15405
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisando e divulgando um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre revisão e divulgação colaborativa do verbete enciclopédico digital

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.

Tema
Apresente para os alunos, por meio do WhatsApp, o tema da aula: Revisando um verbete enciclopédico digital.

Introdução
Comece a aula conversando com a turma sobre a importância de revisar os textos produzidos. Pergunte se esse é um hábito deles e o porquê. Ouça as respostas numa conversa informal. Em seguida, informe que, para explorar um pouco mais essa questão, eles verão um vídeo-minuto que aborda a importância da revisão de um texto. Exiba o vídeo-minuto disponível aqui. Após a exibição, peça aos alunos que, de forma oral, comentem por qual razão, segundo o vídeo, é importante revisar um texto. Comente que, para produzir textos eficientes, revisá-lo é uma ação muito importante, pois só assim terão um texto claro e conciso, melhorando aspectos estruturais, temáticos e linguísticos.

Desenvolvimento
Peça à turma que se divida em grupos. Se você não estiver utilizando a sequência, a divisão será feita agora. Do contrário, eles seguirão com os grupos da aula 14. Encaminhe, pelo WhatsApp, a tabela de revisão textual de um verbete enciclopédico, disponível aqui. Peça aos alunos que abram o verbete criado por eles e realizem a revisão textual seguindo os itens de verificação propostos na tabela. Enquanto os alunos realizam as verificações, vá mediando o processo e despertando a atenção deles para possíveis itens que não estejam sendo percebidos. Caso você não esteja utilizando a sequência de planos, pode pedir aos alunos que entrem no site da Wikipédia, disponível aqui,  escolham um verbete de sua preferência e realizem a revisão textual dele usando a tabela proposta no item 2. À medida que os grupos forem terminando as revisões, peça que compartilhem com você pelo WhatsApp, no privado. Em seguida, proceda a leitura de cada verbete para constatar que todos os itens foram revisados adequadamente. Reoriente-os para novas modificações, se necessário. Posteriormente, peça que um grupo leia o texto do outro e faça contribuições construtivas, tendo como base os elementos verificados na tabela. Para isso, faça acordos com a turma. Sugira que os grupos tenham um grupo menor no WhatsApp, para a realização da atividade, e que, ao trocar com outro grupo o material para análise, encaminhem-no como anexo pelo mesmo canal.

Fechamento
Solicite que cada grupo faça circular o verbete enciclopédico digital produzido no ambiente escolar e fora dele. Por exemplo: compartilhando-os, por meio dos links de cada verbete, nas redes sociais individuais e da escola.

Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a apreciar e analisar os verbetes enciclopédicos criados pelos estudantes. É importante que os gêneros textuais circulem, sejam socializados.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_04SQA15

(EF89LP25) Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.

(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

(EF69LP37) Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas