Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários:
Computador ou celular; acesso a Internet; Tabela avaliativa de planejamento textual.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Pode ser que os alunos não tenham conhecimento do funcionamento de uma enciclopédia digital colaborativa.
Referências sobre o assunto:
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em:
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em:
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em:
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em:
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Comece a aula conversando com a turma sobre a importância do planejamento em áreas da vida, perguntando em que situações eles costumam planejar as suas ações antes de executá-las. Se não conseguirem perceber, cite exemplos que os instiguem a pensar: em viagens? Para trabalhos escolares? Para ir a uma festa?
- Assim como foi observado por meio da conversa acima sobre a importância de planejar as ações, questione se eles já pararam para pensar na importância de planejar seus textos antes de escrever. Após ouvir se eles já pensaram ou não sobre isso, questione qual é a importância do planejamento textual.
- Comente que para produzir textos eficientes, planejá-lo é uma ação muito importante, pois só assim, chega-se ao objetivo proposto.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Divida a turma em grupos, de acordo com a quantidade de alunos e de computadores ou celulares, assim como segundo as habilidades com informática. Tome cuidado para que cada grupo tenha algum aluno que conheça um pouco de produção de texto digital colaborativo como a wikipédia. Se não for possível, não se preocupe, pois na aula de produção de verbete digital será sugerido um material complementar sobre esse assunto. O material será apresentado somente na próxima aula da sequência, pois esta aula é dedicada somente ao planejamento e não à produção textual.
- Peça aos alunos para planejarem a produção escrita do verbete de enciclopédia digital, preenchendo a tabela.
- Em seguida, peça que vejam vídeos-minutos sobre o tema escolhido, com o objetivo de ampliar o repertório temático.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça a alguns alunos que socializem, oralmente, como foi a experiência de planejar a produção de um texto e em que eles esperam que isso facilite a produção do verbete enciclopédico digital.
- Espera-se que os alunos percebam que após o planejamento, por meio do preenchimento da tabela, tornar-se-á mais fácil a atividade de produção, pois eles terão em mãos todas as informações necessárias para escrever o texto.