Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários:
- Computadores ou celulares com internet.
- Entre Linhas. REVISÃO de Texto. Dica pro Escritor. VEDA 21. Disponível em:
- Tabela de revisão textual.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldades em aspectos gramaticais gerais (pontuação, concordância e etc).
Referências sobre o assunto:
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em:
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em:
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em:
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em:
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula para os alunos, oralmente, por meio da projeção do slide acima.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Comece a aula conversando com a turma sobre a importância de revisar os textos produzidos. Pergunte a eles se é esse um hábito deles e o porquê.
- Ouça as respostas numa conversa informal. Em seguida, informe que, para explorar um pouco mais essa questão, eles verão um vídeo-minuto que aborda a importância da revisão de um texto.
- Exiba o vídeo-minuto: Entre Linhas. REVISÃO de Texto. Dica pro Escritor. VEDA 21. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5z5PefFHavw>. Acesso em: 15 dez. 2018.
- Após a exibição, peça aos alunos que, de forma oral, comentem por qual razão, segundo o vídeo, é importante revisar um texto.
- Comente que para produzir textos eficientes, revisá-lo é uma ação muito importante, pois só assim terão um texto claro e conciso, melhorando aspectos estruturais, temáticos e linguísticos.
Materiais complementares:
Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Peça a turma que se divida em grupos. Se você não estiver utilizando a sequência, a divisão será feita agora. Do contrário, eles seguirão os grupos da aula 14.
- Entregue a tabela de revisão textual de um verbete enciclopédico. Para acessá-la, clique aqui.
- Peça aos alunos que abram o verbete criado por eles e realizem a revisão textual seguindo os itens de verificação propostos na tabela. Enquanto os alunos realizam as verificações, vá mediando o processo e despertando a atenção deles para possíveis itens que não estejam sendo percebidos.
- Caso você não esteja utilizando a sequência de planos, pode pedir aos alunos que entrem no site Wikipédia e escolham um verbete de preferência e realizem a revisão textual dele, usando a tabela proposta no item 2. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 16 dez. 2018.
- À medida em que os grupos forem terminando as revisões, proceda a leitura de cada verbete para constatar que todos os itens foram revisados adequadamente. E reoriente para novas modificações, se necessário. Caso dê tempo, peça que um grupo leia o texto do outro e faça contribuições construtivas, tendo como base os elementos verificados na tabela.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite que cada grupo faça o verbete enciclopédico digital produzido circular no ambiente escolar e fora dele. Por exemplo: compartilhando-os, por meio dos links de cada verbete, nas redes sociais individuais e da escola.