Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Leonel Santos
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Apresentação oral a partir de tomada de notas
Finalidade da aula: Apresentar oralmente informações de anotações oriundas de documentário
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Documentário
Objeto(s) do conhecimento: Procedimentos de apoio à compreensão Tomada de nota
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP28
Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: computador, projetor multimídia, atividade impressa, cartolina ou papel madeira.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos terão dificuldade em tomar nota durante a exibição do vídeo. Caso seja necessário, faça pausas para que eles tenham tempo de escrever.
Referências sobre o assunto:
Artigo sobre técnicas de tomada de notas, disponível em <https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/tomar-notas-eficientemente/>