Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: Nesta aula, para trabalhar a oralidade no gênero propaganda política, os alunos trabalharão com propostas em jingles, que é uma expressão inglesa que remete à oralidade musical de textos curtos, de fácil memorização, com a finalidade persuasiva. Para melhor trabalhar esta aula, leia sobre debate aqui.
Referências sobre o assunto: Para aprofundar seus conhecimentos sobre oralidade, pesquise aqui.
ARRUDA-FERNANDES, Vânia Maria Bernardes. As funções sociais do gênero publicitário. Estudos Linguísticos XXXI, 2002. CD-ROM.
BAKHTIN, Mikhail (1953). Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MORAES, Vânia. A propaganda social no ensino médio: da leitura crítica à produção de peças publicitárias. In Lopes-Rossi (org). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté-SP. Cabral Editora, 2002.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Da distinção entre tipos, gêneros e subtipos de textos. In: Estudos Linguísticos. Marília: Fundação “Eurípedes Soares da Rocha”, v. XXX, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Para iniciar esta aula, leia o tema para os alunos e pergunte a eles se tem alguma música de propaganda que eles lembram. Provavelmente os alunos lembrar-se-ão de alguns jingles, embora ainda não tenha sido constituído esse conceito nesta aula.
- Anote alguns trechos que os alunos cantarem. Pergunte a que estão associadas as músicas que eles lembraram. Provavelmente estarão associadas a produtos ou empresas - no geral ligadas à propagandas publicitárias.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para iniciar esta aula, peça que os alunos leiam silenciosamente os versos do slide.
- Em seguida peça que coloquem um melodia na leitura e selecione alguns alunos para cantarem os versos, nas melodias que eles escolherem.
- Passe para o slide seguinte para concluir a introdução da aula.
Introdução
Orientações:
- Para dar continuidade à aula sobre jingles, apresente os jingles das imagens nos slides para os alunos. Os vídeos dos jingles estão nestes links: jingle 1 - jingle 2. Essa primeira apreciação não terá orientação para os alunos.
- Após a primeira exibição, pergunte o que mais lhes chamou a atenção. Provavelmente os alunos se sentirão atraídos pela melodia das músicas.
- Agora repita os vídeos e oriente os alunos a atentarem para a letra das músicas. Eles devem verificar se tem nelas orientações, comandos, convites. A previsão de respostas dos alunos deverá ser que no vídeo 1, há uma orientação sobre uma boa preparação para o Enem, para a checagem do cartão de inscrição e para o horário de chegada aos locais das provas. No vídeo 2, provavelmente os alunos dirão que há um convite para que os idosos se vacinem contra a gripe.
- Para finalizar esta parte introdutória, converse com os alunos sobre o tamanho das canções e da simplicidade das letras - são canções curtas e com letras simples para fácil memorização.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Agora é hora de construir com os alunos o conceito de jingle e instituir uma finalidade para ele.
- Leia as perguntas para os alunos, uma por vez, dando o tempo para que eles manifestem respostas. Provavelmente os alunos responderão: 1. Sim, porque as músicas ficam na cabeça da pessoa, lembrando do que foi dito e isso pode convencer. 2. Não existe público específico para gostar de música, mas no geral, os jovens se sentem mais atraídos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o verbete de dicionário no slide. Converse com os alunos sobre o fato de os jingles serem estratégias de convencimento utilizadas também em propagandas políticas.
- Passe para o próximo slide para explorar jingles em propagandas políticas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos leiam silenciosamente a letra do jingle no slide.
- Reproduza o vídeo com o jingle.
- Para esclarecer melhor aos alunos a situação retratada no vídeo, obtenha mais informações aqui.
- Peça que os alunos identifiquem argumentos apresentados no jingle para convencer os ouvintes.
Possibilidades de respostas:
A letra diz que o povo está cansado de de sofrer, portanto, o candidato coloca-se como uma saída para o sofrimento. Coloca-se como uma certeza para que o país se moralize.
- Agora, peça que os alunos identifiquem, no jingle, possibilidades de propostas políticas.
Possibilidades de respostas: O candidato diz que é a esperança do povo que está abandonado, então a proposta é de amparo. Diz, ainda que vai moralizar o país.
- Por fim, comente que os jingles podem nascer também de paródias, mas que têm uma finalidade conativa e que são meios orais de convencimento.
Fechamento
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Para finalizar a aula, divida a turma em grupos (conforme a quantidade de alunos).
- Oriente que cada grupo encabeçará uma chapa para concorrer à eleição do grêmio da escola, então o grupo deverá criar um jingle, apresentando propostas que possam convencer os colegas.
- Oriente que o texto do jingle deve ser curto e que deve ser também de fácil memorização.
- Os grupos, por fim, devem apresentar suas produções para a turma e comentar quais foram as impressões que tiveram sobre os trabalhos dos colegas.