Nesta atividade, as crianças selecionam e organizam o espaço onde irão exibir suas produções e elaboram legendas para elas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria de Lourdes Carvalho Pereira
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Abordagem didática: O desenho é uma linguagem muito usada pelas crianças para se expressarem e, como todas as demais, passa por um processo de permanente evolução, especialmente se as interações em diferentes contextos são favoráveis e exigem que elas se comuniquem. Os desenhos de observação ajudam as crianças a desenvolver sua inata capacidade de observar, contemplar, analisar e sentir cores, texturas, formas, diferenças e semelhanças, pois promovem um refinamento dessas atitudes, visto que são essenciais para esse propósito. Situações dessa natureza, contextualizadas e com sentido para as crianças, ampliam sua capacidade expressiva e sua possibilidade de ver o mundo de forma sensível e atenta.
Código: EDI3_12UND05
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes