15416
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Brincadeiras de Palmas - Dom Frederico

Nesta proposta, veja como introduzir uma nova brincadeira típica da região Sudeste ao repertório das crianças.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Clarice Albertina Fernandes

Apresente a proposta
Grave um vídeo fazendo alguns gestos da brincadeira de “Palmas - Dom Frederico” e conte para as crianças que essa é uma brincadeira cantada, em que letra, gesto e melodia se combinam para nos convidar a brincar. Diga que algumas brincadeiras são típicas de determinadas regiões do país e relembre algumas que as crianças já conheçam, mostrando imagens da turma brincando na escola, se possível. Afirme que eles já conhecem muitas brincadeiras e faça o convite: “Que tal conhecermos uma brincadeira típica da região sudeste?” Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Sugira às famílias que brinquem com a brincadeira típica da região Sudeste “Palmas - Dom Frederico”. As famílias podem se animar a usar a sugestão ou fazer ainda outra brincadeira conhecida pelas crianças. Caso não conheçam, compartilhe o vídeo: “Brincadeiras Regionais | Sudeste” (disponível aqui).

Sugira às famílias
Convide as famílias a brincar de uma brincadeira cantada, em um espaço aberto, se possível, considerando a necessidade de movimentação livre das crianças, que pode mudar de acordo com o envolvimento e o interesse ao longo da vivência. Proponha que assistam ao vídeo sugerido por você e diga que as brincadeiras que envolvem palmas e outros gestos muitas vezes exigem treinos dos movimentos e o aprendizado da letra da canção, que é muito divertida também. Por isso, é importante que se dediquem a vencer os desafios iniciais, convidando as crianças a brincar a seu modo, seguindo os passos sugeridos ou adaptando outros. Você pode comentar que, na sua infância, brincava muito com os amigos de algum tipo de brincadeira, e até citar outra mais popular, de modo que as famílias possam resgatar outras brincadeiras conhecidas e ensiná-las às crianças. Sugira que brinquem juntos, se divertindo e registrando esse momento de interação, e que possam repeti-lo por várias vezes para apropriação dos gestos e da melodia. Ao final, diga para que questionem as crianças sobre como foi aprender uma nova brincadeira.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem como foi esse momento por meio de fotos ou vídeos, de modo que você possa agrupá-los e compartilhá-los com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. Sugira ainda que, se alguma família conhece uma brincadeira cantada como essa, grave um vídeo para compartilhá-la com todo o grupo. Assim, outras brincadeiras serão incorporadas ao repertório das crianças e, no retorno à escola, vocês poderão criar um acervo em vídeo das brincadeiras do grupo. 

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_16UND01

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas