durante a produção dos alunos. Neste momento, o importante é retomar os elementos da narrativa ficcional com os alunos.
- Faça a correção oral e coletivamente. Sugestão de respostas: Personagens: Maria, o ex-marido, os filhos de Maria, outro assaltante, passageiros do ônibus, motorista do ônibus, a patroa de Maria, policiais; Tempo: Retorno de Maria do trabalho para a casa, provavelmente à tarde ou à noite; Espaço: ponto de ônibus, ônibus; Enredo: Maria reencontra seu ex-marido no ônibus, de volta para a casa. Ele assaltou os passageiros do ônibus. Maria foi confundida com os assaltantes e morta pelos passageiros, como reação à revolta do assalto; Modo de veiculação: Livro impresso; Autora: Conceição Evaristo; Público-alvo: a temática do conto pode interessar o público juvenil e adulto.
Materiais complementares:
Imprima a atividade aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Forme duplas e peça para que eles escolham uma mulher que eles conheçam e que considerem empoderada. Explique que a dupla formada nesta etapa irá trabalhar junto em outras etapas também até finalizar a produção do conto. Como a etapa da produção escrita envolve algumas etapas e tarefas mais complexas, o ideal é que os alunos estejam em duplas para dividir as tarefas, o importante aqui também é ressaltar a importância de um trabalho colaborativo.
- Explique que eles farão uma entrevista com a pessoa escolhida, a história dela servirá como inspiração para a criação das personagens dos contos.
- Para isso, peça que os alunos elaborem um roteiro de entrevista para coletar os dados. Explique que eles devem realizar a entrevista como atividade extraclasse e trazer os dados coletados para a próxima aula.
- O objetivo da entrevista é conhecer o máximo de detalhes da entrevistada, para que eles construam as personagens. O tema central da entrevista é empoderamento feminino, então eles devem elaborar perguntas nesse viés.
- Oriente-os a elaborar quatro perguntas para cada um dos campos a seguir: Pessoal, Familiar, Social e Profissional. No total, o roteiro deve ser constituído de dezesseis perguntas, no mínimo. Um exemplo de pergunta do âmbito social seria: Você já viveu alguma situação de desigualdade em relação aos homens em sua comunidade? Qual? Como resolveu a situação? Caso a resposta seja negativa, você pode relatar algum exemplo presenciado por você? No campo familiar, um exemplo seria: Você contribui para o sustento de sua família? De que forma? Em relação ao campo pessoal, um exemplo pode ser: Você já sofreu algum tipo de discriminação por causa de alguma roupa que usou ou por expor seu corpo em alguma situação (Exemplo: ida à praia)? Por fim, um exemplo de questão do âmbito Profissional: Você se sente respeitada no seu ambiente de trabalho? Cite exemplos de boas ou más práticas vivenciadas no seu trabalho, quanto à atuação profissional feminina.
- Oriente-os a evitar perguntas que possam ser respondidas com um sim ou não simplesmente. Para planejar o roteiro de entrevista, oriente-os a pensar em perguntas que permitirão que a entrevistada exponha vivências, exemplos e histórias de vida.
- Ao final, solicite que eles entreguem uma cópia do roteiro, para que você possa dar sugestões.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete as questões para os alunos e peça para que eles avaliem a qualidade de seus roteiros.
- Peça que realizem as modificações necessárias, para adequar o roteiro de entrevista.
- Diga aos alunos que a entrevista pode ser escrita ou gravada em áudio. Se eles considerarem pertinente, eles podem convidar as entrevistadas para visitar a escola e conhecer o projeto mais de perto.
- Peça que tragam as respostas para a próxima aula, quando eles devem iniciar a produção dos contos. Analise a particularidade de sua sala de aula. Caso haja necessidade, disponibilize mais tempo para que os alunos possam desenvolver a atividade.