15421
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento para criação de vlogs

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre criação de vlogs

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Papéis, câmeras, smartphones.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem desconhecer as especificidades do gênero vlog. Neste caso, indique alguns endereços para que eles aprofundem o contato com o gênero. Para boas recomendações, acesse a matéria disponível em:

http://www.listasliterarias.com/2014/02/10-vlogs-literarios-que-vale-pena.html. Acesso em 24/10/2018.

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE. Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula para os alunos, explicando a eles que, nas próximas aulas, eles deverão produzir, editar e publicar um vlog em que façam uma resenha de um objeto cultural (filme, livro, peça teatral, dentre outros).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é vlog. Espera-se que eles relacionem o gênero aos blogs, destacando, porém, que a forma de circulação dos conteúdos se faz através de vídeos.
  • Exiba, a seguir, o vídeo disponível aqui.
  • Antes de passar para a próxima etapa, pergunte aos alunos se o vídeo contribuiu para que eles formassem uma visão global do gênero. Espera-se que a resposta seja afirmativa, já que o vídeo compila dados essenciais do formato.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Comente com os alunos que o primeiro passo para a criação de um vlog é preparar um roteiro.
  • Pergunte à sala como eles imaginam que esse roteiro deva ser. Espera-se que eles respondam que um bom roteiro deve assemelhar-se a um passo a passo do que será exposto no vídeo.
  • A seguir, exiba o vídeo disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a exibição do vídeo, reúna os alunos em grupos de 5 elementos e exiba as questões do slide. Caso prefira, distribua cópias das perguntas, disponíveis em materiais complementares, pedindo a eles que discutam as questões e anotem as respostas. A divisão em grupos maiores possibilita a troca de opiniões e pontas de vista, colaborando para a interação entre os alunos.
  • Reserve alguns minutos para as discussões e, depois, indique representantes das equipes para compartilharem as conclusões do grupo com os demais colegas.
  • As respostas esperadas são:

1) Espera-se que o aluno concorde com a definição de que um roteiro é uma fórmula escrita de um espetáculo audiovisual.
2) É importante que os alunos percebam que a escolha do formato é muito pessoal: melhor tipo de roteiro é aquele que se adapta a cada um.

3) A edição oferece a possibilidade de se fazer ajustes no vídeo, eliminando erros ou inserindo efeitos, como trechos de outros vídeos, imagens, músicas etc.

4) Assim como na resenha, os elementos informativos situam o público em relação ao assunto debatido. No caso de resenhas literárias ou de filmes, é importante que se apresente uma sinopse para contextualização do objeto analisado.

5) As opiniões devem ser embasadas em fatos e devem ser sinceras.

6) As pesquisas fornecem dados que, inseridos nos comentários, enriquecem e dão profundidade ao vídeo, gerando maior credibilidade.

Materiais complementares:

  • Para acessar o arquivo de questões, clique aqui.
  • Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que preencham a tabela - disponível para cópia em materiais complementares - com os dados essenciais que nortearão a produção dos roteiros. Informe aos alunos que o trabalho será realizado em duplas. Dessa forma, eles podem optar por dividir a apresentação (dois comentaristas) ou podem se dividir nas funções de apresentador / diretor / editor, de forma a garantir que realizem tarefas compatíveis com suas habilidades.
  • Esclareça ainda que o vídeo - já editado - deve ter a duração máxima de 10 minutos.
  • Encerre a aula com as recomendações finais para a execução da tarefa (criação de um roteiro de vídeo) que deverá ser realizada em duplas, como tarefa de casa:
  • Retome as características básicas do roteiro: concisão, clareza, objetividade na produção de um passo a passo que norteará a gravação.
  • Lembre os alunos da necessidade de pesquisa prévia de dados sobre o objeto resenhado, para garantir profundidade na análise.
  • Por fim, peça a eles que não se esqueçam de contemplar, no roteiro, sinalização de dados informativos e opinativos.
  • Agende uma data para a entrega da primeira versão dos trabalhos. Verifique os roteiros e proponha alterações, caso seja necessário, marcando nova data para a entrega final.
  • Caso você esteja seguindo essa sequência na íntegra, na próxima aula os alunos terão orientações para efetivarem a gravação dos vídeos.

Materiais complementares:

  • Para acessar o arquivo com a tabela, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Papéis, câmeras, smartphones.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem desconhecer as especificidades do gênero vlog. Neste caso, indique alguns endereços para que eles aprofundem o contato com o gênero. Para boas recomendações, acesse a matéria disponível em:

http://www.listasliterarias.com/2014/02/10-vlogs-literarios-que-vale-pena.html. Acesso em 24/10/2018.

Referências sobre o assunto:

BEZERRA, Larissa Layane; SANTOS, Ronaldo Bispo. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2014/resumos/R42-0226-1.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

DORNELLES, Juliano Paz. O FENÔMENO VLOG NO YOUTUBE. Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4599/1/464433.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 24 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula para os alunos, explicando a eles que, nas próximas aulas, eles deverão produzir, editar e publicar um vlog em que façam uma resenha de um objeto cultural (filme, livro, peça teatral, dentre outros).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é vlog. Espera-se que eles relacionem o gênero aos blogs, destacando, porém, que a forma de circulação dos conteúdos se faz através de vídeos.
  • Exiba, a seguir, o vídeo disponível aqui.
  • Antes de passar para a próxima etapa, pergunte aos alunos se o vídeo contribuiu para que eles formassem uma visão global do gênero. Espera-se que a resposta seja afirmativa, já que o vídeo compila dados essenciais do formato.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Comente com os alunos que o primeiro passo para a criação de um vlog é preparar um roteiro.
  • Pergunte à sala como eles imaginam que esse roteiro deva ser. Espera-se que eles respondam que um bom roteiro deve assemelhar-se a um passo a passo do que será exposto no vídeo.
  • A seguir, exiba o vídeo disponível aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a exibição do vídeo, reúna os alunos em grupos de 5 elementos e exiba as questões do slide. Caso prefira, distribua cópias das perguntas, disponíveis em materiais complementares, pedindo a eles que discutam as questões e anotem as respostas. A divisão em grupos maiores possibilita a troca de opiniões e pontas de vista, colaborando para a interação entre os alunos.
  • Reserve alguns minutos para as discussões e, depois, indique representantes das equipes para compartilharem as conclusões do grupo com os demais colegas.
  • As respostas esperadas são:

1) Espera-se que o aluno concorde com a definição de que um roteiro é uma fórmula escrita de um espetáculo audiovisual.
2) É importante que os alunos percebam que a escolha do formato é muito pessoal: melhor tipo de roteiro é aquele que se adapta a cada um.

3) A edição oferece a possibilidade de se fazer ajustes no vídeo, eliminando erros ou inserindo efeitos, como trechos de outros vídeos, imagens, músicas etc.

4) Assim como na resenha, os elementos informativos situam o público em relação ao assunto debatido. No caso de resenhas literárias ou de filmes, é importante que se apresente uma sinopse para contextualização do objeto analisado.

5) As opiniões devem ser embasadas em fatos e devem ser sinceras.

6) As pesquisas fornecem dados que, inseridos nos comentários, enriquecem e dão profundidade ao vídeo, gerando maior credibilidade.

Materiais complementares:

  • Para acessar o arquivo de questões, clique aqui.
  • Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que preencham a tabela - disponível para cópia em materiais complementares - com os dados essenciais que nortearão a produção dos roteiros. Informe aos alunos que o trabalho será realizado em duplas. Dessa forma, eles podem optar por dividir a apresentação (dois comentaristas) ou podem se dividir nas funções de apresentador / diretor / editor, de forma a garantir que realizem tarefas compatíveis com suas habilidades.
  • Esclareça ainda que o vídeo - já editado - deve ter a duração máxima de 10 minutos.
  • Encerre a aula com as recomendações finais para a execução da tarefa (criação de um roteiro de vídeo) que deverá ser realizada em duplas, como tarefa de casa:
  • Retome as características básicas do roteiro: concisão, clareza, objetividade na produção de um passo a passo que norteará a gravação.
  • Lembre os alunos da necessidade de pesquisa prévia de dados sobre o objeto resenhado, para garantir profundidade na análise.
  • Por fim, peça a eles que não se esqueçam de contemplar, no roteiro, sinalização de dados informativos e opinativos.
  • Agende uma data para a entrega da primeira versão dos trabalhos. Verifique os roteiros e proponha alterações, caso seja necessário, marcando nova data para a entrega final.
  • Caso você esteja seguindo essa sequência na íntegra, na próxima aula os alunos terão orientações para efetivarem a gravação dos vídeos.

Materiais complementares:

  • Para acessar o arquivo com a tabela, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano