Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A organização do discurso oral no gênero podcast.
Finalidade da aula: Produzir cartazes, painéis ou slides com as informações científicas sobre um determinado assunto, levando em consideração a linguagem, o destinatário e o veículo de comunicação em que o texto estará inserido, a fim de organizar e treinar a apresentação oral e a fala.Ano:9º ano do Ensino Fundamental.
Gênero: Podcasts de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP38
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Informações adicionais sobre podcasts científicos na forma de esquemas, infográficos, imagens variadas etc.
Textos retirados de jornais e revistas, sites, vídeos (TV e/ou internet) contendo informações de divulgação científica.
Cartolina, papel sulfite, papel colorido, papel kraft, papelão, TNT, EVA, tesouras, canetas, lápis, giz de cera, colas, fitas adesivas e todo tipo de material que possa ser usado na confecção dos cartazes e painéis.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades na organização e sistematização das informações para a confecção dos cartazes, painéis ou slides de forma mais objetiva.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>