15422
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção de vlogs

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fuun sobre Produção de vlogs

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos assistam ao vlog disponível no plano de aula (envie o link a eles), que fala sobre os principais erros de vlogueiros iniciantes, e listem os erros apontados no vídeo. Peça que enviem, por mensagem de texto, as listas criadas por eles ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).

Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 5 integrantes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe o link do vídeo (slide Desenvolvimento), pedindo que os alunos assistam. Depois disso, disponibilize aos grupos a ficha disponível em “materiais complementares” para que avaliem o vlog assistido, encontrando possíveis erros (gravação e edição). Quando acabarem, convide um aluno de cada equipe a relatar as suas respostas enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que os grupos discutam suas resoluções. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos.

Fechamento
Por áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se organizem em duplas (se possível, as mesmas da aula 10), retomando o planejamento do vlog que fizeram como pós-aula da aula passada (plano 10 desta sequência de atividades). Oriente-os que, a partir do que aprenderam na aula, revisem seus planejamentos, façam as alterações necessárias e gravem os vídeos que irão compor o vlog (diga que cada um deve gravar suas partes do vlog de forma separada, em suas casas, considerando o isolamento).

Convite às famílias
Peça que as famílias auxiliem no processo de gravação dos vlogs dando dicas sobre o cenário, iluminação etc., criando um ambiente propício para esta atividade.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_10SQA11

(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas