Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em jingles, que é uma expressão inglesa que remete à oralidade musical de textos curtos, de fácil memorização, com a finalidade persuasiva. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.
Referências sobre o assunto: Para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.
ARRUDA-FERNANDES, Vânia Maria Bernardes. As funções sociais do gênero publicitário. Estudos Linguísticos XXXI, 2002. CD-ROM.
BAKHTIN, Mikhail (1953). Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MORAES, Vânia. A propaganda social no ensino médio: da leitura crítica à produção de peças publicitárias. In Lopes-Rossi (org). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté-SP. Cabral Editora, 2002.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Da distinção entre tipos, gêneros e subtipos de textos. In: Estudos Linguísticos. Marília: Fundação “Eurípedes Soares da Rocha”, v. XXX, 2001.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos leiam silenciosamente a letra do jingle no slide.
- Reproduza o vídeo com o jingle.
- Para esclarecer melhor aos alunos a situação retratada no vídeo, obtenha mais informações aqui.
- Peça que os alunos identifiquem argumentos apresentados no jingle para convencer os ouvintes.
Possibilidades de respostas:
A letra diz que o povo está cansado de de sofrer, portanto, o candidato coloca-se como uma saída para o sofrimento. Coloca-se como uma certeza para que o país se moralize.
- Agora, peça que os alunos identifiquem, no jingle, possibilidades de propostas políticas.
Possibilidades de respostas: O candidato diz que é a esperança do povo que está abandonado, então a proposta é de amparo. Diz, ainda que vai moralizar o país.
- Por fim, comente que os jingles podem nascer também de paródias, mas que têm uma finalidade conativa e que são meios orais de convencimento.