Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Azevedo
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Planejamento da escrita de Reportagem de divulgação científica
Finalidade da aula: Planejar a escrita do gênero Reportagem de divulgação científica considerando seus elementos constituintes, as condições de produção a fim de produzir um texto coeso e coerente.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica. Estratégias de escrita.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35
Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Código: LPO7_10SQA13
(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes