10108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Um problema e diferentes soluções!

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Expandir o raciocínio lógico matemático com resolução de problemas que apresentam mais de uma solução. Propor estratégias que permitam a apresentação de diversas soluções.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Objetivos específicos

  • Expandir o raciocínio lógico matemático com resolução de problemas que apresentam mais de uma solução.
  • Propor estratégias que permitam  a apresentação de diversas soluções.

Conceito-chave

Resolução de problemas que apresentam mais de uma solução.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos


Tempo previsto: 2 minutos

Orientação: Apresentar aos alunos problemas que possuem mais de uma solução.

Propósito: Apresentar para a turma o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Inicie a aula apresentando as perguntas acima. Se possível faça uma síntese dos problemas abordados no plano conceitual e no plano de ampliação. Ressalte que os problemas dos planos citados, ainda que por processos diferentes (pois no primeiro foi abordada lógica dedutiva sem uso de números e no segundo lógica matemática com dados numéricos), apresentaram uma única resposta como solução.

É importante observar que nos anos anteriores habilidades referentes à resolução de problemas já foram adquiridas pelos alunos, tais como EF03MA06 e EF03MA07 (resolução de problemas de diferentes significados de adição, subtração, multiplicação e divisão) e EF04MA03, EF04MA06 e EF04MA07 (resolução de problemas envolvendo mais de uma operação), mas a proposta aqui apresentada se direciona a problemas com mais de uma resolução. Caso algum aluno faça comparação aos problemas com as habilidades citadas, apresente os pontos de convergência e as peculiaridades deste tipo de problemas.

Propósito: Identificar que existem problemas que possuem mais de uma solução, e que nenhuma delas se sobrepõe a outra.

Discuta com a turma:

  • Há uma maneira correta de resolver problemas com mais de uma solução?
  • Você já resolveu algum problema que apresentava mais que uma resposta (solução)?
  • Você acha que a forma de raciocinar e elaborar as estratégias de resolução são as mesmas? Por que?
  • De que forma as estratégias utilizadas para resolução de problemas que têm apenas uma solução podem ajudar na resolução de problemas que apresentam mais de uma solução?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Utilize o Guia de Intervençãopara discutir com a turma sobre eventuais dificuldades e erros .

Propósito: Propor soluções para a situação problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas. Professor, valorize primeiramente a resolução dos alunos e caso algum aluno apresente uma resolução semelhante, não é necessário a apresentação dos slides com a resolução.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a sua estratégia para resolver este problema?
  • Você se recorda de algum problema semelhante a esse, que possa te ajudar a resolver esta situação?
  • E se Lucas estipulasse que todos deveriam receber a mesma quantidade de moedas, como ficaria a resolução?
  • É possível estimar uma resposta?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a aula destacando que ao longo da aula foram resolvidos problemas que apresentam mais que uma solução. Destaque que muitas vezes, devido a hábitos de leitura e resolução de atividades variadas, ao visualizar um problema, imediatamente nosso pensamento é direcionado a propor uma única resposta, no entanto, alguns problemas podem apresentar soluções diferentes para a mesma situação. Ressalte ainda que esses problemas exigem que sejam elaboradas estratégias que permitam diferentes estratégias, de modo que todas atendam ao que está sendo proposto na atividade. Ao abordar esse tipo de problema, faz-se uma revisão da habilidade EF05MA09 (Resolver problemas que abordam contagem)

Propósito: Discutir com os alunos sobre a resolução de problemas com mais de uma solução.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Orientação: Apresente este problema aos alunos e peça que pensem nas maneiras que podem obter a resolução . Professor, você pode apresentar este problema no quadro, por meio da projeção ou pode providenciar cópias para os alunos. Esta atividade de Raio X servirá para avaliar as aprendizagens dos alunos e verificar se compreenderam a maneira de resolver problemas que apresentam mais de uma solução como resposta e necessitam de combinações para serem respondidos.. É de fundamental importância a sua atenção neste momento, para que possa fazer suas intervenções.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a resolução de problemas que apresentam mais de uma solução como resposta.

Discuta com a turma:

  • Com relação às atividades que realizamos hoje, o que podemos destacar sobre a resolução de problemas de matemática?
  • Além das diferentes soluções que estes problemas podem apresentar, o que você citaria que há de diferente neste problema com outros que você ja resolveu?
  • Você afirmaria que para resolver este tipo de problema é preciso fazer combinações entre as informações para atender as condições estabelecidas? E o que é combinar?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo previsto: 2 minutos

Orientação: Apresentar aos alunos problemas que possuem mais de uma solução.

Propósito: Apresentar para a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Objetivos específicos

  • Expandir o raciocínio lógico matemático com resolução de problemas que apresentam mais de uma solução.
  • Propor estratégias que permitam  a apresentação de diversas soluções.

Conceito-chave

Resolução de problemas que apresentam mais de uma solução.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • papel,
  • Borracha
  • Materiais impressos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Inicie a aula apresentando as perguntas acima. Se possível faça uma síntese dos problemas abordados no plano conceitual e no plano de ampliação. Ressalte que os problemas dos planos citados, ainda que por processos diferentes (pois no primeiro foi abordada lógica dedutiva sem uso de números e no segundo lógica matemática com dados numéricos), apresentaram uma única resposta como solução.

É importante observar que nos anos anteriores habilidades referentes à resolução de problemas já foram adquiridas pelos alunos, tais como EF03MA06 e EF03MA07 (resolução de problemas de diferentes significados de adição, subtração, multiplicação e divisão) e EF04MA03, EF04MA06 e EF04MA07 (resolução de problemas envolvendo mais de uma operação), mas a proposta aqui apresentada se direciona a problemas com mais de uma resolução. Caso algum aluno faça comparação aos problemas com as habilidades citadas, apresente os pontos de convergência e as peculiaridades deste tipo de problemas.

Propósito: Identificar que existem problemas que possuem mais de uma solução, e que nenhuma delas se sobrepõe a outra.

Discuta com a turma:

  • Há uma maneira correta de resolver problemas com mais de uma solução?
  • Você já resolveu algum problema que apresentava mais que uma resposta (solução)?
  • Você acha que a forma de raciocinar e elaborar as estratégias de resolução são as mesmas? Por que?
  • De que forma as estratégias utilizadas para resolução de problemas que têm apenas uma solução podem ajudar na resolução de problemas que apresentam mais de uma solução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Realize a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas, como farão para resolver este problema. Peça que eles anotem suas observações, procedimentos e estratégias que utilizaram na resolução desta atividade. A atividade poderá ser apresentada no quadro, projetada ou impressa.

Utilize o Guia de Intervençãopara discutir com a turma sobre eventuais dificuldades e erros .

Propósito: Propor soluções para a situação problema.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos ( SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas. Professor, valorize primeiramente a resolução dos alunos e caso algum aluno apresente uma resolução semelhante, não é necessário a apresentação dos slides com a resolução.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Qual a sua estratégia para resolver este problema?
  • Você se recorda de algum problema semelhante a esse, que possa te ajudar a resolver esta situação?
  • E se Lucas estipulasse que todos deveriam receber a mesma quantidade de moedas, como ficaria a resolução?
  • É possível estimar uma resposta?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (SLIDES 6 a 13)

Orientação: Antes de iniciar a apresentação das soluções, inicie solicitando aos alunos que exponham suas resoluções. Permita aos alunos que exponha suas estratégias, suas anotações e comentem sobre a solução apresentada. Chame a atenção para todas as soluções que serão apresentadas pelos alunos, e se possível escreva no quadro as diferentes soluções, chamando a atenção do aluno para as diferentes respostas.

Propósito: Promover discussões referentes às resoluções apresentadas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a aula destacando que ao longo da aula foram resolvidos problemas que apresentam mais que uma solução. Destaque que muitas vezes, devido a hábitos de leitura e resolução de atividades variadas, ao visualizar um problema, imediatamente nosso pensamento é direcionado a propor uma única resposta, no entanto, alguns problemas podem apresentar soluções diferentes para a mesma situação. Ressalte ainda que esses problemas exigem que sejam elaboradas estratégias que permitam diferentes estratégias, de modo que todas atendam ao que está sendo proposto na atividade. Ao abordar esse tipo de problema, faz-se uma revisão da habilidade EF05MA09 (Resolver problemas que abordam contagem)

Propósito: Discutir com os alunos sobre a resolução de problemas com mais de uma solução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS

Orientação: Apresente este problema aos alunos e peça que pensem nas maneiras que podem obter a resolução . Professor, você pode apresentar este problema no quadro, por meio da projeção ou pode providenciar cópias para os alunos. Esta atividade de Raio X servirá para avaliar as aprendizagens dos alunos e verificar se compreenderam a maneira de resolver problemas que apresentam mais de uma solução como resposta e necessitam de combinações para serem respondidos.. É de fundamental importância a sua atenção neste momento, para que possa fazer suas intervenções.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a resolução de problemas que apresentam mais de uma solução como resposta.

Discuta com a turma:

  • Com relação às atividades que realizamos hoje, o que podemos destacar sobre a resolução de problemas de matemática?
  • Além das diferentes soluções que estes problemas podem apresentar, o que você citaria que há de diferente neste problema com outros que você ja resolveu?
  • Você afirmaria que para resolver este tipo de problema é preciso fazer combinações entre as informações para atender as condições estabelecidas? E o que é combinar?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano