10103
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Problemas sem números! Como assim?

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Resolver problemas de lógica a partir de estratégias metodológicas e comunicar essa resolução por meio de argumentação matemática.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wasley Antonio Ronchetti

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

Código da habilidade da BNCC - Texto da habilidade da BNCC

Objetivo específico

  • Resolver problemas de lógica a partir de estratégias metodológicas e comunicar essa resolução por meio de argumentação matemática.



Conceito-chave

Lógica matemática.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula

Raciocínio lógico, lógica matemática, lógica dedutiva, afirmativas


Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Mostrar à turma o que se espera alcançar ao fim desta aula.

Orientação: Professor, para a atividade principal são reservados 20 minutos da aula e para o painel de soluções são 30 minutos. Caso o tempo gasto na atividade principal e painel de soluções seja suficiente, ou qualquer outro momento que julgue necessário, segue uma lista de atividades complementares com problemas de lógica para resolução.

No guia de intervenção, você pode verificar quais dificuldades o aluno pode apresentar durante o processo de resolução do problema e no desenvolvimento de suas estratégias e verificar com quais as ações que você pode intervir neste processo de aprendizagem.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Apresentar a ideia que existem problemas de matemática que não utilizam números , e que tais problemas recebem o nome de problemas de lógica.

Orientação: Faça com que este seja um momento de curiosidade e de informação para os alunos. Você pode complementar que em várias situações do nosso dia a dia nos deparamos com problemas desse tipo.

Discuta com a turma: Neste momento professor, procure buscar informações junto à sua turma, sobre qual a familiaridade deles com esse tipo de problema. Relate aos seus alunos que problemas de lógica, são problemas mais elaborados e que utilizam de afirmações para orientar a sua resolução e que a partir dessas afirmações vamos fazendo deduções lógicas para chegar ao resultado que pretendemos. Seria interessante fazer algumas perguntas com a intenção de investigar e fazer um breve diagnóstico da sua turma sobre esse assunto.

  • Vocês já resolveram problemas desse tipo?
  • Qual a diferença entre esse tipo de problema e os que geralmente resolvemos nas aulas de matemática?
  • Se já resolveram, tiveram dificuldades para achar a resposta ou não apresentaram dúvidas?

Aquecimento (Slides 4 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, divida a turma em duplas para a resolução desta atividade e esteja sempre por perto dos alunos neste primeiro momento e estimule sempre a discussão entre os membros das duplas. Esta atividade poderá ser apresentada no quadro, por projeção ou impressa.

Propósito: Discutir as possíveis soluções propostas pelos alunos.

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Aquecimento (Slides 4 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Iniciar as discussões sobre a resolução do problema.

Orientações: Este é um plano conceitual, onde a abordagem aqui feita se refere a resolução de problemas de lógica dedutiva. Antes de iniciar as discussões relacionadas às estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução do problema, promova uma discussão sobre a opinião dos alunos, quando viram esse tipo de problema.

Discuta com a turma: Este momento se direciona a ouvir as expectativas dos alunos quanto a resolução do problema. Não se trata das discussões das estratégias que serão apresentadas. Segue abaixo algumas perguntas para este momento.

  • Como foi iniciar a resolução deste problema?
  • Foi da mesma maneira de um problema que tem números?
  • O que se assemelha? O que difere?
  • Houve dificuldades na resolução? Quais?

Aquecimento (Slides 4 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, antes de apresentar as resoluções, é interessante que os alunos apresentem suas estratégias e o pensamento utilizado por eles, para chegarem a resposta final. É muito importante a valorização deste momento. Se durante as discussões os alunos apresentarem soluções idênticas a dos slides, não é necessária a apresentação destes slides.

Propósito: Discutir as soluções apresentadas pelos alunos, destacando as estratégias utilizadas por eles.

Aquecimento (Slides 4 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Aquecimento (Slides 4 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Aquecimento (Slides 4 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Aquecimento (Slides 4 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Aquecimento (Slides 4 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos. Esta atividade poderá ser escrita no quadro, projetada ou impressa e distribuída aos alunos. O próximo passo é que cada um faça a sua leitura e comece a buscar suas soluções para este problema individualmente. Depois organize a turma em duplas ou trios para que juntos discutam sobre as estratégias traçadas por eles para a resolução do problema.

Propósito: Pensar em estratégias para resolver um problema de lógica dedutiva.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Painel de Soluções (Slide 13 a 16) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.

Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.

Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.

  • Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
  • O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
  • Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?

Painel de Soluções (Slides 13 a 16) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.

Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.

Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.

  • Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
  • O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
  • Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?

Painel de Soluções (Slides 13 a 16) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.

Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.

Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.

  • Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
  • O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
  • Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?

Painel de Soluções (Slides 13 a 16) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.

Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.

Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.

  • Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
  • O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
  • Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Mencionar novamente a forma com que cada grupo se organizou para resolver as atividades propostas, as estratégias utilizadas por eles na resolução de todas as questões e a importância das discussões na apresentação dos resultados.

Propósito: Discutir o conceito apresentado na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Discutir os conceitos estudados na aula.

Orientação: Encerre a aula, citando as diversas possibilidades de resolução que esses problemas apresentam e que a uma das maneiras de resolver problemas desse tipo é através da leitura das afirmações, onde identificamos as que podem ser sinalizadas imediatamente nos esquemas utilizados, e depois se necessária voltarmos naquelas que ainda não foram marcadas, por apresentarem informações que dependiam de outras afirmativas, permitindo assim, determinar a solução do problema proposto.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a resolução de problemas por meio da lógica dedutiva.

Orientações: Apresente este problema aos alunos e peça que pensem nas maneiras que podem obter a resolução. Professor, você pode apresentar este problema no quadro, por meio da projeção ou pode providenciar cópias para os alunos. Esta atividade de Raio X servirá para avaliar as aprendizagens dos alunos e verificar se compreenderam a maneira de resolver problemas que utilizam a lógica dedutiva. É de fundamental importância a sua atenção neste momento, para que possa fazer suas intervenções.

Discuta com a turma:

  • Vocês já resolveram algum problema semelhante a esse hoje?
  • Existe uma maneira única de resolver todos esses problemas?
  • A forma de resolver este problema e os outros que já foram resolvidos são parecidas? Quais as semelhanças?
  • Qual foi o procedimento que você utilizou para começar a resolver este problema?

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Mostrar à turma o que se espera alcançar ao fim desta aula.

Orientação: Professor, para a atividade principal são reservados 20 minutos da aula e para o painel de soluções são 30 minutos. Caso o tempo gasto na atividade principal e painel de soluções seja suficiente, ou qualquer outro momento que julgue necessário, segue uma lista de atividades complementares com problemas de lógica para resolução.

No guia de intervenção, você pode verificar quais dificuldades o aluno pode apresentar durante o processo de resolução do problema e no desenvolvimento de suas estratégias e verificar com quais as ações que você pode intervir neste processo de aprendizagem.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Wasley Antonio Ronchetti

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

Código da habilidade da BNCC - Texto da habilidade da BNCC

Objetivo específico

  • Resolver problemas de lógica a partir de estratégias metodológicas e comunicar essa resolução por meio de argumentação matemática.



Conceito-chave

Lógica matemática.

Recursos necessários

Lápis, papel, borracha, materiais impressos

Vocabulário que será aprendido nesta aula

Raciocínio lógico, lógica matemática, lógica dedutiva, afirmativas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Apresentar a ideia que existem problemas de matemática que não utilizam números , e que tais problemas recebem o nome de problemas de lógica.

Orientação: Faça com que este seja um momento de curiosidade e de informação para os alunos. Você pode complementar que em várias situações do nosso dia a dia nos deparamos com problemas desse tipo.

Discuta com a turma: Neste momento professor, procure buscar informações junto à sua turma, sobre qual a familiaridade deles com esse tipo de problema. Relate aos seus alunos que problemas de lógica, são problemas mais elaborados e que utilizam de afirmações para orientar a sua resolução e que a partir dessas afirmações vamos fazendo deduções lógicas para chegar ao resultado que pretendemos. Seria interessante fazer algumas perguntas com a intenção de investigar e fazer um breve diagnóstico da sua turma sobre esse assunto.

  • Vocês já resolveram problemas desse tipo?
  • Qual a diferença entre esse tipo de problema e os que geralmente resolvemos nas aulas de matemática?
  • Se já resolveram, tiveram dificuldades para achar a resposta ou não apresentaram dúvidas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Professor, divida a turma em duplas para a resolução desta atividade e esteja sempre por perto dos alunos neste primeiro momento e estimule sempre a discussão entre os membros das duplas. Esta atividade poderá ser apresentada no quadro, por projeção ou impressa.

Propósito: Discutir as possíveis soluções propostas pelos alunos.

Atividade de Aquecimento

Resolução da Atividade de Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Iniciar as discussões sobre a resolução do problema.

Orientações: Este é um plano conceitual, onde a abordagem aqui feita se refere a resolução de problemas de lógica dedutiva. Antes de iniciar as discussões relacionadas às estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução do problema, promova uma discussão sobre a opinião dos alunos, quando viram esse tipo de problema.

Discuta com a turma: Este momento se direciona a ouvir as expectativas dos alunos quanto a resolução do problema. Não se trata das discussões das estratégias que serão apresentadas. Segue abaixo algumas perguntas para este momento.

  • Como foi iniciar a resolução deste problema?
  • Foi da mesma maneira de um problema que tem números?
  • O que se assemelha? O que difere?
  • Houve dificuldades na resolução? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, antes de apresentar as resoluções, é interessante que os alunos apresentem suas estratégias e o pensamento utilizado por eles, para chegarem a resposta final. É muito importante a valorização deste momento. Se durante as discussões os alunos apresentarem soluções idênticas a dos slides, não é necessária a apresentação destes slides.

Propósito: Discutir as soluções apresentadas pelos alunos, destacando as estratégias utilizadas por eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A resolução proposta deverá ser apresentada depois que os alunos discutirem suas suas resoluções.

Propósito: Discutir as soluções do problema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Faça a leitura da atividade juntamente com os alunos. Esta atividade poderá ser escrita no quadro, projetada ou impressa e distribuída aos alunos. O próximo passo é que cada um faça a sua leitura e comece a buscar suas soluções para este problema individualmente. Depois organize a turma em duplas ou trios para que juntos discutam sobre as estratégias traçadas por eles para a resolução do problema.

Propósito: Pensar em estratégias para resolver um problema de lógica dedutiva.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.

Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.

Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.

  • Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
  • O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
  • Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.

Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.

Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.

  • Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
  • O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
  • Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.

Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.

Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.

  • Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
  • O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
  • Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Propósito: Apresentação das estratégias utilizadas para resolver um problema de lógica dedutiva.

Orientações: Professor, antes de mostrar o painel de soluções, é interessante que os alunos apresentem as estratégias de solução deles. Permita que exponham seus pensamentos e suas resoluções. Se possível peça que demonstrem no quadro (essa exposição deve ser realizada em grupo, uma vez que individualmente tomaria muito tempo) as estratégias, os esquemas ou gráficos que utilizaram na resolução.

Discuta com a turma: Durante a exposição das estratégias dos alunos, promova discussões com eles. Realize algumas perguntas e caso algum aluno queira falar, faça essas mediações entre a turma. Abaixo estão algumas perguntas que servirão para realizar as discussões com os alunos.

  • Vocês sentiram alguma dificuldade em resolver este problema? Quais?
  • O que mais chamou sua atenção na resolução deste problema?
  • Como você explicaria sobre a diferença entre resolver um problema de matemática que apresenta números e um problema de matemática como este que você acabou de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Mencionar novamente a forma com que cada grupo se organizou para resolver as atividades propostas, as estratégias utilizadas por eles na resolução de todas as questões e a importância das discussões na apresentação dos resultados.

Propósito: Discutir o conceito apresentado na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Discutir os conceitos estudados na aula.

Orientação: Encerre a aula, citando as diversas possibilidades de resolução que esses problemas apresentam e que a uma das maneiras de resolver problemas desse tipo é através da leitura das afirmações, onde identificamos as que podem ser sinalizadas imediatamente nos esquemas utilizados, e depois se necessária voltarmos naquelas que ainda não foram marcadas, por apresentarem informações que dependiam de outras afirmativas, permitindo assim, determinar a solução do problema proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a resolução de problemas por meio da lógica dedutiva.

Orientações: Apresente este problema aos alunos e peça que pensem nas maneiras que podem obter a resolução. Professor, você pode apresentar este problema no quadro, por meio da projeção ou pode providenciar cópias para os alunos. Esta atividade de Raio X servirá para avaliar as aprendizagens dos alunos e verificar se compreenderam a maneira de resolver problemas que utilizam a lógica dedutiva. É de fundamental importância a sua atenção neste momento, para que possa fazer suas intervenções.

Discuta com a turma:

  • Vocês já resolveram algum problema semelhante a esse hoje?
  • Existe uma maneira única de resolver todos esses problemas?
  • A forma de resolver este problema e os outros que já foram resolvidos são parecidas? Quais as semelhanças?
  • Qual foi o procedimento que você utilizou para começar a resolver este problema?

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas os alunos aprendem a resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos com uma, nenhuma, várias ou infinitas soluções.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano