15406
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conhecendo o mundo das orações subordinadas adverbiais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre orações subordinadas adverbiais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Caroline Costa Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Conhecendo o mundo das orações subordinadas adverbiais.

Finalidade da aula: Reconhecer as orações subordinadas adverbiais nos textos lidos  a fim de incorporá-las em suas produções textuais.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe 

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF08LP11/EF08LP12

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos  consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.

Materiais necessários: Cópias do artigo Fonte: TOLEDO, Karina. Uso excessivo de jogos eletrônicos pela geração digital preocupa os pais. Estadão. 06 fev. 2011. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/noticias/geral,uso-excessivo-de-jogos-eletronicos-pela-geracao-digital-preocupa-pais-imp-,675835>. Antes de entregá-lo para a turma, você deve grifar todas as ocorrências de quando, onde, como, se, ainda, assim como, para, nunca. Se preferir, utilize outro texto que apresente uma série de orações subordinadas adverbiais.

Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário do artigo, bem como o uso das orações subordinadas adverbiais.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.


Código: LPO8_12ATS01

(EF08LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.

(EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas