Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Informações adicionais sobre podcasts científicos na forma de esquemas, infográficos, imagens variadas etc.
Textos retirados de jornais e revistas, sites, vídeos (TV e/ou internet) contendo informações de divulgação científica.
Cartolina, papel sulfite, papel colorido, papel kraft, papelão, TNT, EVA, tesouras, canetas, lápis, giz de cera, colas, fitas adesivas e todo tipo de material que possa ser usado na confecção dos cartazes e painéis.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na organização e sistematização das informações para a confecção dos cartazes, painéis ou slides de forma mais objetiva.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: pergunte a eles quais recursos podemos utilizar para organizar uma apresentação oral.
Aqui espera-se que eles respondam a produção de cartazes, painéis ou slides com informações, além de organização e treinamento de apresentação oral.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em seis grupos (estações);
- Aconselha-se a divisão em seis grupos para que a turma possa ter acesso a, no mínimo, dois tipos de cada forma de apresentação de dados (cartaz, painel e slide), porém, você pode alterar este número conforme as necessidades de cada situação, sem prejuízo à atividade;
- Explique que cada estação receberá um texto diferente sobre temas de divulgação científica e que os estudantes deverão ler, discutir e analisar o texto em grupo;
- Defina para cada estação, através de sorteio, formas de apresentação de dados: cartaz, painel e slide;
- Caso a escola não disponibilize computadores, tablets ou notebooks para a confecção de slides, você pode optar apenas pelo cartaz e o painel;
- Defina para cada estação, através de sorteio, temas diversos de divulgação científica: saúde, animais, clima, astronomia, tecnologia e invenções;
- Entregue um dos textos selecionados (disponíveis em Materiais complementares) para cada uma das estações, de acordo com os resultados dos sorteios.
Materiais complementares:
Para acessar a íntegra dos textos que serão trabalhados nesta aula, clique nos links abaixo:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça que em cada estação os estudantes analisem o texto e discutam entre os integrantes do grupo quais as informações mais relevantes sobre o tema sorteado para ser usado em uma apresentação oral, semelhante a um podcast;
- Peça que cada estação selecione, sintetize (resuma) e organize tais informações para fazer a transposição dos dados organizados para as formas de apresentação sorteadas para aquela estação a fim de organizar tal apresentação;
- Circule entre os grupos para orientar as leituras e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes;
- Caso os alunos apresentem dificuldades na organização e sistematização das informações para a confecção dos cartazes, painéis ou slides de forma mais objetiva, oriente-os no que for preciso, relembrando as características dos gêneros de apresentação oral vistos em aulas anteriores;
- Peça que os integrantes de cada estação confeccionem os cartazes, painéis e slides, de acordo com os resultados dos sorteios.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que um ou mais integrantes de cada estação apresente para o restante da turma os trabalhos produzidos por eles, através da exposição/exibição dos cartazes, painéis e slides e de breve apresentação oral sobre os trabalhos.