15403
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre planejamento coletivo de verbete enciclopédico

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários:
Computador ou celular; acesso a Internet; Tabela avaliativa de planejamento textual.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Pode ser que os alunos não tenham conhecimento do funcionamento de uma enciclopédia digital colaborativa.

Referências sobre o assunto:

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2018.
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.

- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Comece a aula conversando com a turma sobre a importância do planejamento em áreas da vida, perguntando em que situações eles costumam planejar as suas ações antes de executá-las. Se não conseguirem perceber, cite exemplos que os instiguem a pensar: em viagens? Para trabalhos escolares? Para ir a uma festa?
  • Assim como foi observado por meio da conversa acima sobre a importância de planejar as ações, questione se eles já pararam para pensar na importância de planejar seus textos antes de escrever. Após ouvir se eles já pensaram ou não sobre isso, questione qual é a importância do planejamento textual.
  • Comente que para produzir textos eficientes, planejá-lo é uma ação muito importante, pois só assim, chega-se ao objetivo proposto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade de alunos e de computadores ou celulares, assim como segundo as habilidades com informática. Tome cuidado para que cada grupo tenha algum aluno que conheça um pouco de produção de texto digital colaborativo como a wikipédia. Se não for possível, não se preocupe, pois na aula de produção de verbete digital será sugerido um material complementar sobre esse assunto. O material será apresentado somente na próxima aula da sequência, pois esta aula é dedicada somente ao planejamento e não à produção textual.
  • Peça aos alunos para planejarem a produção escrita do verbete de enciclopédia digital, preenchendo a tabela.
  • Em seguida, peça que vejam vídeos-minutos sobre o tema escolhido, com o objetivo de ampliar o repertório temático.

Materiais complementares:

Tabela para impressão.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça a alguns alunos que socializem, oralmente, como foi a experiência de planejar a produção de um texto e em que eles esperam que isso facilite a produção do verbete enciclopédico digital.
  • Espera-se que os alunos percebam que após o planejamento, por meio do preenchimento da tabela, tornar-se-á mais fácil a atividade de produção, pois eles terão em mãos todas as informações necessárias para escrever o texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários:
Computador ou celular; acesso a Internet; Tabela avaliativa de planejamento textual.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Pode ser que os alunos não tenham conhecimento do funcionamento de uma enciclopédia digital colaborativa.

Referências sobre o assunto:

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2018.
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.

- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Comece a aula conversando com a turma sobre a importância do planejamento em áreas da vida, perguntando em que situações eles costumam planejar as suas ações antes de executá-las. Se não conseguirem perceber, cite exemplos que os instiguem a pensar: em viagens? Para trabalhos escolares? Para ir a uma festa?
  • Assim como foi observado por meio da conversa acima sobre a importância de planejar as ações, questione se eles já pararam para pensar na importância de planejar seus textos antes de escrever. Após ouvir se eles já pensaram ou não sobre isso, questione qual é a importância do planejamento textual.
  • Comente que para produzir textos eficientes, planejá-lo é uma ação muito importante, pois só assim, chega-se ao objetivo proposto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade de alunos e de computadores ou celulares, assim como segundo as habilidades com informática. Tome cuidado para que cada grupo tenha algum aluno que conheça um pouco de produção de texto digital colaborativo como a wikipédia. Se não for possível, não se preocupe, pois na aula de produção de verbete digital será sugerido um material complementar sobre esse assunto. O material será apresentado somente na próxima aula da sequência, pois esta aula é dedicada somente ao planejamento e não à produção textual.
  • Peça aos alunos para planejarem a produção escrita do verbete de enciclopédia digital, preenchendo a tabela.
  • Em seguida, peça que vejam vídeos-minutos sobre o tema escolhido, com o objetivo de ampliar o repertório temático.

Materiais complementares:

Tabela para impressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça a alguns alunos que socializem, oralmente, como foi a experiência de planejar a produção de um texto e em que eles esperam que isso facilite a produção do verbete enciclopédico digital.
  • Espera-se que os alunos percebam que após o planejamento, por meio do preenchimento da tabela, tornar-se-á mais fácil a atividade de produção, pois eles terão em mãos todas as informações necessárias para escrever o texto.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano