Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Código da habilidade da BNCC - Texto da habilidade da BNCC
Objetivo específico
- Resolver problemas de lógica a partir de estratégias metodológicas e comunicar essa resolução por meio de argumentação matemática.
Conceito-chave
Lógica matemática.
Recursos necessários
Lápis, papel, borracha, materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula
Raciocínio lógico, lógica matemática, lógica dedutiva, afirmativas
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Mostrar à turma o que se espera alcançar ao fim desta aula.
Orientação: Professor, para a atividade principal são reservados 20 minutos da aula e para o painel de soluções são 30 minutos. Caso o tempo gasto na atividade principal e painel de soluções seja suficiente, ou qualquer outro momento que julgue necessário, segue uma lista de atividades complementares com problemas de lógica para resolução.
No guia de intervenção, você pode verificar quais dificuldades o aluno pode apresentar durante o processo de resolução do problema e no desenvolvimento de suas estratégias e verificar com quais as ações que você pode intervir neste processo de aprendizagem.
Aquecimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Apresentar a ideia que existem problemas de matemática que não utilizam números , e que tais problemas recebem o nome de problemas de lógica.
Orientação: Faça com que este seja um momento de curiosidade e de informação para os alunos. Você pode complementar que em várias situações do nosso dia a dia nos deparamos com problemas desse tipo.
Discuta com a turma: Neste momento professor, procure buscar informações junto à sua turma, sobre qual a familiaridade deles com esse tipo de problema. Relate aos seus alunos que problemas de lógica, são problemas mais elaborados e que utilizam de afirmações para orientar a sua resolução e que a partir dessas afirmações vamos fazendo deduções lógicas para chegar ao resultado que pretendemos. Seria interessante fazer algumas perguntas com a intenção de investigar e fazer um breve diagnóstico da sua turma sobre esse assunto.
- Vocês já resolveram problemas desse tipo?
- Qual a diferença entre esse tipo de problema e os que geralmente resolvemos nas aulas de matemática?
- Se já resolveram, tiveram dificuldades para achar a resposta ou não apresentaram dúvidas?
Aquecimento (Slides 4 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Professor, divida a turma em duplas para a resolução desta atividade e esteja sempre por perto dos alunos neste primeiro momento e estimule sempre a discussão entre os membros das duplas. Esta atividade poderá ser apresentada no quadro, por projeção ou impressa.
Propósito: Discutir as possíveis soluções propostas pelos alunos.
Aquecimento (Slides 4 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Iniciar as discussões sobre a resolução do problema.
Orientações: Este é um plano conceitual, onde a abordagem aqui feita se refere a resolução de problemas de lógica dedutiva. Antes de iniciar as discussões relacionadas às estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução do problema, promova uma discussão sobre a opinião dos alunos, quando viram esse tipo de problema.
Discuta com a turma: Este momento se direciona a ouvir as expectativas dos alunos quanto a resolução do problema. Não se trata das discussões das estratégias que serão apresentadas. Segue abaixo algumas perguntas para este momento.
- Como foi iniciar a resolução deste problema?
- Foi da mesma maneira de um problema que tem números?
- O que se assemelha? O que difere?
- Houve dificuldades na resolução? Quais?
Aquecimento (Slides 4 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor, antes de apresentar as resoluções, é interessante que os alunos apresentem suas estratégias e o pensamento utilizado por eles, para chegarem a resposta final. É muito importante a valorização deste momento. Se durante as discussões os alunos apresentarem soluções idênticas a dos slides, não é necessária a apresentação destes slides.
Propósito: Discutir as soluções apresentadas pelos alunos, destacando as estratégias utilizadas por eles.
Aquecimento (Slides 4 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.
Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.
Aquecimento (Slides 4 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.
Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.
Aquecimento (Slides 4 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.
Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.
Aquecimento (Slides 4 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.
Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.
Aquecimento (Slides 4 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.
Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos. Esta atividade poderá ser escrita no quadro, projetada ou impressa e distribuída aos alunos. O próximo passo é que cada um faça a sua leitura e comece a buscar suas soluções para este problema individualmente. Depois organize a turma em duplas ou trios para que juntos discutam sobre as estratégias traçadas por eles para a resolução do problema.
Propósito: Pensar em estratégias para resolver um problema de lógica dedutiva.
Painel de Soluções (Slide 13 a 16)
Tempo sugerido: 30 minutos
Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.
Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.
Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.
- Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
- O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
- Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?
Painel de Soluções (Slides 13 a 16)
Tempo sugerido: 30 minutos
Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.
Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.
Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.
- Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
- O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
- Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?
Painel de Soluções (Slides 13 a 16)
Tempo sugerido: 30 minutos
Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.
Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.
Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.
- Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
- O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
- Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?
Painel de Soluções (Slides 13 a 16)
Tempo sugerido: 30 minutos
Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.
Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.
Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.
- Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
- O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
- Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Mencionar novamente a forma com que cada grupo se organizou para resolver as atividades propostas, as estratégias utilizadas por eles na resolução de todas as questões e a importância das discussões na apresentação dos resultados.
Propósito: Discutir o conceito apresentado na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Discutir os conceitos estudados na aula.
Orientação: Encerre a aula, citando as diversas possibilidades de resolução que esses problemas apresentam e que a uma das maneiras de resolver problemas desse tipo é através da leitura das afirmações, onde identificamos as que podem ser sinalizadas imediatamente nos esquemas utilizados, e depois se necessária voltarmos naquelas que ainda não foram marcadas, por apresentarem informações que dependiam de outras afirmativas, permitindo assim, determinar a solução do problema proposto.
Raio X
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a resolução de problemas por meio da lógica dedutiva.
Orientações: Apresente este problema aos alunos e peça que pensem nas maneiras que podem obter a resolução. Professor, você pode apresentar este problema no quadro, por meio da projeção ou pode providenciar cópias para os alunos. Esta atividade de Raio X servirá para avaliar as aprendizagens dos alunos e verificar se compreenderam a maneira de resolver problemas que utilizam a lógica dedutiva. É de fundamental importância a sua atenção neste momento, para que possa fazer suas intervenções.
Discuta com a turma:
- Vocês já resolveram algum problema semelhante a esse hoje?
- Existe uma maneira única de resolver todos esses problemas?
- A forma de resolver este problema e os outros que já foram resolvidos são parecidas? Quais as semelhanças?
- Qual foi o procedimento que você utilizou para começar a resolver este problema?