15422
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Produção de vlogs

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fuun sobre Produção de vlogs

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Smartphones e câmeras digitais.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda podem demonstrar falta de familiaridade com o gênero. Desse modo, sugerimos que se faça a indicação de alguns vídeos, para familiarizá-los com o formato. Boas sugestões:

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos, explicando que, nesse momento, eles terão informações importantes que os ajudarão na gravação dos vídeos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que eles assistirão a um vídeo apresentado por Caíque Pereira, um conhecido youtuber, responsável pelo canal Escola para Youtubers, contendo dicas para produzir um bom vídeo.
  • Antes de exibi-lo, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre edição de vídeos.
  • O vídeo discorre sobre os 10 erros mais comuns cometidos por Youtubers iniciantes. Peça aos alunos que durante a exibição do vídeo elaborem, individualmente, uma lista nomeando cada um dos erros apontados.
  • Exiba o vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=-85rr4_nTso>.
  • Peça para a classe nomear os erros apontados e transcreva-os no quadro. Caso seja necessário, complete a lista com os itens mencionados pelo youtuber. São eles:
  • Olhar para si mesmo durante a gravação;
  • Fazer propaganda do próprio vídeo, de forma indiscriminada, em todos os demais canais (o que o apresentador chama de SPAM);
  • Priorizar o nome do canal, em detrimento do título específico do vídeo;
  • Ser inconsistente na frequência das postagens na publicação dos vídeos;
  • Errar na duração da introdução, deixando de despertar o interesse do público;
  • Não cuidar da ambientação;
  • Descuidar da iluminação;
  • Demonstrar falta de energia ao gravar um vídeo;
  • Ser impaciente e imediatista na busca pela fama;
  • Não respeitar o seu próprio “nicho”.

6. Peça aos alunos que copiem a versão final da lista, transcrita na lousa de forma a poderem consultar o documento no momento da gravação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

1. Informe aos alunos que eles assistirão a um novo vídeo e que deverão analisá-lo de acordo com os itens apresentados na lista que criaram na atividade anterior. Esclareça aos alunos que, ao lados dos critérios apontados por Caíque Pereira, outros, de igual importância, foram adicionados.

2. Divida os alunos em grupos de 5 elementos e distribua as fichas de análise, disponíveis em materiais complementares. (As perguntas estão inseridas nos slides 6 e 7). A divisão da sala em grupos maiores permite uma discussão mais abrangente, na medida em que diferentes pontos de vista podem ser confrontados.

3. Peça às equipes que leiam previamente, as questões (cópias impressas), para que direcionem a atenção para esses elementos ao assistirem ao vídeo.

4. Exiba o vídeo para sala: <https://www.youtube.com/watch?v=GFuNTV-hi9M&t=16s>.

5. Após a exibição, peça aos alunos que discutam sobre o vídeo, tendo por base as questões elencadas na ficha distribuída previamente. Explique a eles que não é necessário responder às questões por escrito, porém, oriente-os a fazerem pequenas anotações durante a discussão, informando-os de que as questões serão retomadas de forma coletiva e que cada equipe deverá compartilhar suas conclusões com os demais grupos. As questões estão disponíveis em materiais complementares.
5. Circule entre os grupos, durante as discussões, para poder realizar uma avaliação individual do progresso dos alunos. Considerando que a apresentação do vídeo tomará cerca de 10 minutos, os alunos terão por volta de 20 minutos para a realização dessa atividade.

Materiais complementares: Para acessar a ficha com as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Distribua os alunos em roda, para facilitar o contato visual e a interação entre eles.

2. Peça que alunos da mesma equipe sentem-se próximo uns dos outros.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Exiba as perguntas para a sala.

2. Peça que um integrante de cada equipe compartilhe as conclusões com a classe. Faça isso com um item por vez, alternando o grupo que deverá expor as conclusões em primeiro lugar, promovendo, dessa forma, um rodízio nas apresentações.

3. As respostas esperadas são:

  • I e II - Respostas pessoais. Espera-se que os alunos percebam que o tema é interessante para quem aprecia literatura. Como se trata de vlog, pressupõe-se que o público-alvo desse canal irá se interessar pelo conteúdo apresentado.
  • I- Espera-se que os alunos percebam que a forma como ela se dirige ao público é bastante eficaz; ela olha para a câmera, não para si mesma.

II- Ela prioriza o conteúdo.

III- Ela veste-se de modo casual, com roupas que não chamam a atenção. Observe que a escolha do figurino é importante. Ele pode “dialogar” com o público, no caso de trazer mensagens escritas ou desviar a atenção, no caso de ser muito chamativo.

IV- Ela aparenta estar muito à vontade. O fato de emocionar-se, de forma tão evidente, reforça a ideia de que “se sente em casa”; o nível de energia é compatível com o que se pretende exibir: a linguagem corporal não denota euforia ou apatia demasiadas.
V- Ela leu o livro e sabia qual seria o assunto principal. No entanto, começa a gravação dizendo que não saberá o que vai dizer após ler o livro. Isso pode ter sido intencional, na medida em que ela parece querer expressar seus sentimentos e opiniões de forma mais natural possível. Como é uma vlogueira experiente, a falta de um roteiro rigidamente planejado não a prejudicou, mas poderia ser um grande problema para vlogueiros iniciantes.

VI- Complemente. Expõe suas emoções e dialoga com o público em diversos momentos. É importante notar que essa interação, feita sem exageros, atrai a atenção do espectador, que se sente integrado ao vídeo.

c) A linguagem é bastante informal, chegando a apresentar gírias e alguns palavrões. Entretanto, o vocabulário é contextualizado e a linguagem é coerente com a postura informal da vlogueira e, possivelmente, a seu público, que deve estar acostumado à essa informalidade.
Observe que nos momentos em que ela lê o livro, a linguagem literária é preservada e valorizada quando ela se coloca no lugar das personagens, modulando a voz de diversas formas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Exiba as perguntas para a sala.

2. Peça que um integrante de cada equipe compartilhe as conclusões com a classe. Faça isso com um item por vez, alternando o grupo que deverá expor as conclusões em primeiro lugar, promovendo, dessa forma, um rodízio nas apresentações.

3. Respostas esperadas:

d) I- Aparentemente na casa da vlogueira.

II- Não há ruídos. Um cachorrinho aparece ao fundo, nos primeiros minutos, mas isso não chega a atrapalhar a sequência e reforça o caráter intimista da gravação.

III- Sim, o vídeo foi feito em um local bem iluminado; as imagens são claras.

e) I- O vídeo tem uma duração adequada, sem que o assunto tenha se tornado cansativo ou superficial.

II- Notam-se pequenos cortes, no momento em que a vlogueira faz a transição entre as páginas do livro, mas isso não prejudica o trabalho. Aliás, é importante esclarecer que a edição é uma etapa necessária para que se obtenha um bom resultado final.

III- A introdução é bastante eficaz. Nos primeiros segundos ela anuncia sobre o que vai falar e, só depois, expõe, de forma rápida, a vinheta do canal.

f) Os argumentos são bons, porém, revelam um caráter bastante pessoal. A vlogueira gosta e recomenda o livro por se identificar com ele e chega a afirmar que tem que trabalhar a questão do vazio em sua vida. Quanto ao fato de persuadir o leitor a mudar de atitude, isso vai depender da reflexão individual que cada um fará.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Encerre a aula propondo os “combinados” com os alunos.

2. Caso haja mais tempo disponível para a realização da sequência, você pode reservar as próximas aulas para a gravação do vídeo, ou solicitar que ela seja feito fora do horário escolar.

3. Agende uma data para que os alunos exibam a primeira versão do vídeo para a classe. Nesse momento, peça aos colegas que deem sugestões que possam melhorar o resultado final.

3. Deixe claro para a turma que o vídeo não precisa ser entregue com a edição finalizada nesse momento, pois na aula seguinte (caso a sequência esteja sendo desenvolvida na íntegra) trataremos dessa questão.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima-primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Smartphones e câmeras digitais.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda podem demonstrar falta de familiaridade com o gênero. Desse modo, sugerimos que se faça a indicação de alguns vídeos, para familiarizá-los com o formato. Boas sugestões:

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o título da aula para os alunos, explicando que, nesse momento, eles terão informações importantes que os ajudarão na gravação dos vídeos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que eles assistirão a um vídeo apresentado por Caíque Pereira, um conhecido youtuber, responsável pelo canal Escola para Youtubers, contendo dicas para produzir um bom vídeo.
  • Antes de exibi-lo, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre edição de vídeos.
  • O vídeo discorre sobre os 10 erros mais comuns cometidos por Youtubers iniciantes. Peça aos alunos que durante a exibição do vídeo elaborem, individualmente, uma lista nomeando cada um dos erros apontados.
  • Exiba o vídeo: <https://www.youtube.com/watch?v=-85rr4_nTso>.
  • Peça para a classe nomear os erros apontados e transcreva-os no quadro. Caso seja necessário, complete a lista com os itens mencionados pelo youtuber. São eles:
  • Olhar para si mesmo durante a gravação;
  • Fazer propaganda do próprio vídeo, de forma indiscriminada, em todos os demais canais (o que o apresentador chama de SPAM);
  • Priorizar o nome do canal, em detrimento do título específico do vídeo;
  • Ser inconsistente na frequência das postagens na publicação dos vídeos;
  • Errar na duração da introdução, deixando de despertar o interesse do público;
  • Não cuidar da ambientação;
  • Descuidar da iluminação;
  • Demonstrar falta de energia ao gravar um vídeo;
  • Ser impaciente e imediatista na busca pela fama;
  • Não respeitar o seu próprio “nicho”.

6. Peça aos alunos que copiem a versão final da lista, transcrita na lousa de forma a poderem consultar o documento no momento da gravação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

1. Informe aos alunos que eles assistirão a um novo vídeo e que deverão analisá-lo de acordo com os itens apresentados na lista que criaram na atividade anterior. Esclareça aos alunos que, ao lados dos critérios apontados por Caíque Pereira, outros, de igual importância, foram adicionados.

2. Divida os alunos em grupos de 5 elementos e distribua as fichas de análise, disponíveis em materiais complementares. (As perguntas estão inseridas nos slides 6 e 7). A divisão da sala em grupos maiores permite uma discussão mais abrangente, na medida em que diferentes pontos de vista podem ser confrontados.

3. Peça às equipes que leiam previamente, as questões (cópias impressas), para que direcionem a atenção para esses elementos ao assistirem ao vídeo.

4. Exiba o vídeo para sala: <https://www.youtube.com/watch?v=GFuNTV-hi9M&t=16s>.

5. Após a exibição, peça aos alunos que discutam sobre o vídeo, tendo por base as questões elencadas na ficha distribuída previamente. Explique a eles que não é necessário responder às questões por escrito, porém, oriente-os a fazerem pequenas anotações durante a discussão, informando-os de que as questões serão retomadas de forma coletiva e que cada equipe deverá compartilhar suas conclusões com os demais grupos. As questões estão disponíveis em materiais complementares.
5. Circule entre os grupos, durante as discussões, para poder realizar uma avaliação individual do progresso dos alunos. Considerando que a apresentação do vídeo tomará cerca de 10 minutos, os alunos terão por volta de 20 minutos para a realização dessa atividade.

Materiais complementares: Para acessar a ficha com as perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Distribua os alunos em roda, para facilitar o contato visual e a interação entre eles.

2. Peça que alunos da mesma equipe sentem-se próximo uns dos outros.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Exiba as perguntas para a sala.

2. Peça que um integrante de cada equipe compartilhe as conclusões com a classe. Faça isso com um item por vez, alternando o grupo que deverá expor as conclusões em primeiro lugar, promovendo, dessa forma, um rodízio nas apresentações.

3. As respostas esperadas são:

  • I e II - Respostas pessoais. Espera-se que os alunos percebam que o tema é interessante para quem aprecia literatura. Como se trata de vlog, pressupõe-se que o público-alvo desse canal irá se interessar pelo conteúdo apresentado.
  • I- Espera-se que os alunos percebam que a forma como ela se dirige ao público é bastante eficaz; ela olha para a câmera, não para si mesma.

II- Ela prioriza o conteúdo.

III- Ela veste-se de modo casual, com roupas que não chamam a atenção. Observe que a escolha do figurino é importante. Ele pode “dialogar” com o público, no caso de trazer mensagens escritas ou desviar a atenção, no caso de ser muito chamativo.

IV- Ela aparenta estar muito à vontade. O fato de emocionar-se, de forma tão evidente, reforça a ideia de que “se sente em casa”; o nível de energia é compatível com o que se pretende exibir: a linguagem corporal não denota euforia ou apatia demasiadas.
V- Ela leu o livro e sabia qual seria o assunto principal. No entanto, começa a gravação dizendo que não saberá o que vai dizer após ler o livro. Isso pode ter sido intencional, na medida em que ela parece querer expressar seus sentimentos e opiniões de forma mais natural possível. Como é uma vlogueira experiente, a falta de um roteiro rigidamente planejado não a prejudicou, mas poderia ser um grande problema para vlogueiros iniciantes.

VI- Complemente. Expõe suas emoções e dialoga com o público em diversos momentos. É importante notar que essa interação, feita sem exageros, atrai a atenção do espectador, que se sente integrado ao vídeo.

c) A linguagem é bastante informal, chegando a apresentar gírias e alguns palavrões. Entretanto, o vocabulário é contextualizado e a linguagem é coerente com a postura informal da vlogueira e, possivelmente, a seu público, que deve estar acostumado à essa informalidade.
Observe que nos momentos em que ela lê o livro, a linguagem literária é preservada e valorizada quando ela se coloca no lugar das personagens, modulando a voz de diversas formas.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Exiba as perguntas para a sala.

2. Peça que um integrante de cada equipe compartilhe as conclusões com a classe. Faça isso com um item por vez, alternando o grupo que deverá expor as conclusões em primeiro lugar, promovendo, dessa forma, um rodízio nas apresentações.

3. Respostas esperadas:

d) I- Aparentemente na casa da vlogueira.

II- Não há ruídos. Um cachorrinho aparece ao fundo, nos primeiros minutos, mas isso não chega a atrapalhar a sequência e reforça o caráter intimista da gravação.

III- Sim, o vídeo foi feito em um local bem iluminado; as imagens são claras.

e) I- O vídeo tem uma duração adequada, sem que o assunto tenha se tornado cansativo ou superficial.

II- Notam-se pequenos cortes, no momento em que a vlogueira faz a transição entre as páginas do livro, mas isso não prejudica o trabalho. Aliás, é importante esclarecer que a edição é uma etapa necessária para que se obtenha um bom resultado final.

III- A introdução é bastante eficaz. Nos primeiros segundos ela anuncia sobre o que vai falar e, só depois, expõe, de forma rápida, a vinheta do canal.

f) Os argumentos são bons, porém, revelam um caráter bastante pessoal. A vlogueira gosta e recomenda o livro por se identificar com ele e chega a afirmar que tem que trabalhar a questão do vazio em sua vida. Quanto ao fato de persuadir o leitor a mudar de atitude, isso vai depender da reflexão individual que cada um fará.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Encerre a aula propondo os “combinados” com os alunos.

2. Caso haja mais tempo disponível para a realização da sequência, você pode reservar as próximas aulas para a gravação do vídeo, ou solicitar que ela seja feito fora do horário escolar.

3. Agende uma data para que os alunos exibam a primeira versão do vídeo para a classe. Nesse momento, peça aos colegas que deem sugestões que possam melhorar o resultado final.

3. Deixe claro para a turma que o vídeo não precisa ser entregue com a edição finalizada nesse momento, pois na aula seguinte (caso a sequência esteja sendo desenvolvida na íntegra) trataremos dessa questão.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano