Nesta atividade, as crianças irão classificar e organizar os itens das coleções feitas por elas em dias anteriores.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leiry Kelly Oliveira
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; O eu, o outro e o nós.
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
Abordagem didática:
Colecionar objetos é uma maneira lúdica de promover diversas aprendizagens relativas às relações interpessoais, ao conhecimento matemático e às atitudes de cuidado e preservação. Enquanto colecionam, as crianças se deparam com situações problematizadoras contextualizadas, relativas à noção de quantidade, identificação e sequência numérica, contagem, soma, divisão etc. Elas também aprendem a ser cooperativas e a responsabilizar-se por suas coleções. Essa é uma abordagem que potencializa as aprendizagens, a partir do protagonismo dos pequenos em interações diversas.
Código: EDI3_24UND05
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes