15420
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de editorial: a apreensão dos sentidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre leitura de editorial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Questione se eles já viveram situações nas quais precisavam discordar ou concordar de alguém e peça que eles reflitam (autorreflexão) como se sentiram frente a essas situações.

Introdução
No mesmo vídeo ou aúdio, peça que os alunos retomem, na memória, algum acontecimento importante que tenha impactado a vida deles, questionando se tal fato influencia no presente. Peça que os alunos respondam por áudio ou mensagem de texto (por WhatsApp, em um grupo criado com todos da turma, para que todos tenham acesso aos relatos dos colegas).

Desenvolvimento
Envie para os alunos (via WhatsApp, em um grupo com todos da classe), um novo vídeo apresentando o título do texto, explicando-o e discutindo os conceitos de memória, história e essência (conforme as orientações do plano de aula). Peça que os alunos levantem hipóteses sobre o texto a partir da análise feita pelo professor e as registrem em seus cadernos. Depois disso, envie o texto completo (material complementar no slide Desenvolvimento) por WhatsApp a todos os alunos e peça que eles verifiquem, em uma primeira leitura, se as hipóteses levantadas inicialmente foram confirmadas. Depois disso, em um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se organizem em pequenos grupos (até quatro alunos, no WhatsApp) e disponibilize a eles as atividades referentes à segunda leitura do texto, disponíveis no slide Desenvolvimento. Dê um tempo para a realização da atividade em conjunto e peça que um aluno por grupo, quando finalizarem a atividade, exponha (por meio de foto ou mensagem de texto) as respostas criadas por eles no grupo de WhatsApp ao qual todos os alunos têm acesso. Se possível, durante a exposição, compare as respostas e instigue os alunos.

Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, discorra sobre a importância do respeito à opinião do próximo e peça que os alunos respondam e exponham, por áudio ou mensagem, por WhatsApp ou de forma escrita, as suas opiniões sobre a questão inicial: é preciso compreender o passado para entender o presente? Compartilhe as respostas com todos os alunos.

Convite às famílias
A família pode resgatar acontecimentos do passado que foram importantes e que, de certa forma, influenciam nos dias de hoje, em seus cotidianos. Podem ser contadas histórias antigas, apreciadas fotos e imagens dos antepassados e desenhadas árvores genealógicas, entre outros exemplos, com a premissa de que entender o passado é uma forma de interpretar o presente.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda  


Código: LPO9_11SQA03

(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas