Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: computador, projetor multimídia, atividade impressa, cartolina ou papel madeira.
Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva a partir do fala de entrevistados que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.
Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos terão dificuldade em tomar nota durante a exibição do vídeo. Caso seja necessário, faça pausas para que eles tenham tempo de escrever.
Referências sobre o assunto:
Artigo sobre técnicas de tomada de notas, disponível em <https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/tomar-notas-eficientemente/>
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula e explique que os alunos participarão de produção oral a partir das informações registradas enquanto eles assistiram o documentário “Racismo”. Ressalte que será de suma importância a organização do espaço e do tempo, além do respeito aos turnos de fala (saber silenciar para escutar os colegas).
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Leia os questionamentos do slide e incentive que os alunos respondam.
- Aproveite para conversar um pouco sobre a habilidade de tomar nota e a função dessa ação para realizar cumprir algum propósito prático. Sempre tomamos nota de algum conteúdo lido ou ouvido para realizar algo em seguida, seja estudar, seja apresentar as ideias para alguém por meio de uma aula ou seminário, por exemplo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Divida novamente as mesas equipes que trabalharam em conjunto na décima primeira aula desta sequência de atividades.
- Oriente que eles terão dez minutos para recolherem os cartazes produzidos para utilizarem como suporte para a produção oral a ser realizada.
- Peça que o grupo escolha duas pessoas para que apresentem as informações mostradas no documentário em um formato de seminário. Divida o tempo de 20 minutos para as apresentações pela quantidade de grupos participantes.
- Chame a atenção dos alunos para as orientações escritas no slide. Essas orientações podem ser usadas por você para avaliar a apresentação deles. Peça que todos os alunos respeitem o turno de fala.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça os alunos para avaliarem a atividade: Quais as principais dificuldades que eles encontraram em apresentar oralmente as anotações? Quais os pontos positivos e negativos da apresentação deles? Em que eles precisam melhorar?
- Em seguida, apresente um feedback geral sobre os aspectos avaliados por você com base nas orientações presentes no slide anterior.