Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Papéis, câmeras, smartphones.
Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem desconhecer as especificidades do gênero vlog. Neste caso, indique alguns endereços para que eles aprofundem o contato com o gênero. Para boas recomendações, acesse a matéria disponível em:
http://www.listasliterarias.com/2014/02/10-vlogs-literarios-que-vale-pena.html. Acesso em 24/10/2018.
Referências sobre o assunto:
BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE. Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula para os alunos, explicando a eles que, nas próximas aulas, eles deverão produzir, editar e publicar um vlog em que façam uma resenha de um objeto cultural (filme, livro, peça teatral, dentre outros).
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é vlog. Espera-se que eles relacionem o gênero aos blogs, destacando, porém, que a forma de circulação dos conteúdos se faz através de vídeos.
- Exiba, a seguir, o vídeo disponível aqui.
- Antes de passar para a próxima etapa, pergunte aos alunos se o vídeo contribuiu para que eles formassem uma visão global do gênero. Espera-se que a resposta seja afirmativa, já que o vídeo compila dados essenciais do formato.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Comente com os alunos que o primeiro passo para a criação de um vlog é preparar um roteiro.
- Pergunte à sala como eles imaginam que esse roteiro deva ser. Espera-se que eles respondam que um bom roteiro deve assemelhar-se a um passo a passo do que será exposto no vídeo.
- A seguir, exiba o vídeo disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a exibição do vídeo, reúna os alunos em grupos de 5 elementos e exiba as questões do slide. Caso prefira, distribua cópias das perguntas, disponíveis em materiais complementares, pedindo a eles que discutam as questões e anotem as respostas. A divisão em grupos maiores possibilita a troca de opiniões e pontas de vista, colaborando para a interação entre os alunos.
- Reserve alguns minutos para as discussões e, depois, indique representantes das equipes para compartilharem as conclusões do grupo com os demais colegas.
- As respostas esperadas são:
1) Espera-se que o aluno concorde com a definição de que um roteiro é uma fórmula escrita de um espetáculo audiovisual.
2) É importante que os alunos percebam que a escolha do formato é muito pessoal: melhor tipo de roteiro é aquele que se adapta a cada um.
3) A edição oferece a possibilidade de se fazer ajustes no vídeo, eliminando erros ou inserindo efeitos, como trechos de outros vídeos, imagens, músicas etc.
4) Assim como na resenha, os elementos informativos situam o público em relação ao assunto debatido. No caso de resenhas literárias ou de filmes, é importante que se apresente uma sinopse para contextualização do objeto analisado.
5) As opiniões devem ser embasadas em fatos e devem ser sinceras.
6) As pesquisas fornecem dados que, inseridos nos comentários, enriquecem e dão profundidade ao vídeo, gerando maior credibilidade.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que preencham a tabela - disponível para cópia em materiais complementares - com os dados essenciais que nortearão a produção dos roteiros. Informe aos alunos que o trabalho será realizado em duplas. Dessa forma, eles podem optar por dividir a apresentação (dois comentaristas) ou podem se dividir nas funções de apresentador / diretor / editor, de forma a garantir que realizem tarefas compatíveis com suas habilidades.
- Esclareça ainda que o vídeo - já editado - deve ter a duração máxima de 10 minutos.
- Encerre a aula com as recomendações finais para a execução da tarefa (criação de um roteiro de vídeo) que deverá ser realizada em duplas, como tarefa de casa:
- Retome as características básicas do roteiro: concisão, clareza, objetividade na produção de um passo a passo que norteará a gravação.
- Lembre os alunos da necessidade de pesquisa prévia de dados sobre o objeto resenhado, para garantir profundidade na análise.
- Por fim, peça a eles que não se esqueçam de contemplar, no roteiro, sinalização de dados informativos e opinativos.
- Agende uma data para a entrega da primeira versão dos trabalhos. Verifique os roteiros e proponha alterações, caso seja necessário, marcando nova data para a entrega final.
- Caso você esteja seguindo essa sequência na íntegra, na próxima aula os alunos terão orientações para efetivarem a gravação dos vídeos.
Materiais complementares:
- Para acessar o arquivo com a tabela, clique aqui.