15434
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - A produção de um vídeo-minuto a partir de slides de apresentação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre produção de vídeo-minuto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.

Opcionais: Movie Maker (tutorial disponível aqui). 

Tema
Apresente o tema da aula para os alunos: Do verbete enciclopédico ao vídeo-minuto  organizando informações. Não dê mais informações para não prejudicar o andamento da atividade a ser realizada na Introdução.

Introdução
Encaminhe à turma, pelo WhatsApp ou aplicativos similares, o vídeo-minuto disponível aqui (BLK Mídia | Dicas para selfie e vídeo). Em seguida, compartilhe também o texto disponível aqui (Tecmundo | Como segurar o seu smartphone na hora de fotografar) e peça que leiam. Posteriormente, apresente o seguinte questionamento aos alunos para que respondam em seus cadernos: o vídeo-minuto e o texto escrito apresentam o mesmo tema. Qual deles traz a informação de forma mais dinâmica? Por quê? Eles deverão perceber que o vídeo-minuto é uma forma de apresentar os conteúdos de maneira mais dinâmica por mesclar o uso de imagens, efeitos de animação, jogo de câmera e narração.

Desenvolvimento
Divida a turma em quartetos. Avise-os que precisarão se encontrar por chamada de vídeo, áudio ou trocar mensagens para realizar a atividade a seguir. Exiba o verbete de enciclopédia disponível aqui (Dicionário Popular | Selfie) e peça aos alunos que façam a leitura. Informe aos alunos que o objetivo da aula é selecionar imagens e organizá-las em programas de edição de vídeos, ou slides de apresentação que se transformarão em vídeos, como preparo para a produção de um vídeo-minuto com duração de, no máximo, 1min40, sobre o assunto do verbete lido. Esclareça que as informações poderão aparecer em outra ordem desde que se mantenha um encadeamento de ideias com início, meio e fim. Para isso, eles devem:
a) Preparar um roteiro escrito, que servirá de base para uma narração futura, contendo as informações do verbete de enciclopédia lido sobre o termo selfie. Lembre de que podem ser feitas alterações no texto, inclusive resumos, já que o tempo máximo é de 1min40.
b) Selecionar fotos da internet que tenham ligação com o roteiro produzido.
c) Agrupar essas fotos em slides de apresentação ou outro tipo de programa que permita a transformação em vídeo. Para isso, solicite que dividam as tarefas entre o grupo para que haja um bom gerenciamento do tempo. Sugira que decidam quem ficará responsável pela escolha de imagens, quem montará os slides no programa de edição e quem se encarregará da montagem do roteiro. À medida que os responsáveis pelo roteiro o forem produzindo, os demais já vão selecionando imagens e outros inserindo-as no programa de edição. É aconselhável que, para esta atividade, os alunos utilizem a plataforma de vídeos Movie Maker ou similares. Veja o tutorial de utilização em Recursos Opcionais.

Fechamento
As imagens selecionadas constituirão parte do vídeo-minuto a ser produzido pelo grupo nos próximos planos.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a planejar o vídeo-minuto junto aos alunos. Eles podem dar ideias, auxiliar com materiais e até mesmo com experiência em edição de vídeos, em alguns casos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_04SQA10

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas