10109
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Números, lógica e argumentação matemática: tudo junto e misturado!

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Ampliar a resolução de problemas de lógica dedutiva e lógica matemática com atributos numéricos. Utilizar argumentação matemática para propor a resolução dos problemas propostos.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

A definir



Objetivos específicos

  • Ampliar a resolução de problemas de lógica dedutiva e lógica matemática com atributos numéricos.
  • Utilizar argumentação matemática para propor a resolução dos problemas propostos.

Conceito-chave

Resolução de problemas de raciocínio lógico com até quatro atributos.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula

Raciocínio lógico, lógica dedutiva, lógica matemática


Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Mostrar à turma o que se espera alcançar ao fim desta aula.

Orientação: Apresentar para a turma o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Discuta com a turma:

  • Quando você vai resolver um problema, e verifica que tal problema necessita de lógica para ser resolvido, como você organiza seu pensamento para iniciar a resolução?
  • E quando o problema apresenta mais informações para serem identificadas, isso torna o processo de resolução mais complicado?
  • Em que esses tipos de problema podem ajudar na sua forma de pensar, também fora da matemática.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Propósito: Propor soluções para a situação problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Propósito: Propor soluções para a situação problema.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Propósito: Propor soluções para a situação problema.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a sua estratégia para resolver este problema?
  • Você se recorda de algum problema semelhante a esse, que possa te ajudar a resolver esta situação?
  • Que dica você daria a João que possa ajudar ele a chegar na solução do problema?
  • Você teve dificuldades no processo de resolução do problema até chegar a resposta final? Quais foram essas dificuldades?
  • Quando você realiza a leitura de um problema como este, cheio de informações que precisam ser analisadas uma a uma, que tipo de pensamento você tem quanto ao processo de resolução?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte ), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma: Há infinitas possibilidades de trabalhar com os alunos, afirmativas sobre a ocupação das demais barracas. Abaixo segue algumas sugestões de perguntas que podem ser utilizadas neste momento.

  • Como poderíamos definir a ocupação de outras barracas, a partir da barraca do Pedro?
  • De que outra forma você poderia propor a ocupação da barraca de Cláudia?
  • Que afirmativa,diferente da apresentada no problema, você poderia propor entre as barracas de Dora e Pedro?
  • Que afirmação você poderia propor entre a barraca 5 e a barraca 25?
  • Como você pode propor uma afirmativa entre Cláudia e Pedro?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientação: Encerre a aula destacando a importância de se resolver problemas de lógica, que fazem uso de deduções e do raciocínio matemática. Tal importância ocorre pois a resolução deste tipo de problema exige de nós uma estruturação de ideias e de pensamentos, muitas vezes não utilizada na resolução de problemas convencionais da matemática.

Propósito: Discutir com os alunos sobre os problemas de lógica dedutiva e matemática, e as estratégias utilizadas na resolução das atividades propostas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente este problema aos alunos e peça que pensem nas maneiras que podem obter a resolução. Este problema pode ser apresentado no quadro, por meio da projeção ou pode providenciar cópias para os alunos. Esta atividade de Raio X servirá para avaliar as aprendizagens dos alunos e verificar se compreenderam a maneira de resolver problemas de lógica dedutiva e lógica matemática e quais estratégias utilizam para determinar as resoluções, bem como o pensar lógico utilizado na resolução deste tipo de problema. É de fundamental importância a sua atenção neste momento, para que possa fazer suas intervenções.

Propósito: Analisar a aprendizagem dos alunos, na resolução de problema de lógica dedutiva e lógica matemática.

Discuta com a turma:

  • Com relação às atividades que realizamos hoje, o que podemos destacar sobre a resolução de problemas de matemática?
  • Em que se aproxima e em que se distancia de um problema que não utiliza raciocínio lógico na sua resolução?
  • O que você entende por lógica? E por pensamento lógico?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Mostrar à turma o que se espera alcançar ao fim desta aula.

Orientação: Apresentar para a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

A definir



Objetivos específicos

  • Ampliar a resolução de problemas de lógica dedutiva e lógica matemática com atributos numéricos.
  • Utilizar argumentação matemática para propor a resolução dos problemas propostos.

Conceito-chave

Resolução de problemas de raciocínio lógico com até quatro atributos.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula

Raciocínio lógico, lógica dedutiva, lógica matemática

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Discuta com a turma:

  • Quando você vai resolver um problema, e verifica que tal problema necessita de lógica para ser resolvido, como você organiza seu pensamento para iniciar a resolução?
  • E quando o problema apresenta mais informações para serem identificadas, isso torna o processo de resolução mais complicado?
  • Em que esses tipos de problema podem ajudar na sua forma de pensar, também fora da matemática.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Este é um plano de aula de ampliação de problemas de lógica. A proposta apresentada aqui é propor a resolução de problemas que possam apresentar até quatro atributos diferentes. As discussões serão realizadas em torno de pensamento lógico, pensamento lógico dedutivo e lógica matemática.

Propósito: Retomar os conceitos de lógica dedutiva e lógica matemática e apresentar problemas com com até quatro atributos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Propósito: Propor soluções para a situação problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Propósito: Propor soluções para a situação problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Propósito: Propor soluções para a situação problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as maneiras de resoluções que serão apresentadas pelos alunos, e permita que os mesmos exponham as estratégias que eles utilizaram no processo de resolução.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a sua estratégia para resolver este problema?
  • Você se recorda de algum problema semelhante a esse, que possa te ajudar a resolver esta situação?
  • Que dica você daria a João que possa ajudar ele a chegar na solução do problema?
  • Você teve dificuldades no processo de resolução do problema até chegar a resposta final? Quais foram essas dificuldades?
  • Quando você realiza a leitura de um problema como este, cheio de informações que precisam ser analisadas uma a uma, que tipo de pensamento você tem quanto ao processo de resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte ), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( SLIDES 17 a 23 )

Orientação: Nesta parte da resolução, pode ser realizada uma revisão das habilidades EF02MA08 (Resolução de problemas envolvendo multiplicação por 2 e 3, dobro, triplo, metade e terça parte), EF04MA08 e EF04MA09 (Exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte (todos discretos e contínuos, representações diversas, incluindo as escritas).

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma: Há infinitas possibilidades de trabalhar com os alunos, afirmativas sobre a ocupação das demais barracas. Abaixo segue algumas sugestões de perguntas que podem ser utilizadas neste momento.

  • Como poderíamos definir a ocupação de outras barracas, a partir da barraca do Pedro?
  • De que outra forma você poderia propor a ocupação da barraca de Cláudia?
  • Que afirmativa,diferente da apresentada no problema, você poderia propor entre as barracas de Dora e Pedro?
  • Que afirmação você poderia propor entre a barraca 5 e a barraca 25?
  • Como você pode propor uma afirmativa entre Cláudia e Pedro?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientação: Encerre a aula destacando a importância de se resolver problemas de lógica, que fazem uso de deduções e do raciocínio matemática. Tal importância ocorre pois a resolução deste tipo de problema exige de nós uma estruturação de ideias e de pensamentos, muitas vezes não utilizada na resolução de problemas convencionais da matemática.

Propósito: Discutir com os alunos sobre os problemas de lógica dedutiva e matemática, e as estratégias utilizadas na resolução das atividades propostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente este problema aos alunos e peça que pensem nas maneiras que podem obter a resolução. Este problema pode ser apresentado no quadro, por meio da projeção ou pode providenciar cópias para os alunos. Esta atividade de Raio X servirá para avaliar as aprendizagens dos alunos e verificar se compreenderam a maneira de resolver problemas de lógica dedutiva e lógica matemática e quais estratégias utilizam para determinar as resoluções, bem como o pensar lógico utilizado na resolução deste tipo de problema. É de fundamental importância a sua atenção neste momento, para que possa fazer suas intervenções.

Propósito: Analisar a aprendizagem dos alunos, na resolução de problema de lógica dedutiva e lógica matemática.

Discuta com a turma:

  • Com relação às atividades que realizamos hoje, o que podemos destacar sobre a resolução de problemas de matemática?
  • Em que se aproxima e em que se distancia de um problema que não utiliza raciocínio lógico na sua resolução?
  • O que você entende por lógica? E por pensamento lógico?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano