15418
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Recitando trava-línguas

Nesta proposta, a leitura de um livro serve como disparador para a realização de brincadeiras com poemas difíceis de recitar.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Clarice Albertina Fernandes

Apresente a proposta
Leia virtualmente para as famílias o livro “Enrosca ou Desenrosca”, das autoras Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona, e converse com as crianças sobre o tipo de texto presente na obra, destacando um dos trava-línguas para apresentar a elas. Caso não seja possível, você pode enviar, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, alguns dos textos do livro ou ainda outros indicados para a faixa etária, sugerindo que conheçam um pouco mais sobre trava-línguas e fazendo o convite: “Que tal brincarmos de trava-língua?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a recitar trava-línguas e compartilhar suas vivências com outras famílias.

Sugira às famílias
Convide as famílias a recitar trava-línguas a partir das sugestões enviadas por você. Sugira que leiam os textos para as crianças e conversem sobre quais são conhecidos ou não por elas, qual chamou mais atenção, despertou mais interesse etc. É possível ainda que observem as palavras ou as ilustrações presentes, se houver. Proponha que brinquem juntos com esse tipo de texto, se divertindo com os tropeços e enroscadas característicos dele. Sugira que os adultos garantam o tempo de exploração e de brincadeira das crianças, que costumam ficar muito envolvidas testando e recitando os textos. É possível que as crianças necessitem de ajuda para se lembrar de trechos, por isso, sugira que os adultos possam apoiá-las em possíveis desafios, podendo propor que recitem de forma mais lenta, pronunciando uma palavra de cada vez, e que aumentem a velocidade aos poucos, por exemplo. Se as crianças estabelecerem gestos que as façam lembrar do texto, incentive que acolham essa forma de expressão e a potencializem. Proponha que façam pequenos registros em vídeo para compartilhar esse momento com outras família. Elas podem também compartilhar outros trava-línguas conhecidos pelas famílias

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você pequenos vídeos do momento de recitação com as crianças. É possível compartilhá-los com todo o grupo por WhatsApp, de modo que as outras famílias possam se inspirar nas vivências do grupo. É esperado que, conforme você compartilhar essas ações, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade, por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo. Sugira ainda que, se alguma família conhece outro trava-língua, possa ensiná-lo ao grupo por uma mensagem de áudio. Eles poderão ser incorporados ao repertório das crianças e, no retorno, vocês poderão criar um acervo de trava-línguas conhecidos.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_16UND02

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas