10103
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problemas sem números! Como assim?

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Resolver problemas de lógica a partir de estratégias metodológicas e comunicar essa resolução por meio de argumentação matemática.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_26RDP01

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções, Sistematização e Encerramento

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma os slides presentes nesta atividade e discuta com os alunos as reflexões apresentadas para solução do problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas reflexões, questionamentos e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o slides presentes nesta etapa do plano de aula e solicite que tentem resolver o problema. Você pode encontrar o documento com a atividade aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CuttUpEBhPrfgXT76q78x3dXHSzX9NGCPRHEwNfRQYN65fwkwcjzNu7ahxwd/ativprinc-mat5-rdp01.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas resoluções/explicações em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), nesse momento de aulas remotas, talvez, não seja a melhor estratégia deixar a interpretação da “Discussão das soluções” para os alunos. Portanto, caso considere viável compartilhar com os estudantes os slides, considere realizar a explicação de cada etapa. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo explicando as soluções e nele apresente os slides. Os slides presentes nesta etapa da aula, se compartilhados sem explicação, podem confundir os alunos visto que eles podem ter utilizado diferentes estratégias. Você pode pedir que os alunos gravem vídeos explicando uma suas soluções. Para instigar a resolução de problemas de lógica você pode sugerir que os alunos visitem o site Racha Cuca e joguem problemas que trabalhem o raciocínio lógico, segue o link: https://rachacuca.com.br/logica/problemas/

Sistematização e Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos respondam às perguntas “O que são problemas de lógica? Quais estratégias podem ser utilizadas para resolvê-los?”. Eles podem compartilhar suas respostas através de áudios ou texto. Caso considere viável compartilhe com a turma o slide presente nestas etapas do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre problemas de lógica. Sugira que os alunos mostrem a seus familiares o problema proposto no Raio X e que eles compartilhem suas estratégias para resolvê-lo. Você pode sugerir que os estudantes apresentem os problemas presentes em https://www.mundosimples.com.br/quiz-exercicios-logica-matematica-volume1.htm aos seus familiares e que eles tentem refletir e resolvê-los juntos.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_26RDP01

(EF05MA00) Essa não é uma habilidade da base, mas trabalha múltiplas habilidades a partir da resolução de problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano:

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas