15437
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo o documentário

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Produzindo o documentário

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Telefone celular, notebook, datashow.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: O tempo para aprender a manipular os aplicativos de edição de vídeo pode ser exíguo. Portanto, sugerimos que os tutoriais explicativos sobre como fazer a edição dos vídeos sejam vistos antes desta aula de produção.

Referências sobre o assunto:

ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.

BRAINSTORM TUTORIAIS - EDIÇÃO DE VÍDEO. COMO EDITAR NO MOVIE MAKER! // Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s0G12ynf1Js>. Acesso em: 19/12/2018.

JW TUTORS STUDIOS. Como Editar Vídeo pelo Celular do Básico ao Avançado (Completo Kinemaster 2018). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XucN9cM2JT4>. Acesso em: 19/12/2018.

PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é produzir o documentário. Diga que eles utilizarão todo o material coletado: entrevistas e outras imagens para a produção do texto. É importante também chamar atenção para que os alunos relembrem os documentários já vistos e se inspirem nos formatos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Divida a sala nas equipes formadas na etapa do planejamento do texto.
  • Peça que cada equipe apresente o tema. Em seguida, solicite que socializem o que foi coletado de material para a produção do documentário.
  • Retome sobre a importância de voltar novamente ao roteiro de planejamento do documentário para que a etapa produção esteja de acordo com o que foi planejado. Caso não esteja, questione sobre como eles redesenharam o documentário, ou seja, como será a nova narrativa a ser produzida.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Relembre os alunos a estrutura básica do documentário: começo - meio - fim.
  • Lembre-os que o texto a ser produzido está situado comunicativamente, ou seja, terá espectadores reais (colegas, professores e comunidade).
  • Indique que usem o aplicativo Kinemaster, caso usem telefone celular, ou o Windows Movie Maker, caso usem computador.
  • Fale das seguintes estratégias que eles podem empregar na produção do documentário:
  • Usar a figura do locutor: na construção da narrativa, os alunos podem apresentar as informações ou contar os fatos, entre um depoimento e outro, por meio da utilização da voz de um locutor. A imagem desse locutor pode aparecer no vídeo ou pode ser inserida apenas a sua voz. Para isso, os alunos podem usar uma ferramenta de gravação de vídeo ou apenas a ferramenta de gravação de áudio, também disponível na maioria dos smartphones.
  • Construir o filme apenas em cima de depoimentos: outra estratégia é usar apenas os depoimentos coletados no período de gravação de imagens e de entrevistas. É importante que esses depoimentos estejam dispostos na estrutura planejada no roteiro e siga os movimentos começo - meio - fim.
  • Utilizar o recurso da reconstituição para contar a história: caso haja alguma narrativa interessante e importante contada por um dos entrevistados, os alunos podem fazer a reconstituição dessa cena, como se fosse uma pequena esquete teatral. Por meio desse recurso, o espectador pode ter uma visão mais clara dos fatos narrados pelos entrevistados. Caso os alunos optem por esse recurso, eles devem fazer a gravação no cenário específico relacionado ao fato narrado, com trajes adequados e “atores” que representem os personagens utilizados na narrativa.
  • Criar personagens para dar maior dramaticidade à narrativa: os alunos podem criar personagens relacionados aos fatos narrados para fazer a locução do documentário. É importante que eles criem um personagem coerente com os fatos narrados e que isso fique claro para o espectador.
  • Apresentar documentos históricos: durante a produção do documentário, os alunos podem apresentar documentos históricos, como fotografias, livros, certidões de nascimento, mapas etc. Isso pode dar maior comprovação e veracidade aos fatos apresentados pelos entrevistados.
  • Alerte-os para a importância da gestão do tempo. Circule entre os grupos para acompanhar o trabalho realizado por eles.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo passe o documentário produzido para o computador.
  • Realize a exibição dos documentários produzidos solicitando que cada grupo faça uma introdução do que foi produzido.
  • Ao final, realize uma roda de conversa e peça para que os alunos avaliem o trabalho destacando as dificuldades encontradas e a relevância de terem feito esse trabalho.
  • Destaque que eles realizaram a etapa de planejamento e de produção do texto. Para terminar o trabalho, falta uma etapa fundamental: a revisão, que está sugerida na última aula desta sequência.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Telefone celular, notebook, datashow.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: O tempo para aprender a manipular os aplicativos de edição de vídeo pode ser exíguo. Portanto, sugerimos que os tutoriais explicativos sobre como fazer a edição dos vídeos sejam vistos antes desta aula de produção.

Referências sobre o assunto:

ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.

BRAINSTORM TUTORIAIS - EDIÇÃO DE VÍDEO. COMO EDITAR NO MOVIE MAKER! // Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=s0G12ynf1Js>. Acesso em: 19/12/2018.

JW TUTORS STUDIOS. Como Editar Vídeo pelo Celular do Básico ao Avançado (Completo Kinemaster 2018). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XucN9cM2JT4>. Acesso em: 19/12/2018.

PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é produzir o documentário. Diga que eles utilizarão todo o material coletado: entrevistas e outras imagens para a produção do texto. É importante também chamar atenção para que os alunos relembrem os documentários já vistos e se inspirem nos formatos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Divida a sala nas equipes formadas na etapa do planejamento do texto.
  • Peça que cada equipe apresente o tema. Em seguida, solicite que socializem o que foi coletado de material para a produção do documentário.
  • Retome sobre a importância de voltar novamente ao roteiro de planejamento do documentário para que a etapa produção esteja de acordo com o que foi planejado. Caso não esteja, questione sobre como eles redesenharam o documentário, ou seja, como será a nova narrativa a ser produzida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Relembre os alunos a estrutura básica do documentário: começo - meio - fim.
  • Lembre-os que o texto a ser produzido está situado comunicativamente, ou seja, terá espectadores reais (colegas, professores e comunidade).
  • Indique que usem o aplicativo Kinemaster, caso usem telefone celular, ou o Windows Movie Maker, caso usem computador.
  • Fale das seguintes estratégias que eles podem empregar na produção do documentário:
  • Usar a figura do locutor: na construção da narrativa, os alunos podem apresentar as informações ou contar os fatos, entre um depoimento e outro, por meio da utilização da voz de um locutor. A imagem desse locutor pode aparecer no vídeo ou pode ser inserida apenas a sua voz. Para isso, os alunos podem usar uma ferramenta de gravação de vídeo ou apenas a ferramenta de gravação de áudio, também disponível na maioria dos smartphones.
  • Construir o filme apenas em cima de depoimentos: outra estratégia é usar apenas os depoimentos coletados no período de gravação de imagens e de entrevistas. É importante que esses depoimentos estejam dispostos na estrutura planejada no roteiro e siga os movimentos começo - meio - fim.
  • Utilizar o recurso da reconstituição para contar a história: caso haja alguma narrativa interessante e importante contada por um dos entrevistados, os alunos podem fazer a reconstituição dessa cena, como se fosse uma pequena esquete teatral. Por meio desse recurso, o espectador pode ter uma visão mais clara dos fatos narrados pelos entrevistados. Caso os alunos optem por esse recurso, eles devem fazer a gravação no cenário específico relacionado ao fato narrado, com trajes adequados e “atores” que representem os personagens utilizados na narrativa.
  • Criar personagens para dar maior dramaticidade à narrativa: os alunos podem criar personagens relacionados aos fatos narrados para fazer a locução do documentário. É importante que eles criem um personagem coerente com os fatos narrados e que isso fique claro para o espectador.
  • Apresentar documentos históricos: durante a produção do documentário, os alunos podem apresentar documentos históricos, como fotografias, livros, certidões de nascimento, mapas etc. Isso pode dar maior comprovação e veracidade aos fatos apresentados pelos entrevistados.
  • Alerte-os para a importância da gestão do tempo. Circule entre os grupos para acompanhar o trabalho realizado por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo passe o documentário produzido para o computador.
  • Realize a exibição dos documentários produzidos solicitando que cada grupo faça uma introdução do que foi produzido.
  • Ao final, realize uma roda de conversa e peça para que os alunos avaliem o trabalho destacando as dificuldades encontradas e a relevância de terem feito esse trabalho.
  • Destaque que eles realizaram a etapa de planejamento e de produção do texto. Para terminar o trabalho, falta uma etapa fundamental: a revisão, que está sugerida na última aula desta sequência.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP37 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano