Nesta atividade, realize a apreciação de fotografias e que proponha que as crianças elaborem legendas para as imagens que elas mesmas fizeram.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Josiane Souza do Porto
Mentora: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Abordagem didática: Propor um conjunto de atividades nas quais as crianças aprendem a usar a máquina fotográfica e seus recursos, experimentando diversas formas de retratar objetos e materiais em diferentes perspectivas, pode ser muito rico. Durante propostas como essas, elas também exploram o artefato e as mudanças ocorridas ao longo do tempo. As atividades devem convidar as crianças a conversar sobre fotos envolvendo perspectivas e a conhecer fotógrafos (por meio de livros ou vídeos, por exemplo). Uma das atividades pode envolver fotos das próprias crianças em diferentes movimentos e expressões, também acompanhada de experiências nas quais conversam sobre seus corpos, gestos e as formas de retratá-los.
Código: EDI3_11UND05
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes