15424
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Elementos da oralidade e sua importância nos podcasts

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre elementos orais e sua importância no podcast

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Diório Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Para a realização desta aula, é necessário que os alunos já tenham feito a atividade de planejamento (plano de aula 10 desta sequência de atividades).

Introdução
Por meio de um áudio, peça que os alunos se organizem em grupos, preferencialmente nos mesmos da aula 10 desta sequência de atividade (quando produziram slides, painéis e cartazes para sintetizar suas apresentações orais de acordo com os temas selecionados). Oriente que os alunos retomem o que produziram na aula para preparar uma apresentação oral.

Desenvolvimento
Em cada grupo, disponibilize o guia de elaboração de apresentação oral do slide Desenvolvimento por escrito, e comente o arquivo por meio de um áudio. Oriente que os grupos discutam os itens do guia para rever suas apresentações. Depois disso, peça que gravem, em casa, os seus vídeos apresentando oralmente os seus trabalhos, e os enviem ao grupo de WhatsApp da turma, onde todos podem ter acesso. Se possível, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para que todos os grupos possam apresentar em tempo real.

Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, convide um aluno de cada grupo a comentar os pontos que acharam mais interessantes e os pontos que podem ser melhorados na própria apresentação e nas apresentações dos outros grupos, de acordo com o guia. Os alunos podem dar essa devolutiva por áudio, enviando-o no grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente analisando os produtos dos alunos, verificando se a produção oral está adequada à situação comunicativa e se as informações estão claras. A participação dos familiares pode ser um recurso muito importante para o engajamento discente em tempos de isolamento social e atividades remotas.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_08SQA11

(EF69LP38) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas, ensaiar a apresentação, considerando também elementos paralinguísticos e cinésicos e proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas