Atividade para impressão - Tabela de revisão textual
Tabela de revisão textual
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários:
- Computadores ou celulares com internet.
- Entre Linhas. REVISÃO de Texto. Dica pro Escritor. VEDA 21. Disponível em:
- Tabela de revisão textual.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldades em aspectos gramaticais gerais (pontuação, concordância e etc).
Referências sobre o assunto:
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em:
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em:
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em:
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em:
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Tema
Apresente para os alunos, por meio do WhatsApp, o tema da aula: Revisando um verbete enciclopédico digital.
Introdução
Comece a aula conversando com a turma sobre a importância de revisar os textos produzidos. Pergunte se esse é um hábito deles e o porquê. Ouça as respostas numa conversa informal. Em seguida, informe que, para explorar um pouco mais essa questão, eles verão um vídeo-minuto que aborda a importância da revisão de um texto. Exiba o vídeo-minuto disponível aqui. Após a exibição, peça aos alunos que, de forma oral, comentem por qual razão, segundo o vídeo, é importante revisar um texto. Comente que, para produzir textos eficientes, revisá-lo é uma ação muito importante, pois só assim terão um texto claro e conciso, melhorando aspectos estruturais, temáticos e linguísticos.
Desenvolvimento
Peça à turma que se divida em grupos. Se você não estiver utilizando a sequência, a divisão será feita agora. Do contrário, eles seguirão com os grupos da aula 14. Encaminhe, pelo WhatsApp, a tabela de revisão textual de um verbete enciclopédico, disponível aqui. Peça aos alunos que abram o verbete criado por eles e realizem a revisão textual seguindo os itens de verificação propostos na tabela. Enquanto os alunos realizam as verificações, vá mediando o processo e despertando a atenção deles para possíveis itens que não estejam sendo percebidos. Caso você não esteja utilizando a sequência de planos, pode pedir aos alunos que entrem no site da Wikipédia, disponível aqui, escolham um verbete de sua preferência e realizem a revisão textual dele usando a tabela proposta no item 2. À medida que os grupos forem terminando as revisões, peça que compartilhem com você pelo WhatsApp, no privado. Em seguida, proceda a leitura de cada verbete para constatar que todos os itens foram revisados adequadamente. Reoriente-os para novas modificações, se necessário. Posteriormente, peça que um grupo leia o texto do outro e faça contribuições construtivas, tendo como base os elementos verificados na tabela. Para isso, faça acordos com a turma. Sugira que os grupos tenham um grupo menor no WhatsApp, para a realização da atividade, e que, ao trocar com outro grupo o material para análise, encaminhem-no como anexo pelo mesmo canal.
Fechamento
Solicite que cada grupo faça circular o verbete enciclopédico digital produzido no ambiente escolar e fora dele. Por exemplo: compartilhando-os, por meio dos links de cada verbete, nas redes sociais individuais e da escola.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a apreciar e analisar os verbetes enciclopédicos criados pelos estudantes. É importante que os gêneros textuais circulem, sejam socializados.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gleiciane Rocha
Mentor: Cristiane Dias
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Revisando e divulgando um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa
Finalidade da aula: Revisar um verbete enciclopédico digital, em times, observando elementos temáticos, linguísticos e composicionais, por meio da tabela de revisão, e compartilhá-los com outras turmas da escola e também em redes sociais.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia e vídeo-minuto
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição/ Estratégia de produção
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP36, EF69LP37, EF89LP25
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários:
- Computadores ou celulares com internet.
- Entre Linhas. REVISÃO de Texto. Dica pro Escritor. VEDA 21. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5z5PefFHavw>. Acesso em: 15 dez. 2018.
- Tabela de revisão textual.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldades em aspectos gramaticais gerais (pontuação, concordância e etc).
Referências sobre o assunto:
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018.
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: