Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Um problema e diferentes soluções!
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução e Elaboração de Problemas.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Objetivos específicos
- Expandir o raciocínio lógico matemático com resolução de problemas que apresentam mais de uma solução.
- Propor estratégias que permitam a apresentação de diversas soluções.
Conceito-chave
Resolução de problemas que apresentam mais de uma solução.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Expandir o raciocínio lógico matemático com resolução de problemas que apresentam mais de uma solução.
- Propor estratégias que permitam a apresentação de diversas soluções.
Um problema e diferentes soluções
Resumo da aulaOrientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo previsto: 2 minutos
Orientação: Apresentar aos alunos problemas que possuem mais de uma solução.
Propósito: Apresentar para a turma o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Inicie a aula apresentando as perguntas acima. Se possível faça uma síntese dos problemas abordados no plano conceitual e no plano de ampliação. Ressalte que os problemas dos planos citados, ainda que por processos diferentes (pois no primeiro foi abordada lógica dedutiva sem uso de números e no segundo lógica matemática com dados numéricos), apresentaram uma única resposta como solução.
É importante observar que nos anos anteriores habilidades referentes à resolução de problemas já foram adquiridas pelos alunos, tais como EF03MA06 e EF03MA07 (resolução de problemas de diferentes significados de adição, subtração, multiplicação e divisão) e EF04MA03, EF04MA06 e EF04MA07 (resolução de problemas envolvendo mais de uma operação), mas a proposta aqui apresentada se direciona a problemas com mais de uma resolução. Caso algum aluno faça comparação aos problemas com as habilidades citadas, apresente os pontos de convergência e as peculiaridades deste tipo de problemas.
Propósito: Identificar que existem problemas que possuem mais de uma solução, e que nenhuma delas se sobrepõe a outra.
Discuta com a turma:
- Há uma maneira correta de resolver problemas com mais de uma solução?
- Você já resolveu algum problema que apresentava mais que uma resposta (solução)?
- Você acha que a forma de raciocinar e elaborar as estratégias de resolução são as mesmas? Por que?
- De que forma as estratégias utilizadas para resolução de problemas que têm apenas uma solução podem ajudar na resolução de problemas que apresentam mais de uma solução?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.
Utilize o Guia de Intervençãopara discutir com a turma sobre eventuais dificuldades e erros .
Propósito: Propor soluções para a situação problema.
Materiais complementares para impressão:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos ( SLIDES 6 a 13)
Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas. Professor, valorize primeiramente a resolução dos alunos e caso algum aluno apresente uma resolução semelhante, não é necessário a apresentação dos slides com a resolução.
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a sua estratégia para resolver este problema?
- Você se recorda de algum problema semelhante a esse, que possa te ajudar a resolver esta situação?
- E se Lucas estipulasse que todos deveriam receber a mesma quantidade de moedas, como ficaria a resolução?
- É possível estimar uma resposta?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)
Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)
Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)
Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)
Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)
Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)
Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)
Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.
Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a aula destacando que ao longo da aula foram resolvidos problemas que apresentam mais que uma solução. Destaque que muitas vezes, devido a hábitos de leitura e resolução de atividades variadas, ao visualizar um problema, imediatamente nosso pensamento é direcionado a propor uma única resposta, no entanto, alguns problemas podem apresentar soluções diferentes para a mesma situação. Ressalte ainda que esses problemas exigem que sejam elaboradas estratégias que permitam diferentes estratégias, de modo que todas atendam ao que está sendo proposto na atividade. Ao abordar esse tipo de problema, faz-se uma revisão da habilidade EF05MA09 (Resolver problemas que abordam contagem)
Propósito: Discutir com os alunos sobre a resolução de problemas com mais de uma solução.
Raio X
Tempo sugerido: 10 MINUTOS
Orientação: Apresente este problema aos alunos e peça que pensem nas maneiras que podem obter a resolução . Professor, você pode apresentar este problema no quadro, por meio da projeção ou pode providenciar cópias para os alunos. Esta atividade de Raio X servirá para avaliar as aprendizagens dos alunos e verificar se compreenderam a maneira de resolver problemas que apresentam mais de uma solução como resposta e necessitam de combinações para serem respondidos.. É de fundamental importância a sua atenção neste momento, para que possa fazer suas intervenções.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a resolução de problemas que apresentam mais de uma solução como resposta.
Discuta com a turma:
- Com relação às atividades que realizamos hoje, o que podemos destacar sobre a resolução de problemas de matemática?
- Além das diferentes soluções que estes problemas podem apresentar, o que você citaria que há de diferente neste problema com outros que você ja resolveu?
- Você afirmaria que para resolver este tipo de problema é preciso fazer combinações entre as informações para atender as condições estabelecidas? E o que é combinar?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_26RDP03
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e discuta com os alunos as respostas por eles apresentadas. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões, questionamentos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano de aula e solicite que tentem resolver o problema. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aUMk9pSV99XKGz9rsd4c5pqTS6yKPBFQVBHYwNTxfM3wnVJFpXp8qbg6hm9a/ativprinc-mat5-26rdp03.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez não seja a melhor estratégia deixar a interpretação da “Discussão das soluções” para os alunos. Portanto, caso considere viável compartilhar os slides com os estudantes, considere realizar a explicação de cada etapa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos visto que eles podem ter utilizado diferentes estratégias. Você pode pedir que os alunos gravem vídeos explicando uma suas soluções. Para instigar a resolução de problemas de lógica você pode sugerir que os alunos visitem o site Racha Cuca e joguem problemas que trabalhem o raciocínio lógico, segue o link: https://rachacuca.com.br/logica/problemas/ -
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre problemas de lógica. Sugira que os alunos mostrem a seus familiares o problema proposto na Atividade principal e que eles compartilhem suas estratégias para resolvê-lo. Você pode sugerir que os estudantes apresentem os problemas presentes em https://www.mundosimples.com.br/quiz-exercicios-logica-matematica-volume1.htm aos seus familiares e que eles tentem refletir e resolvê-los juntos ou então jogarem algum dos jogos de https://rachacuca.com.br/logica/problemas/.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Objetivos específicos
- Expandir o raciocínio lógico matemático com resolução de problemas que apresentam mais de uma solução.
- Propor estratégias que permitam a apresentação de diversas soluções.
Conceito-chave
Resolução de problemas que apresentam mais de uma solução.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos