15420
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de editorial: a apreensão dos sentidos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre leitura de editorial

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/ Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Prepare com antecedência as cópias do texto que será trabalhado, reproduza em cartolina o título do texto, reproduza com antecedência em papel madeira ou papel 40kg a tábua de Informações disponível no material complementar.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Considerando-se a complexidade das temáticas dos textos argumentativos, é possível que haja dificuldade para posicionarem-se diante da questão.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. SãoPaulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula para a turma.
  • Pergunte se já vivenciaram situações nas quais precisaram concordar ou discordar da ideia de alguém ou se alguém já discordou das ideias deles.
  • Peça que rapidamente expliquem como se sentiram.
  • Diga que nessa aula trabalharão com essa habilidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que procurem na memória alguma situação que tenha acontecido com eles e que tenha mudado algo em sua vida.
  • Solicite que exponham brevemente a memória que conseguiram recuperar e a influência que tem em seu presente. Não é necessário todos falarem, posto que esse momento visa ativar ideias para a construção do posicionamento diante do texto.
  • Depois, apresente em cartolina o seguinte questionamento: “É possível que um povo construa seu presente e futuro sem reconhecimento do passado?”. A opção pela cartolina deve-se ao fato de facilitar a disponibilização do questionamento em sala para que os alunos reflitam sobre a questão que será retomada depois, torna-se mais fácil a retomada.
  • Explique que essa questão não deverá ser respondida agora, pois será retomada mais adiante.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Apresente o título do texto que será trabalhado (acesse o modelo de cartaz disponibilizado aqui):

a) Pergunte se conhecem o significado das três palavras: memória, história e essência. Caso não saibam, explique que memória é a lembrança que se tem do passado e que, às vezes, essa lembrança é recuperada por algo; que história é o passado construído pela ação humana; e que essência é aquilo considerado característica básica de um ser.

b) Diga que o título faz uma espécie de gradação organizando os termos: do mais simples ao mais complexo.

c) Para finalizar, peça que levantem hipóteses sobre o assunto tratado no texto.

d) Anote as inferências no quadro.

  • Entregue o texto - disponível em materiais complementares - para a primeira leitura visando checar as hipóteses. Lembre-os de usar canetas coloridas ou marca texto para destacar as ideias que julgarem importantes dentro do texto.
  • Depois da leitura, pergunte quais hipóteses se confirmaram com a leitura. Peça que apontem trechos que sustentem suas afirmações.
  • Depois, organize a turma em quarteto para que promovam a segunda leitura visando localizar informações explícitas no texto:
  • O contexto de produção (fato que provocou a escrita do texto);
  • O tema abordado;
  • A opinião defendida;
  • O fechamento dado pelo editorialista.
  • Peça que escolham um relator para expor os dados. Direcione a socialização dos dados coletados pelo grupo.
  • Prepare com antecedência, em papel madeira ou 40kg, a “tábua de Informações” disponível aqui, a expectativa de respostas para a “tábua de informações” está disponível neste mesmo arquivo.
  • Anote na “tábua” os dados dos grupos. Se houver discordância entre os dados, conduza a análise do texto para que percebam as informações solicitadas.
  • Encerrada a verificação dos dados coletados na segunda leitura, peça que, ainda em grupo, discutam a opinião do editorial e escrevam em um parágrafo o que pensam a respeito, justificado a opinião do grupo.

Materiais complementares: Texto para impressão disponível aqui. Acesse o modelo do cartaz com o título aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique que, quando ouvimos ou lemos o que o outro pensa a respeito dos fatos, podemos concordar ou discordar daquilo que é posto, ou seja, podemos apreciar ou replicar a opinião alheia, mas, independente do posicionamento tomado, é necessário que se justifique a opinião que se expressa.
  • Então, peça que cada grupo leia a produção feita e fixe-a no mural de opiniões que deverá ser fixado na sala.
  • Após a socialização, pergunte se perceberam algum desrespeito nos posicionamentos tomados.
  • Diga que é direito de cada pessoa pensar diferente do outro e é dever respeitar esse direito, portanto, sempre que se posiciona, concordando ou discordando das opiniões alheias, deve-se respeitar o outro.

Observação: Prepare com antecedência o Mural de Opiniões da sala, use o material de sua preferência (TNT, EVA, isopor, papel madeira).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/ Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Prepare com antecedência as cópias do texto que será trabalhado, reproduza em cartolina o título do texto, reproduza com antecedência em papel madeira ou papel 40kg a tábua de Informações disponível no material complementar.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Considerando-se a complexidade das temáticas dos textos argumentativos, é possível que haja dificuldade para posicionarem-se diante da questão.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; Duarte, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. SãoPaulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta de aula para a turma.
  • Pergunte se já vivenciaram situações nas quais precisaram concordar ou discordar da ideia de alguém ou se alguém já discordou das ideias deles.
  • Peça que rapidamente expliquem como se sentiram.
  • Diga que nessa aula trabalharão com essa habilidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que procurem na memória alguma situação que tenha acontecido com eles e que tenha mudado algo em sua vida.
  • Solicite que exponham brevemente a memória que conseguiram recuperar e a influência que tem em seu presente. Não é necessário todos falarem, posto que esse momento visa ativar ideias para a construção do posicionamento diante do texto.
  • Depois, apresente em cartolina o seguinte questionamento: “É possível que um povo construa seu presente e futuro sem reconhecimento do passado?”. A opção pela cartolina deve-se ao fato de facilitar a disponibilização do questionamento em sala para que os alunos reflitam sobre a questão que será retomada depois, torna-se mais fácil a retomada.
  • Explique que essa questão não deverá ser respondida agora, pois será retomada mais adiante.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações:

  • Apresente o título do texto que será trabalhado (acesse o modelo de cartaz disponibilizado aqui):

a) Pergunte se conhecem o significado das três palavras: memória, história e essência. Caso não saibam, explique que memória é a lembrança que se tem do passado e que, às vezes, essa lembrança é recuperada por algo; que história é o passado construído pela ação humana; e que essência é aquilo considerado característica básica de um ser.

b) Diga que o título faz uma espécie de gradação organizando os termos: do mais simples ao mais complexo.

c) Para finalizar, peça que levantem hipóteses sobre o assunto tratado no texto.

d) Anote as inferências no quadro.

  • Entregue o texto - disponível em materiais complementares - para a primeira leitura visando checar as hipóteses. Lembre-os de usar canetas coloridas ou marca texto para destacar as ideias que julgarem importantes dentro do texto.
  • Depois da leitura, pergunte quais hipóteses se confirmaram com a leitura. Peça que apontem trechos que sustentem suas afirmações.
  • Depois, organize a turma em quarteto para que promovam a segunda leitura visando localizar informações explícitas no texto:
  • O contexto de produção (fato que provocou a escrita do texto);
  • O tema abordado;
  • A opinião defendida;
  • O fechamento dado pelo editorialista.
  • Peça que escolham um relator para expor os dados. Direcione a socialização dos dados coletados pelo grupo.
  • Prepare com antecedência, em papel madeira ou 40kg, a “tábua de Informações” disponível aqui, a expectativa de respostas para a “tábua de informações” está disponível neste mesmo arquivo.
  • Anote na “tábua” os dados dos grupos. Se houver discordância entre os dados, conduza a análise do texto para que percebam as informações solicitadas.
  • Encerrada a verificação dos dados coletados na segunda leitura, peça que, ainda em grupo, discutam a opinião do editorial e escrevam em um parágrafo o que pensam a respeito, justificado a opinião do grupo.

Materiais complementares: Texto para impressão disponível aqui. Acesse o modelo do cartaz com o título aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique que, quando ouvimos ou lemos o que o outro pensa a respeito dos fatos, podemos concordar ou discordar daquilo que é posto, ou seja, podemos apreciar ou replicar a opinião alheia, mas, independente do posicionamento tomado, é necessário que se justifique a opinião que se expressa.
  • Então, peça que cada grupo leia a produção feita e fixe-a no mural de opiniões que deverá ser fixado na sala.
  • Após a socialização, pergunte se perceberam algum desrespeito nos posicionamentos tomados.
  • Diga que é direito de cada pessoa pensar diferente do outro e é dever respeitar esse direito, portanto, sempre que se posiciona, concordando ou discordando das opiniões alheias, deve-se respeitar o outro.

Observação: Prepare com antecedência o Mural de Opiniões da sala, use o material de sua preferência (TNT, EVA, isopor, papel madeira).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano