Nesta proposta, a leitura de um livro serve como disparador para a realização de brincadeiras com poemas difíceis de recitar.
Apresente a proposta
Leia virtualmente para as famílias o livro “Enrosca ou Desenrosca”, das autoras Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona, e converse com as crianças sobre o tipo de texto presente na obra, destacando um dos trava-línguas para apresentar a elas. Caso não seja possível, você pode enviar, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, alguns dos textos do livro ou ainda outros indicados para a faixa etária, sugerindo que conheçam um pouco mais sobre trava-línguas e fazendo o convite: “Que tal brincarmos de trava-língua?”
Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a recitar trava-línguas e compartilhar suas vivências com outras famílias.
Sugira às famílias
Convide as famílias a recitar trava-línguas a partir das sugestões enviadas por você. Sugira que leiam os textos para as crianças e conversem sobre quais são conhecidos ou não por elas, qual chamou mais atenção, despertou mais interesse etc. É possível ainda que observem as palavras ou as ilustrações presentes, se houver. Proponha que brinquem juntos com esse tipo de texto, se divertindo com os tropeços e enroscadas característicos dele. Sugira que os adultos garantam o tempo de exploração e de brincadeira das crianças, que costumam ficar muito envolvidas testando e recitando os textos. É possível que as crianças necessitem de ajuda para se lembrar de trechos, por isso, sugira que os adultos possam apoiá-las em possíveis desafios, podendo propor que recitem de forma mais lenta, pronunciando uma palavra de cada vez, e que aumentem a velocidade aos poucos, por exemplo. Se as crianças estabelecerem gestos que as façam lembrar do texto, incentive que acolham essa forma de expressão e a potencializem. Proponha que façam pequenos registros em vídeo para compartilhar esse momento com outras família. Elas podem também compartilhar outros trava-línguas conhecidos pelas famílias
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você pequenos vídeos do momento de recitação com as crianças. É possível compartilhá-los com todo o grupo por WhatsApp, de modo que as outras famílias possam se inspirar nas vivências do grupo. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade, por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo. Sugira ainda que, se alguma família conhece outro trava-língua, possa ensiná-lo ao grupo por uma mensagem de áudio. Eles poderão ser incorporados ao repertório das crianças e, no retorno, vocês poderão criar um acervo de trava-línguas conhecidos.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_16UND02
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes