15436
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando o documentário: elaboração de roteiro

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Planejando o documentário: elaboração de roteiro

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Tabela de planejamento para impressão disponível aqui.

Vídeo expositivo sobre roteiro de documentário: É NÓIS AGÊNCIA DE JORNALISMO. Como fazer um roteiro de um documentário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBk>. Acesso em: 6 dez. 2018.

Notebook, Projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc.), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: O tempo pode ser curto para a produção do planejamento. Portanto, é importante fazer uma boa gestão do tempo para que os alunos possam realizar a atividade na sala sob o seu monitoramento. Caso não seja possível concluir, incentive-os a terminarem em casa e reserve outra aula para que apresentem o planejamento ao grupo.

Referências sobre o assunto:

ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.

PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é planejar a produção do documentário. Afirme ainda que eles escolherão o tema, produzirão um roteiro e organizarão como serão feitas as gravações.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o questionamento presente no slide para que os alunos relacionem a ideia de traçar um roteiro à necessidade de planejar um caminho a ser percorrido. Ressalte que fazemos isso quando precisamos fazer uma viagem, por exemplo, ou até mesmo ir a algum lugar no nosso cotidiano. Planejamos um roteiro que servirá para guiar os nossos passos e/ou ações, e que pode ser seguido ou não.
  • Em seguida, faça o seguinte questionamento: É importante fazer um roteiro de um documentário? Como poderia ser feito esse roteiro? Escute as respostas e, em seguida, apresente o seguinte vídeo: É NÓIS AGÊNCIA DE JORNALISMO. Como fazer um roteiro de um documentário. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBk>. Acesso em: 6 dez. 2018.
  • Após exibir o vídeo, converse um pouco sobre o conteúdo visto. Pergunte aos alunos quais informações eles consideraram mais relevantes na explicação dada por Rafael Erichsen. Ressalte que Rafael mostrou dois tipos de roteiro: um feito antes de realizar a filmagem e outro feito depois da filmagem. Nesta aula, os alunos farão o primeiro tipo apresentado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em quatro grupos. Peça que os grupos formados sentem em círculo para que planejem em conjunto .
  • Siga os passos apontados no slide. Distribua nos grupos a tabela impressa disponível aqui para que eles possam utilizá-lo nessa etapa. Sugerimos que esse material seja ampliado em um cartaz caso seja necessário.
  • Ressalte que os alunos deverão recordar das outras aulas desta sequência de atividades neste momento.
  • Passo 1: Peça aos alunos que decidam entre si sobre o tema do documentário que será produzido. É importante você dê autonomia a eles nesse momento de escolha, pois o que produzirão deve ser relevante também para eles. Lembre-os que todo texto deve ser produzido para alguém. Isso significa dizer que os documentários produzidos serão assistidos por seus colegas, por outras pessoas da escola e também por qualquer pessoa do mundo que quiser ver, já que os textos serão disponibilizados na internet. Ainda assim, é importante que você monitore essa escolha e dê sugestões, como a cultura do lugar onde vivem, a adolescência, o história de vida de alguém importante para a escola ou para a comunidade, os profissionais da escola, entre outros que sejam relevantes também para a comunidade escolar.
  • Passo 2: De acordo com o tema escolhido por eles, solicite aos alunos que listem as possíveis pessoas que podem ser entrevistadas. É
  • importante listar pessoas que facilmente podem ser acessadas e que podem participar do trabalho: colegas, familiares, vizinhos, artistas locais, autoridades locais, etc.
  • Passo 3: Sugira que os alunos sigam as orientações dadas no vídeo “Como fazer um roteiro de um documentário”. Eles devem criar o roteiro que precede as filmagens. Para isso, lembre-os que um documentário deve ter começo, meio e fim. Eles devem planejar essas etapas e o que deverão colocar de informação (as ações a serem narradas, as imagens que serão gravadas, as falas que serão introduzidas como narração, a trilha sonora dos trechos e/ou as entrevistas) em cada uma delas.
  • Passo 4: Indique que os alunos façam uma lista do que precisarão de material para fazer a filmagem (câmera filmadora ou telefone celular), do endereço das pessoas que irão ser entrevistadas, das perguntas que irão ser feitas, da busca de outros documentos que serão utilizados (como fotos ou outros registros), dos alunos que farão a entrevista e a filmagem e do cronograma.

Materiais complementares:

Tabela impressa para planejamento do documentário disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em um grande círculo.
  • Promova um bate-papo sobre os planejamentos produzidos pedindo que cada grupo apresente o seu. Faça as ponderações que achar necessário para que os auxiliem na produção do documentário.
  • Destaque finalmente a importância do planejamento para a produção de qualquer texto, seja ele oral ou escrito.
  • Oriente-os a efetivar a gravação de imagens e produção das entrevistas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Tabela de planejamento para impressão disponível aqui.

Vídeo expositivo sobre roteiro de documentário: É NÓIS AGÊNCIA DE JORNALISMO. Como fazer um roteiro de um documentário. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBk>. Acesso em: 6 dez. 2018.

Notebook, Projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc.), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: O tempo pode ser curto para a produção do planejamento. Portanto, é importante fazer uma boa gestão do tempo para que os alunos possam realizar a atividade na sala sob o seu monitoramento. Caso não seja possível concluir, incentive-os a terminarem em casa e reserve outra aula para que apresentem o planejamento ao grupo.

Referências sobre o assunto:

ANDRIGHETTI, Marcelo. Passos para escrever um documentário. Disponível em: <https://www.escoladeroteiro.com.br/estrutura-de-storytelling/passos-para-escrever-um-documentario-parte-01/>. Acesso em: 5 dez. 2018.

PUCCINI, Sérgio. Introdução ao roteiro de documentário. Doc On-line, n.06, Agosto 2009, www.doc.ubi.pt, pp. 173-190. Disponível em: <http://www.doc.ubi.pt/06/artigo_sergio_puccini.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é planejar a produção do documentário. Afirme ainda que eles escolherão o tema, produzirão um roteiro e organizarão como serão feitas as gravações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o questionamento presente no slide para que os alunos relacionem a ideia de traçar um roteiro à necessidade de planejar um caminho a ser percorrido. Ressalte que fazemos isso quando precisamos fazer uma viagem, por exemplo, ou até mesmo ir a algum lugar no nosso cotidiano. Planejamos um roteiro que servirá para guiar os nossos passos e/ou ações, e que pode ser seguido ou não.
  • Em seguida, faça o seguinte questionamento: É importante fazer um roteiro de um documentário? Como poderia ser feito esse roteiro? Escute as respostas e, em seguida, apresente o seguinte vídeo: É NÓIS AGÊNCIA DE JORNALISMO. Como fazer um roteiro de um documentário. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lafP3i00UBk>. Acesso em: 6 dez. 2018.
  • Após exibir o vídeo, converse um pouco sobre o conteúdo visto. Pergunte aos alunos quais informações eles consideraram mais relevantes na explicação dada por Rafael Erichsen. Ressalte que Rafael mostrou dois tipos de roteiro: um feito antes de realizar a filmagem e outro feito depois da filmagem. Nesta aula, os alunos farão o primeiro tipo apresentado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em quatro grupos. Peça que os grupos formados sentem em círculo para que planejem em conjunto .
  • Siga os passos apontados no slide. Distribua nos grupos a tabela impressa disponível aqui para que eles possam utilizá-lo nessa etapa. Sugerimos que esse material seja ampliado em um cartaz caso seja necessário.
  • Ressalte que os alunos deverão recordar das outras aulas desta sequência de atividades neste momento.
  • Passo 1: Peça aos alunos que decidam entre si sobre o tema do documentário que será produzido. É importante você dê autonomia a eles nesse momento de escolha, pois o que produzirão deve ser relevante também para eles. Lembre-os que todo texto deve ser produzido para alguém. Isso significa dizer que os documentários produzidos serão assistidos por seus colegas, por outras pessoas da escola e também por qualquer pessoa do mundo que quiser ver, já que os textos serão disponibilizados na internet. Ainda assim, é importante que você monitore essa escolha e dê sugestões, como a cultura do lugar onde vivem, a adolescência, o história de vida de alguém importante para a escola ou para a comunidade, os profissionais da escola, entre outros que sejam relevantes também para a comunidade escolar.
  • Passo 2: De acordo com o tema escolhido por eles, solicite aos alunos que listem as possíveis pessoas que podem ser entrevistadas. É
  • importante listar pessoas que facilmente podem ser acessadas e que podem participar do trabalho: colegas, familiares, vizinhos, artistas locais, autoridades locais, etc.
  • Passo 3: Sugira que os alunos sigam as orientações dadas no vídeo “Como fazer um roteiro de um documentário”. Eles devem criar o roteiro que precede as filmagens. Para isso, lembre-os que um documentário deve ter começo, meio e fim. Eles devem planejar essas etapas e o que deverão colocar de informação (as ações a serem narradas, as imagens que serão gravadas, as falas que serão introduzidas como narração, a trilha sonora dos trechos e/ou as entrevistas) em cada uma delas.
  • Passo 4: Indique que os alunos façam uma lista do que precisarão de material para fazer a filmagem (câmera filmadora ou telefone celular), do endereço das pessoas que irão ser entrevistadas, das perguntas que irão ser feitas, da busca de outros documentos que serão utilizados (como fotos ou outros registros), dos alunos que farão a entrevista e a filmagem e do cronograma.

Materiais complementares:

Tabela impressa para planejamento do documentário disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em um grande círculo.
  • Promova um bate-papo sobre os planejamentos produzidos pedindo que cada grupo apresente o seu. Faça as ponderações que achar necessário para que os auxiliem na produção do documentário.
  • Destaque finalmente a importância do planejamento para a produção de qualquer texto, seja ele oral ou escrito.
  • Oriente-os a efetivar a gravação de imagens e produção das entrevistas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano