15404
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre produção coletiva de verbete enciclopédico digital

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários:
- Computadores ou celulares com internet.

- Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.

- Tabela de planejamento textual.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades com o uso da impessoalização, assim como editar na Wikipédia.

Referências sobre o assunto:

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2018.
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.

- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos, oralmente, por meio da projeção do slide acima.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre a função da escrita em nossas vidas.
  • Sugestão de perguntas: Em que situações vocês costumam escrever? Já pensou como seria a sua vida sem a escrita? Você escreve mais de forma manuscrita ou no computador/celular?
  • Conduza os alunos a perceberem, por meio de perguntas, que a escrita é uma prática social, ou seja, ela nos permite realizar diferentes tarefas na sociedade. Para isso, instigue-os a lembrarem de algumas práticas na vida deles em que a escrita é utilizada.
  • Leia o texto a seguir e peça aos alunos que, por meio da descrição dada, tentem adivinhar de que gênero textual se trata. Destaque que ele também é uma prática social de escrita e que usam muito no campo da pesquisa: Ele é impessoal, informativo e tem como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto. Utilizando linguagem objetiva e impessoal, traz informações que vão além das que estão num dicionário. Pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões. É uma palavra-chave e está presente nas enciclopédias.
  • Espera-se que os alunos percebam que se trata de um verbete de enciclopédia. Essa percepção será facilitada se você, professor, estiver utilizando a sequência de planos. Caso não esteja, a atividade será mais conceitual e, se eles não chegarem ao gênero, você precisará informá-los.
  • Pergunte aos alunos que tipo de verbete, atualmente, é mais consultado por eles: o impresso ou o digital? Provavelmente, os alunos dirão que é o digital, uma vez que eles estão inseridos num mundo tecnológico.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que chegou o momento de produzirem um verbete enciclopédico digital.
  • Caso, você esteja utilizando os planos em sequência, solicite aos alunos que peguem a tabela de planejamento textual preenchida na aula 13. Caso não esteja seguindo a sequência, solicite que preencham esta tabela. Com isso, o tempo da aula precisará ser aumentado.
  • Peça a turma que se divida em grupos. Se não estiver utilizando a sequência, a divisão será feita agora. Do contrário, eles seguirão os grupos da aula 13.
  • Solicite que, de posse da tabela de planejamento, acessem o site da Wikipédia, pelo computador ou celular, e comecem a produzir o verbete enciclopédico digital. Se o verbete escolhido já existir na Wikipédia, será apenas editado, com acréscimo de informações. Caso não, será criado. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 8 dez. 2018.
  • Compartilhe, previamente, o vídeo-minuto abaixo e peça aos alunos que criem uma conta na Wikipédia. Este vídeo orienta como criar um verbete na Wikipédia. Facilitará o trabalho os alunos já terem essa conta e já saberem utilizar a Wikipédia. Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.
  • Se não for possível o acesso à internet, computadores ou celulares, opte pela produção de verbetes enciclopédicos escritos no papel.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça a alguns grupos que socializem a experiência de não apenas consultar a Wikipédia, mas sim produzir um verbete utilizando-a. Assim como contem que verbete criaram e o porquê.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários:
- Computadores ou celulares com internet.

- Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.

- Tabela de planejamento textual.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades com o uso da impessoalização, assim como editar na Wikipédia.

Referências sobre o assunto:

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2018.
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.

- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos, oralmente, por meio da projeção do slide acima.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula conversando com os alunos sobre a função da escrita em nossas vidas.
  • Sugestão de perguntas: Em que situações vocês costumam escrever? Já pensou como seria a sua vida sem a escrita? Você escreve mais de forma manuscrita ou no computador/celular?
  • Conduza os alunos a perceberem, por meio de perguntas, que a escrita é uma prática social, ou seja, ela nos permite realizar diferentes tarefas na sociedade. Para isso, instigue-os a lembrarem de algumas práticas na vida deles em que a escrita é utilizada.
  • Leia o texto a seguir e peça aos alunos que, por meio da descrição dada, tentem adivinhar de que gênero textual se trata. Destaque que ele também é uma prática social de escrita e que usam muito no campo da pesquisa: Ele é impessoal, informativo e tem como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto. Utilizando linguagem objetiva e impessoal, traz informações que vão além das que estão num dicionário. Pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões. É uma palavra-chave e está presente nas enciclopédias.
  • Espera-se que os alunos percebam que se trata de um verbete de enciclopédia. Essa percepção será facilitada se você, professor, estiver utilizando a sequência de planos. Caso não esteja, a atividade será mais conceitual e, se eles não chegarem ao gênero, você precisará informá-los.
  • Pergunte aos alunos que tipo de verbete, atualmente, é mais consultado por eles: o impresso ou o digital? Provavelmente, os alunos dirão que é o digital, uma vez que eles estão inseridos num mundo tecnológico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que chegou o momento de produzirem um verbete enciclopédico digital.
  • Caso, você esteja utilizando os planos em sequência, solicite aos alunos que peguem a tabela de planejamento textual preenchida na aula 13. Caso não esteja seguindo a sequência, solicite que preencham esta tabela. Com isso, o tempo da aula precisará ser aumentado.
  • Peça a turma que se divida em grupos. Se não estiver utilizando a sequência, a divisão será feita agora. Do contrário, eles seguirão os grupos da aula 13.
  • Solicite que, de posse da tabela de planejamento, acessem o site da Wikipédia, pelo computador ou celular, e comecem a produzir o verbete enciclopédico digital. Se o verbete escolhido já existir na Wikipédia, será apenas editado, com acréscimo de informações. Caso não, será criado. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 8 dez. 2018.
  • Compartilhe, previamente, o vídeo-minuto abaixo e peça aos alunos que criem uma conta na Wikipédia. Este vídeo orienta como criar um verbete na Wikipédia. Facilitará o trabalho os alunos já terem essa conta e já saberem utilizar a Wikipédia. Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.
  • Se não for possível o acesso à internet, computadores ou celulares, opte pela produção de verbetes enciclopédicos escritos no papel.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça a alguns grupos que socializem a experiência de não apenas consultar a Wikipédia, mas sim produzir um verbete utilizando-a. Assim como contem que verbete criaram e o porquê.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP37 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano