15407
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de editorial: a relação entre o escrito e o contexto de produção

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre leitura de editorial

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Providencie notebook e datashow. Reproduza com antecedência, em papel madeira ou 40 kg, o modelo de esquema para síntese do texto, disponibilizado aqui; imprima e reproduza o texto “A hora do grande ‘sim’ à vida”, disponibilizado aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Relacionar texto e contexto de produção.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e explique que observarão mais de perto o gênero editorial, seu percurso de produção e contexto gerador.
  • Explique que se trata de um trabalho investigativo que necessitará da participação de todos.
  • Oriente-os a anotar as dificuldades que tiverem ao longo do percurso das atividades para encontrarem as soluções juntos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente somente o título do texto (não distribua o texto ainda). Peça que leiam. Pergunte se conseguem pensar, a partir do título, sobre qual assunto o texto tratará. Peça que façam as inferências possíveis. Anote todas as inferências no quadro para que durante a leitura possam fazer a checagem das inferências.
  • Espera-se que os alunos percebam que o título “Sem alternativas” remete à ideia de que algo (ou alguém) encontra-se sem opções, ou seja, não tem saída para uma situação ou problema.
  • Para esse primeiro momento da introdução, sugere-se 5 minutos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a imagem para a turma (caso não tenha datashow, imprima de forma ampliada). Peça que observem por alguns minutos. Explique que essa é a capa da Revista Planeta (edição 543) na qual foi publicado o texto cujo título leram anteriormente.
  • Peça que relacionem o título à imagem de capa da revista. Volte com a turma às inferências. Pergunte se é possível obter, a partir da imagem, alguma pista sobre o tema do texto cujo título leram.
  • Explique que é comum os editoriais de revistas tratarem sobre temas abordados em matérias que a revista traz em seu interior, expondo a opinião do veículo de comunicação sobre a questão.
  • Atenção: Os comentários dos alunos não devem ser tratados como certos ou errados, mas como inferências que traçam o caminho para a compreensão do título.
  • Para esse momento da introdução, sugere-se 5 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua as cópias do texto, cada aluno deverá ter sua cópia.
  • Solicite que façam uma primeira leitura. Encerrada a leitura, peça que chequem novamente quais inferências se confirmaram no decorrer da leitura. Volte ao quadro onde as inferências foram anotadas e checadas com a ajuda da turma.
  • Explique que, antes mesmo de ler um texto, os leitores fazem predições, ou seja, suposições sobre o assunto que o texto vai abordar e que as inferências a partir do título são apenas uma das formas de levantar hipóteses sobre os sentidos que o texto pretende promover.
  • Inferências checadas, solicite que façam uma leitura mais minuciosa com vistas a localizar informações explícitas no texto.
  • Apresente o slide com o roteiro que conduzirá à localização das informações (ou reproduza ampliado em papel de sua preferência).
  • Peça que se organizem em trios para a realização da 2ª leitura, seguindo o roteiro proposto neste slide. A organização em trios dá-se em virtude de que, possivelmente, os alunos de 9º ano tenham pouco contato com o gênero editorial e de que a complexidade do texto argumentativo requer, nesse processo de desenvolvimento do leitor experiente, o compartilhamento de ideias com os pares. Nesse sentido, trabalhar em trios permite o diálogo e a troca de experiências leitoras necessárias ao trabalho.
  • Solicite ainda que escolham o relator dos dados colhidos pelo grupo.
  • Oriente-os a destacar no texto as informações solicitadas, usando canetinhas coloridas ou caneta marca texto. Não devem responder no caderno, apenas destacar no texto.
  • Encerrada a etapa da leitura e localização de informações explícitas, solicite que o relator de cada grupo aponte as descobertas feitas. Anote tudo no quadro: opinião, defesa da opinião e fechamento.
  • Caso necessário, consulte as expectativas de respostas disponíveis aqui.
  • Reproduza ampliado (em papel madeira ou 40kg) o esquema estrutural do texto que se encontra disponível aqui. Caso julgue necessário, acesse a possibilidade de produção do esquema disponível aqui.
  • Convide a turma a sintetizar as informações coletadas, preenchendo o esquema. Nesse processo de síntese, talvez seja necessária sua interferência com relação à seleção de informações feita pelos alunos. Caso perceba que algumas informações não refletem a ideia solicitada, convide-os à reflexão até chegarem ao ponto indicado.

Materiais complementares:

Para acessar o texto para a impressão, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide-os a refletir sobre os dados coletados durante a aula, para isso siga as questões apresentadas neste slide. As expectativas de respostas encontram-se aqui.
  • Volte ao esquema construído, pergunte-lhes se é possível a alguém que não leu o texto ter ideia sobre o conteúdo do texto a partir desse esquema.
  • Para finalizar, explique que o texto é um editorial, pertencente ao campo jornalístico e que fora retirado de uma revista voltada para discussões sobre meio ambiente, comportamento, espiritualidade, ciência, tecnologia e saúde. Diga ainda que o texto lido, embora assinado, representa a opinião da revista acerca da questão ambiental abordada. Explique que quem assina o editorial é o editor executivo da revista, profissional que geralmente é responsável também pela escrita do editorial. Esclareça que os trechos que identificaram como defesa da opinião expressam os argumentos oferecidos pelo editorialista que escreve em nome da Revista Planeta. Em síntese: quando se opina a respeito de uma questão, apresenta-se argumentos para defender essa opinião. Esses argumentos visam convencer o interlocutor da linha de raciocínio do autor (no caso do editorial, do veículo de informação que representa).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação Jornalístico/Midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Providencie notebook e datashow. Reproduza com antecedência, em papel madeira ou 40 kg, o modelo de esquema para síntese do texto, disponibilizado aqui; imprima e reproduza o texto “A hora do grande ‘sim’ à vida”, disponibilizado aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Relacionar texto e contexto de produção.

Referências sobre o assunto:

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula e explique que observarão mais de perto o gênero editorial, seu percurso de produção e contexto gerador.
  • Explique que se trata de um trabalho investigativo que necessitará da participação de todos.
  • Oriente-os a anotar as dificuldades que tiverem ao longo do percurso das atividades para encontrarem as soluções juntos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente somente o título do texto (não distribua o texto ainda). Peça que leiam. Pergunte se conseguem pensar, a partir do título, sobre qual assunto o texto tratará. Peça que façam as inferências possíveis. Anote todas as inferências no quadro para que durante a leitura possam fazer a checagem das inferências.
  • Espera-se que os alunos percebam que o título “Sem alternativas” remete à ideia de que algo (ou alguém) encontra-se sem opções, ou seja, não tem saída para uma situação ou problema.
  • Para esse primeiro momento da introdução, sugere-se 5 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente a imagem para a turma (caso não tenha datashow, imprima de forma ampliada). Peça que observem por alguns minutos. Explique que essa é a capa da Revista Planeta (edição 543) na qual foi publicado o texto cujo título leram anteriormente.
  • Peça que relacionem o título à imagem de capa da revista. Volte com a turma às inferências. Pergunte se é possível obter, a partir da imagem, alguma pista sobre o tema do texto cujo título leram.
  • Explique que é comum os editoriais de revistas tratarem sobre temas abordados em matérias que a revista traz em seu interior, expondo a opinião do veículo de comunicação sobre a questão.
  • Atenção: Os comentários dos alunos não devem ser tratados como certos ou errados, mas como inferências que traçam o caminho para a compreensão do título.
  • Para esse momento da introdução, sugere-se 5 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua as cópias do texto, cada aluno deverá ter sua cópia.
  • Solicite que façam uma primeira leitura. Encerrada a leitura, peça que chequem novamente quais inferências se confirmaram no decorrer da leitura. Volte ao quadro onde as inferências foram anotadas e checadas com a ajuda da turma.
  • Explique que, antes mesmo de ler um texto, os leitores fazem predições, ou seja, suposições sobre o assunto que o texto vai abordar e que as inferências a partir do título são apenas uma das formas de levantar hipóteses sobre os sentidos que o texto pretende promover.
  • Inferências checadas, solicite que façam uma leitura mais minuciosa com vistas a localizar informações explícitas no texto.
  • Apresente o slide com o roteiro que conduzirá à localização das informações (ou reproduza ampliado em papel de sua preferência).
  • Peça que se organizem em trios para a realização da 2ª leitura, seguindo o roteiro proposto neste slide. A organização em trios dá-se em virtude de que, possivelmente, os alunos de 9º ano tenham pouco contato com o gênero editorial e de que a complexidade do texto argumentativo requer, nesse processo de desenvolvimento do leitor experiente, o compartilhamento de ideias com os pares. Nesse sentido, trabalhar em trios permite o diálogo e a troca de experiências leitoras necessárias ao trabalho.
  • Solicite ainda que escolham o relator dos dados colhidos pelo grupo.
  • Oriente-os a destacar no texto as informações solicitadas, usando canetinhas coloridas ou caneta marca texto. Não devem responder no caderno, apenas destacar no texto.
  • Encerrada a etapa da leitura e localização de informações explícitas, solicite que o relator de cada grupo aponte as descobertas feitas. Anote tudo no quadro: opinião, defesa da opinião e fechamento.
  • Caso necessário, consulte as expectativas de respostas disponíveis aqui.
  • Reproduza ampliado (em papel madeira ou 40kg) o esquema estrutural do texto que se encontra disponível aqui. Caso julgue necessário, acesse a possibilidade de produção do esquema disponível aqui.
  • Convide a turma a sintetizar as informações coletadas, preenchendo o esquema. Nesse processo de síntese, talvez seja necessária sua interferência com relação à seleção de informações feita pelos alunos. Caso perceba que algumas informações não refletem a ideia solicitada, convide-os à reflexão até chegarem ao ponto indicado.

Materiais complementares:

Para acessar o texto para a impressão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide-os a refletir sobre os dados coletados durante a aula, para isso siga as questões apresentadas neste slide. As expectativas de respostas encontram-se aqui.
  • Volte ao esquema construído, pergunte-lhes se é possível a alguém que não leu o texto ter ideia sobre o conteúdo do texto a partir desse esquema.
  • Para finalizar, explique que o texto é um editorial, pertencente ao campo jornalístico e que fora retirado de uma revista voltada para discussões sobre meio ambiente, comportamento, espiritualidade, ciência, tecnologia e saúde. Diga ainda que o texto lido, embora assinado, representa a opinião da revista acerca da questão ambiental abordada. Explique que quem assina o editorial é o editor executivo da revista, profissional que geralmente é responsável também pela escrita do editorial. Esclareça que os trechos que identificaram como defesa da opinião expressam os argumentos oferecidos pelo editorialista que escreve em nome da Revista Planeta. Em síntese: quando se opina a respeito de uma questão, apresenta-se argumentos para defender essa opinião. Esses argumentos visam convencer o interlocutor da linha de raciocínio do autor (no caso do editorial, do veículo de informação que representa).
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano