15404
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Enciclopédia: construindo verbete de forma colaborativa

Produzir um verbete enciclopédico digital, em times, de maneira colaborativa, considerando o contexto de produção e a construção composicional, para divulgar conhecimento.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários:
- Computadores ou celulares com internet.

- Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.

- Tabela de planejamento textual.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades com o uso da impessoalização, assim como editar na Wikipédia.

Referências sobre o assunto:

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2018.
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.

- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos, oralmente, por meio da projeção do slide acima.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre a função da escrita em nossas vidas.
  • Sugestão de perguntas: Em que situações vocês costumam escrever? Já pensou como seria a sua vida sem a escrita? Você escreve mais de forma manuscrita ou no computador/celular?
  • Conduza os alunos a perceberem, por meio de perguntas, que a escrita é uma prática social, ou seja, ela nos permite realizar diferentes tarefas na sociedade. Para isso, instigue-os a lembrarem de algumas práticas na vida deles em que a escrita é utilizada.
  • Leia o texto a seguir e peça aos alunos que, por meio da descrição dada, tentem adivinhar de que gênero textual se trata. Destaque que ele também é uma prática social de escrita e que usam muito no campo da pesquisa: Ele é impessoal, informativo e tem como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto. Utilizando linguagem objetiva e impessoal, traz informações que vão além das que estão num dicionário. Pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões. É uma palavra-chave e está presente nas enciclopédias.
  • Espera-se que os alunos percebam que se trata de um verbete de enciclopédia. Essa percepção será facilitada se você, professor, estiver utilizando a sequência de planos. Caso não esteja, a atividade será mais conceitual e, se eles não chegarem ao gênero, você precisará informá-los.
  • Pergunte aos alunos que tipo de verbete, atualmente, é mais consultado por eles: o impresso ou o digital? Provavelmente, os alunos dirão que é o digital, uma vez que eles estão inseridos num mundo tecnológico.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que chegou o momento de produzirem um verbete enciclopédico digital.
  • Caso, você esteja utilizando os planos em sequência, solicite aos alunos que peguem a tabela de planejamento textual preenchida na aula 13. Caso não esteja seguindo a sequência, solicite que preencham esta tabela. Com isso, o tempo da aula precisará ser aumentado.
  • Peça a turma que se divida em grupos. Se não estiver utilizando a sequência, a divisão será feita agora. Do contrário, eles seguirão os grupos da aula 13.
  • Solicite que, de posse da tabela de planejamento, acessem o site da Wikipédia, pelo computador ou celular, e comecem a produzir o verbete enciclopédico digital. Se o verbete escolhido já existir na Wikipédia, será apenas editado, com acréscimo de informações. Caso não, será criado. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 8 dez. 2018.
  • Compartilhe, previamente, o vídeo-minuto abaixo e peça aos alunos que criem uma conta na Wikipédia. Este vídeo orienta como criar um verbete na Wikipédia. Facilitará o trabalho os alunos já terem essa conta e já saberem utilizar a Wikipédia. Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.
  • Se não for possível o acesso à internet, computadores ou celulares, opte pela produção de verbetes enciclopédicos escritos no papel.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça a alguns grupos que socializem a experiência de não apenas consultar a Wikipédia, mas sim produzir um verbete utilizando-a. Assim como contem que verbete criaram e o porquê.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários:
- Computadores ou celulares com internet.

- Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.

- Tabela de planejamento textual.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades com o uso da impessoalização, assim como editar na Wikipédia.

Referências sobre o assunto:

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2018.
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.

- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos, oralmente, por meio da projeção do slide acima.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre a função da escrita em nossas vidas.
  • Sugestão de perguntas: Em que situações vocês costumam escrever? Já pensou como seria a sua vida sem a escrita? Você escreve mais de forma manuscrita ou no computador/celular?
  • Conduza os alunos a perceberem, por meio de perguntas, que a escrita é uma prática social, ou seja, ela nos permite realizar diferentes tarefas na sociedade. Para isso, instigue-os a lembrarem de algumas práticas na vida deles em que a escrita é utilizada.
  • Leia o texto a seguir e peça aos alunos que, por meio da descrição dada, tentem adivinhar de que gênero textual se trata. Destaque que ele também é uma prática social de escrita e que usam muito no campo da pesquisa: Ele é impessoal, informativo e tem como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto. Utilizando linguagem objetiva e impessoal, traz informações que vão além das que estão num dicionário. Pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões. É uma palavra-chave e está presente nas enciclopédias.
  • Espera-se que os alunos percebam que se trata de um verbete de enciclopédia. Essa percepção será facilitada se você, professor, estiver utilizando a sequência de planos. Caso não esteja, a atividade será mais conceitual e, se eles não chegarem ao gênero, você precisará informá-los.
  • Pergunte aos alunos que tipo de verbete, atualmente, é mais consultado por eles: o impresso ou o digital? Provavelmente, os alunos dirão que é o digital, uma vez que eles estão inseridos num mundo tecnológico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que chegou o momento de produzirem um verbete enciclopédico digital.
  • Caso, você esteja utilizando os planos em sequência, solicite aos alunos que peguem a tabela de planejamento textual preenchida na aula 13. Caso não esteja seguindo a sequência, solicite que preencham esta tabela. Com isso, o tempo da aula precisará ser aumentado.
  • Peça a turma que se divida em grupos. Se não estiver utilizando a sequência, a divisão será feita agora. Do contrário, eles seguirão os grupos da aula 13.
  • Solicite que, de posse da tabela de planejamento, acessem o site da Wikipédia, pelo computador ou celular, e comecem a produzir o verbete enciclopédico digital. Se o verbete escolhido já existir na Wikipédia, será apenas editado, com acréscimo de informações. Caso não, será criado. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 8 dez. 2018.
  • Compartilhe, previamente, o vídeo-minuto abaixo e peça aos alunos que criem uma conta na Wikipédia. Este vídeo orienta como criar um verbete na Wikipédia. Facilitará o trabalho os alunos já terem essa conta e já saberem utilizar a Wikipédia. Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.
  • Se não for possível o acesso à internet, computadores ou celulares, opte pela produção de verbetes enciclopédicos escritos no papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça a alguns grupos que socializem a experiência de não apenas consultar a Wikipédia, mas sim produzir um verbete utilizando-a. Assim como contem que verbete criaram e o porquê.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP37 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano